As comemorações oficiais de 7 de Setembro em Brasília começaram já na madrugada desta quarta-feira, 7, com uma queima de fogos de dois minutos na Torre da TV. Centenas de pessoas se reuniram para acompanhar o evento, a 3,5 quilômetros do Congresso Nacional.
Pessoas vindas de outras localidades para a celebração do Bicentenário da Independência se reuniram no local, muitas portando bandeiras do Brasil e vestindo verde e amarelo. A queima de fogos que inaugurou a festa do 7 de Setembro em Brasília aconteceu à meia-noite, na virada do dia.
Uma das personalidades presentes na apresentação foi o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), filho do presidente, que registrou a queima de fogos em suas redes sociais.
BRASIL ACIMA DE TUDO, DEUS ACIMA DE TODOS!#7DeSetembroVaiSerGigante pic.twitter.com/vepDwhTHgK
— Flavio Bolsonaro #B22 (@FlavioBolsonaro) September 7, 2022
Durante a madrugada, caminhões da Polícia Militar bloquearam o acesso do público à Esplanada dos Ministérios. A região foi isolada em preparação para o desfile cívico-militar desta quarta-feira, com início por volta das 9 horas. Cerca de 4,6 mil pessoas devem participar, incluindo 3,1 mil integrantes das Forças Armadas.
Veteranos da Força Expedicionária Brasileira (FEB), integrantes do Programa Força no Esporte (Profesp) e ex-integrantes das Forças de Paz participam do evento. O presidente também confirmou presença nas festividades. Depois, à tarde, Jair Bolsonaro deve participar de ato na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro.
Para o desfile de 7 de Setembro na Esplanada dos Ministérios, são esperadas 280 mil pessoas. Até a segunda-feira 5, a lotação no setor hoteleiro em Brasília estava em 81%, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih). Estima-se que a ocupação da rede no Distrito Federal pode chegar a 90% no feriado de Independência.
Hoje foi GIGANTE!
Nunca visto.
E não adianta a data folha fazer conta mentirosa.
Chegou à casa de milhão.
O DATA POVO É O QUE VALE.
OBRIGADA AO NOSSO PRESIDENTE PELO LINDO DIA À NOSSA PÁTRIA!!!
Hoje vai ser histórico em também.
Esperamos um ano para poder voltar a nossa querida avenida Paulista de verde e amarelo.
Esse ano simplesmente estaremos comemorando 200 anos da liberdade política e 4 anos de liberdade ideológica.
Em SP