A declaração do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na qual defende o combate ao que chama de “extrema direita” gerou críticas de juristas nas redes sociais.
No evento Democracia Defensiva, realizado na quarta-feira 16, Moraes afirmou que a atuação da “extrema direita” pelas redes sociais é um método “muito mais nocivo que os anteriores, nos quais visivelmente a maioria da população vislumbrava tentativas de golpe de Estado”.
Moraes vê crescimento da ‘extrema direita’ na América Latina e fala em combatê-la
O procurador da Justiça do Rio de Janeiro, Marcelo Rocha Monteiro, fez uma publicação irônica, relacionando a fala de Moraes a outra declaração polêmica de um ministro da Suprema Corte: “E atenção: dos mesmos produtores de ‘Nós derrotamos o bolsonarismo!’, vem aí: ‘Combateremos a Extrema-Direita!’”.
Ele se referiu a Luís Roberto Barroso, que, num congresso da União Nacional de Estudantes (UNE), em julho, fez uma declaração sobre o ‘bolsonarismo’. Compreendida como uma admissão de atuação político-partidária, a frase levou os deputados da oposição a pedirem o impeachment de Barroso.
O ex-procurador da República do Paraná e ex-deputado federal Deltan Dallagnol foi mais técnico em publicação no X (antigo Twitter) e explicou que a declaração de Moraes também se configura como uma atuação política, vedada ao Judiciário.
“Nenhum juiz pode ou deve combater a ‘extrema direita’ ou a ‘extrema esquerda’ por duas razões: 1) o que pode e deve ser combatido pelo Estado são os crimes de quem quer que seja, mas não um ideário por mais que se discorde dele, pelo menos enquanto valer o pluralismo democrático; 2) o Judiciário não pode ou deve ser protagonista no combate a crimes (e muito menos a ideias) e sim as instituições de persecução, Polícia e Ministério Público”, escreveu Dallagnol.
O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) também criticou a atuação político-partidária de Moraes, com uma postagem irônica. “Alguém sabe me dizer se o extremo-ministro Alexandre de Moraes vai renunciar ao STF para concorrer nas próximas eleições? A Constituição Federal de 1988, que ele deveria defender, diz que magistrado não pode ter atuação político-partidária.”
Leia também: Supremo deboche, artigo de Augusto Nunes publicado na Edição 177 da Revista Oeste.
Eles perderam a vergonha. Escancaram que combatem qualquer ideia contrária a deles. Porque não combater os votos contrários também? Quem irá acreditar em uma justiça assim? Acreditem, as urnas são confiáveis! Confiem em mim! Jesus! Nos salvem!
existem pessoas presas sob o motivo de 8 de janeiro. Foram buscadas em suas casas meses depois do dia 8… a PF tem feito um limpa nestas pessoas de bem e que tem dinheiro. A esposa nao ve o marido desde entao…. para ve-lo precisa pagar um advogado em Brasilia que cobra na faixa de 30 mil reais. Estão angariando dinheiro com estas prisoes. Precisamos de ajuda internacional contra esses corruptos que estão no poder
Nesses acontecimentos é que se percebe o quão respeito e equilíbrio, os três poderes brasileiros têm entre si.
Chocante !!!
Esse pseudo-juiz – verdadeira vergonha para o judiciário decente do país – nunca perde oportunidade de relinchar, de zurrar.
Mais uma fala de vossa escrecência…
Sociedade Civil, só há uma saída….”ÀS ARMAS”
STF = PARTIDO GLOBALISTA COMUNISTA. Ninguem votou nesses iluminados, portanto nao sao politicos e jamais foram eleitos pelo povo.
Já ultrapassou todas as linhas e o pachequinho nada…
Pior que Lula e PT juntos no Brasil, só Alexandre de Moraes e a rede globo que dá sustentação a esse desgoverno. Gostaria de saber qual é o acordo?
Este pais só vai consertar qdo tirar estes 11 politicos que atualmente ocupam estes cargos, e colocar juristas de vergonha na cara e entendedor do cargo que ocupam. Não precisa mecher com senado, camara, e presidência da República. Só desengavetar os processos destes salafrario e colocarem na cadeia os que culpa. Sera que sobra pelo menos 30%.
Volto a afirmar.
Este cara não está fazendo estas barbaridades sozinho.
Ele tem a cobertura de alguém ou grupo, que deve ser descoberto, e devidamente punido, dentro da lei é claro……..
E quem vai combater ministro do STF que investiga, persegue, decide, tem polícia própria, julga e, ainda, se coloca como vítima? Ah, e também reclama da qualidade de drogas ilícitas comercializadas no País.
Está chegado a hora do impeachment de alguns ministros do STF,TSE e STJ
O PROFESSOR ROBERTO MANGABEIRA UNGER DISSE, RECENTEMENTE, COM MUITA PROPRIEDADE, QUE TRIBUNAIS SUPERIORES SE JULGAM TUTORES DA NAÇÃO, MAS NÃO PORQUE A NAÇÃO NÃO PRECISA DE
TUTORES!.
O PROFESSOR ROBERTO MANGABEIRA UNGER DISSE RECENTEMENTE, COM MUITA PROPRIEDADE, QUE OS
TRIBUNAIS SUPERIORES SE JULGAM OS ‘TUTORES DA NAÇÃO” MAS NÃO SÃO, PORQUE A NAÇÃO NÃO PRECISA
DE TUTORES!
Devemos nos solidarizar publicamente contra os que se colocam contra a constituição. Exigir deixar o cargo.
Esse maníaco mediocre ainda vai ter o que merece!
Isso tudo é um absurdo , a nossa justiça acabou , virou um partido politico
Esse careca merda, lixo, pulha.
E a extrema esquerda, quem combate?!
Façam um exercício, passem por livrarias da cidade de SP, e notem os livros que estão sendo vendidos atualmente.
Por esses dias vi um chamado “Socialismo como alternativa aos dilemas da humanidade: textos de Fernando Heredia”.
Esse tipo de coisa não causa um choque em vcs?!