O senador Humberto Costa (PT-PE) disse que a vitória de Donald Trump nos Estados Unidos é um “sinal de alerta” para a esquerda no Brasil. Segundo o petista, a vitória do republicano mostra que a hipótese do presidente Luiz Inácio Lula da Silva perder as eleições em 2026, caso concorra, não é impossível. O parlamentar deu a declaração ao portal Metrópoles.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
“Obviamente que o resultado lá [nos Estados Unidos] tem que deixar para todos nós um sinal de alerta”, afirmou o congressista nordestino. “Não que nós estejamos preocupados que Lula vá perder a eleição. Eu acho que isso aí seria uma avaliação muito precipitada e fora daquilo que nós estamos assistindo. Mas, sem dúvida, nós temos que nos preocupar que não é uma hipótese inteiramente descartada.”
O petista afirmou que até um tempo atrás, Donald Trump era um “acidente na história da política”. Apesar disso, o republicano conseguiu voltar ao Executivo norte-americano depois de ficar quatro anos longe da Casa Branca.
“Com a vitória que ele teve, com o poder do qual ele desfruta, porque ele vai ter a maioria na Câmara, a maioria no Senado, já tem a maioria dos integrantes da Suprema Corte”, lamentou o petista. “Então, todas as condições para fazer o governo que ele queira, como queira, ele tem hoje.”
De acordo com o senador, o Brasil pode ter a mesma experiência com uma possível volta do ex-presidente Jair Bolsonaro. Ou então, com alguma figura representante do espectro da direita.
Senador diz que governo Lula precisa reavaliar a comunicação com a população
O governo Lula pretende fazer alterações no Ministério da Esplanada em fevereiro de 2025. Nessa época, a Câmara dos Deputados e o Senado estarão em momento de transição na presidência. Para Humberto Costa, as alterações precisam passar pelo governo, que, segundo, não tem conseguido se comunicar com a população.
“Me parece que é um consenso que nós precisamos, e aí não é um problema do governo só, é um problema do partido também, nós precisamos nos comunicar melhor com a sociedade”, afirmou Costa. “E esse é um bom governo. No entanto, a população ou uma parte expressiva da população não consegue sentir isso.”
Dessa forma, Costa fez crítica a um colega de dentro do PT. Afinal, a Secretaria de Comunicação da Presidência da República está sob controle do ministro-chefe Paulo Pimenta.
Ele não consegue enxergar que absolutamente não é problema de comunicação. É apenas a realidade batendo à porta: o pinguço está velho demais e decadente demais para encarar outra campanha eleitoral como protagonista; o povo que sustenta os governantes dos três poderes já não acredita e nem aguenta mais ser sugado e receber em troco propostas irreais, populistas e deboche.
Fora Lula.
Agora a culpa é do Trump. Boa saída.
A reeleição de Lula já era inviável, mesmo sem Trump.
Um presidente que não pode sair às ruas, nem com fraude se reelege.
Alguém precisa contar pra esse senador Sanguessuga que foi o povo, votando livremente , quem deu essa vitoria ao presidente Trump, entao o presidente, o Senado e o Congresso estarão simplesmente satisfazendo a vontade da imensa msioria da população, que os elegeu! Mas essa caterva petista nao consegue entender esse conceito!
Exato!
Fora lula JÁ!!!
Todos elesdo PT já sabem.
Agora, é pilhar o máximo que puderem para no fim, pular do barco em chamas como RATOS.
Se fossem aqui as “mágicas urnas do magnânimo OvO” o Luladrão jamais estaria onde está…
se não fossem*
A batata está assando
A batata está assando
A ficha está caindo