O general Tomás Paiva, comandante do Exército brasileiro, deve visitar a China em junho deste ano. De acordo com a CNN Brasil, o objetivo é fortalecer os laços militares com o país asiático.
Durante sua estadia, o militar tem encontros agendados com o líder do Exército chinês, além de outras reuniões planejadas. Conforme a assessoria do Exército, o foco das discussões será o intercâmbio de informações na esfera cibernética. Há ainda o interesse do Brasil em adquirir munição pesada e blindados chineses.
+ Leia notícias de Política em Oeste
Essa visita insere-se no contexto da aproximação dos membros do Brics, bloco econômico que, além de Brasil, Rússia, Índia e África do Sul, expandiu-se em 2024 para incluir Egito, Etiópia, Irã, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos.
A aproximação com a China acontece depois de o comandante Tomás Paiva ter viajado à Índia no ano anterior. À época, o Exército brasileiro mostrou interesse em um sistema de artilharia antiaéreo de média altura, uma colaboração indiano-israelense.
Comandante do Exército também irá à África do Sul
O general Tomás Paiva também planeja uma futura visita à África do Sul, enquanto a Rússia não está contemplada nas viagens do comandante por causa do conflito em curso com a Ucrânia.
A viagem ao território chinês será realizada logo depois do anúncio do Exército brasileiro sobre a aquisição de 36 veículos blindados de combate obuseiros — um investimento que se aproxima de R$ 1 bilhão.
A fabricante chinesa Norinco estava entre os finalistas da licitação, mas o contrato foi concedido à Elbit Systems, de Israel. Esse grupo foi responsável pelo desenvolvimento do sistema Atmos, que recebeu a maior pontuação do Comando Logístico do Exército e é considerado o melhor do mundo na sua categoria.
Relação da caserna com a China é antiga
Desde o início do governo Luiz Inácio Lula da Silva, o Exército brasileiro busca ampliar os negócios com os chineses.
Em julho de 2023, por exemplo, o Escritório de Projetos Especiais do Exército passou a discutir uma parceria com a China para produzir equipamentos bélicos no país.
Entre as prioridades estão mísseis antiaéreos, artilharia sobre rodas, sistemas de radiocomunicação definidos por software, aeronaves remotamente pilotadas, radares tridimensionais e tanques de guerra sobre lagarta — esteira que se acopla às rodas com a finalidade de aumentar a aderência ao solo.
Militares chineses visitaram o Brasil
No fim de maio, meses antes de as relações se intensificarem, uma delegação de 20 militares chineses desembarcou em Brasília. O grupo foi recebido no Quartel-General do Exército.
Os integrantes da comitiva fazem parte da Universidade de Defesa Nacional da China e assistiram a palestras sobre os programas estratégicos desenvolvidos pelo Exército Brasileiro.
A comitiva foi formada, em sua maioria, por oficiais-generais e cumpriu agenda também no Rio de Janeiro. A visita ao Brasil contou com a participação de militares chineses das três Forças Armadas e foi coordenada pelo Ministério da Defesa, pela Aditância de Defesa da China e pela Embaixada da China.
O Melancia fazendo curso de comunismo,
General Tomaz Turbando o Chinês, agora. Tudo pela democracia do Xandaquistão!
Acredito que ninguém ve como bons olhos essa aproximacao do exército com as FA da China.
Precisamos reverter essa situação. Temos que pressionar nossos deputados e senadores por um processo eleitoral confiável, para 2026. O futuro do Brasil não pode estar na mão da esquerda!
Carta de um Brigadeiro.
Nunca mais se diga que nossas Forças Armadas nunca perderam uma guerra!
Hoje perdemos a maior delas!
Perdemos nossa Coragem!
Perdemos nossa Honra!
Perdemos nossa Lealdade!
Não cumprimos com o nosso Dever!
Perdemos a nossa Pátria!
Eu estou com vergonha de ser militar!
Vergonha de ver que tudo aquilo pelo qual jurei, trabalhei e lutei, foi traído por militares fracos, desleais e covardes, que fugiram do combate, preferindo apoiar quem sempre nos agrediu, sempre nos desrespeitou, sempre nos humilhou e sempre se vangloriou disso, e que ainda brada por aí que não nos quer em sua escolta, por não confiar nos militares das Forças Armadas, e que estas devem ser “colocadas em seu devido lugar”.
Militares que traíram seu próprio povo, que clamou pela nossa ajuda e que não foi atendido, por estarem os militares da ativa preocupados somente com o seu umbigo, e não com o povo a quem juraram proteger!
Fomos reduzidos a pó. Viramos farelo.
Seremos atacados cruelmente e, se reagirmos somente depois disso, estaremos fazendo apenas em causa própria, o que só irá piorar ainda mais as coisas.
Joguem todas as nossas canções no lixo!
A partir de hoje, só representam mentiras!
Como disse Churchill:
“Entre a guerra e a vergonha, escolhemos a vergonha.”
E agora teremos a vergonha e a guerra que se seguirá inevitavelmente.
A guerra seguirá com o povo, com os indígenas, com os caminhoneiros, com o Agronegócio. Todos verão os militares como traidores.
Segmentos militares certamente os apoiarão. Eu inclusive.
Generais não serão mais representantes de suas tropas.
Perderão o respeito dos honestos.
As tropas se insubordinarão, e com toda razão.
Os generais pagarão caro por essa deslealdade.
Esconderam sua covardia, dizendo não ter havido fraude nas urnas.
Oras! O Exército é que não conseguiu identificar a fraude!
Mas outros, civis, conseguiram!
A vaidade prevaleceu no Exército e no seu Centro de Guerra Cibernética. Não foram, mais uma vez, humildes o suficiente para reconhecer suas falhas. Prevaleceu o marketing e a defesa de sua imagem. Perderam, Manés!
E o que dizer da parcialidade escancarada do TSE e do STF, que além de privilegiarem um candidato, acabam por prender inconstitucionalmente políticos, jornalistas, indígenas, humoristas e mesmo pessoas comuns, simplesmente por apoiar temas de direita, sem sequer lhes informar o crime cometido ou oportunidade de defesa? Isso não conta? Isso não aconteceu?
E a intromissão em assuntos do Executivo e do Legislativo?
Isso também não aconteceu?
Onde está a defesa dos poderes constitucionais?
Onde estão aqueles que bradaram que não bateriam continência a um ladrão?
Será que os generais são incapazes de enxergar que, validando esta eleição, mesmo com o descumprimento de ordem de entrega dos códigos-fonte, valida-se também esse mesmo método, não só para todas as próximas eleições, para o que quer que seja, perpetuando a bandidagem no poder, assim como corrompendo futuros plebiscitos e decisões populares para aprovar/reprovar qualquer grande projeto de interesse da criminalidade?
NÃO HAVERÁ MAIS ELEIÇÕES HONESTAS!
A bandidagem governará impune, e as Forças Armadas, assim como já ocorre com a Polícia Federal, serão vistas como cães de guarda que asseguram o governo ditatorial.
O povo nunca perdoou os traidores nem os burros.
Não vai ser agora que irão.
Ah, sim, generais:
Entrarão para a História!
Pela mesma porta que entrou Calabar.
QUE VERGONHA!
Assina:
Brigadeiro Eduardo Serra Negra Camerini
Foi no lugar certo.general vestido de verde num pais vermelho…me lembre de uma fruta comum no Brasil…MELANCIA
A vergonha não tem fim. Além de apátridas e traidores, vão à ditadura comunista aprender o quê? Como reprimir e iluminar o povo. Ou facilitar a ocupação chinesa no país. Não teria nada de bom para fazer lá.
Quanto vão ustar os Vehículos?
Será 1,99 made in China ?
Pra surpresa de ninguém! Desgoverno vendilhão, corruPTo…
Pra surpresa de ninguém! Desgoverno vendilhão, corruPTo…
Quero ver é na hora de ser precisar de peças de reposição e assistência técnica, de onde eles vão copnseguir. Vão direto para a sucata, com certeza. Até meu cachorro sabe que controle de qualidade desses chineses, não existe. Então é isso, eles agora estão com muito dinheiro para gastar, então que vão em frente, o problema não é meu. Que se danem esses otários.
Não podemos estreitar relações com países escravocratas e comandados por ditadores …nosso lado é da democracia cristã!!!
Vai é fazer turismo. Veja a cirja que deve estar acompanhando.
Tal é então a condição humana, que desejar a grandeza e domínio do governo com o investimento em armas é desejar o mal ao povo escravizado que sustenta seus opressores.
Vai la beijar a mão do Xi, e receber as ordens do PCCh. Q lastima as FFAA se ajoelharem assim tão fácil..,
Mais um lacaio comprado baratinho
O Brasil sendo entregue à China sob o olhar perplexo de todos os brasileiros que hoje vivem no brasil-de-lula. Esses desavergonhados, traidores de farda, não sabem que o Brasil já produziu blindados de excelente qualidade com tecnologia nacional, sem depender de países imperialistas e totalitários. Esses traidores de farda não tem o mínimo senso de patriotismo, não sabem o que é segurança nacional, não sabem o que é soberania, orgulho de serem brasileiros, não imaginam que material bélico tem lado ideológico, vão cair de joelhos para a China, justo para a China cujos planos de dominar o mundo já são conhecidos de todos os que não são idiotas.
nosso “com mandante” do exercício é um lambe botas, agora de chineses.
Caso o Ocidente vá a guerra contra as ditaduras do mundo (plausível em médio prazo) nós já sabemos de que lado o presidente da república e o comandante do exército estarão, cenário sombrio.
Como entender a frouxidão de todos os generais das Forças assistindo, sem reagirem, a destruição da instituição, que esse comunista chefe do Exército, lacaio do lula-moraes, está fazendo a passos largos? É incompreensível para a população que o Exército permaneça em absoluta inação enquanto o regime comunista avança contra a vontade do povo brasileiro, como mostram as ruas diariamente. Continuamos perplexos com a ausência de interesse das em salvar o Brasil.
No meu comentário, o texto automático produziu uma retração no lugar de retranca.
Excelente observação. Tomaram posse em 1/1/23, há 16 meses. Que antiguidade pode haver em dezesseis meses de não governo?
A Oeste está gradativamente sendo absorvida por infiltrados. Este assunto merecia só uma nota, e olhe lá. Ficou longa e manipulada. Uma retração diz que Relação da caserna com a China é antiga
. Não é. É recente, tempo lulopetista, e o próprio texto mostra isso. Vai mal a Oeste.
“Jornal chinês afirma que o Exército brasileiro é o “mais falso, frouxo e vazio do mundo”