O Estado chinês deu ao deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) elementos que endossam sua análise de que o próprio governo da China é o responsável pela propagação do coronavírus. Nesta quinta, 19, uma comissão de investigação oficial do país considerou culpada a polícia de Wuhan — cidade que se tornou o epicentro do coronavírus — pela prisão do oftalmologista Li Wenliang.
Em 30 de dezembro, quando a covid-19 provocou o adoecimento de sete pacientes em um hospital de Wuhan, Wenliang comunicou outros médicos sobre o coronavírus. Ele e mais sete médicos foram isolados do tratamento de pacientes e obrigados a assinar um documento reconhecendo que estariam “espalhando boatos”.
Após assinar o documento, em 3 de janeiro, o Tribunal Supremo o reabilitou. Contudo, Wenliang contraiu o coronavírus e faleceu em 6 de fevereiro. O oftalmologista se tornou um herói nacional na China e, desde então, sua morte motivou uma investigação. O resultado saiu hoje.
“Inapropriada”
A polícia, segundo a comissão de investigação, atuou de maneira “inapropriada”. O colegiado pede a “revogação” da advertência e que as autoridades “estabeleçam as responsabilidades” dos envolvidos.
Na prática, o parecer do colegiado respalda os argumentos de Eduardo. Na quarta 18, ele replicou uma thread no Twitter que acusa o governo chinês de ter negligenciado as denúncias de Wenliang, que, por sua vez, contribuíram para a propagação do vírus em escala global.
A culpa pela pandemia de coronavírus no mundo tem nome e sobrenome. É o Partido Comunista Chinês.
E, se você ainda tem alguma dúvida a esse respeito, precisa dar uma lida nessa thread.
— Rodrigo da Silva (@rodrigodasilva) March 17, 2020
2020 e vcs com medo de comunistas…
Por favor.
Estou de acordo com você, comunistas não tem honra, não tem amor ao próximo, não tem honestidade! O que importa para eles e conquistar, destruir quem não os apoiam e as vezes destroem e matam até seus apoiadores, vide ex: Stalin, !!!!
Expulsa o Rodrigo Maia também, pois demonstrou mais uma vez que não é patriota em defender o embaixador chinês.
O Primeiro Ministro Maia já leu isso?
O maior mal do mundo é o comunismo. Isso deve ser extinto.
Comunista usa ANTOLHIOS e se faz de SURDO sempre q lhe interessa..
Amigo, comunista não tem ética.
Toda oposição ao Governo se uniu na defesa do indefensável. Pensaram no Brasil? Nunca.
Comunistas não tem ética…
Ele está sendo instrumentalizado pela esquerda para atacar o governo Bolsonaro. Simples.
Quando se fala a verdade que compromete o governo chinês, eles imediatamente ficam irados e dizem que estão espalhando BOATOS. Foi isso exatamente que estão fazendo com Eduardo Bolsonaro e com os primeiros médicos chineses que avisaram sobre o vírus.
China terá que indenizar os danos cometidos mesmo que involuntariamente e terá penalidade por esconder por meses risco de saúde global.
Comunista não tem ética, simples assim!
É fato que a epidemia se iniciou na China. É fato que o ģoverno chinês escondeu a evolução da epidemia por mais de 1 mês. É fato que a China é uma ditadura. Então qual o sentido desse embaixador chinês bater de frente à afirmações verídicas?? Onde está a ética desse embaixador?