publicidade
Política

Comissão do Senado convoca presidente do BRB para esclarecer negócios com o Banco Master

Renan Calheiros endureceu a cobrança e transformou o convite em comparecimento obrigatório do dirigente à CAE

Nelson Antonio de Souza
Renan Calheiros decidiu transformar o convite e convocação depois do presidente do BRB, Nelson Antônio de Souza, não comparecer à CAE | Foto: Reprodução/Alan Santos/PR/Flickr

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado convocou o presidente do Banco Regional de Brasília (BRB), Nelson Antônio de Souza, para prestar esclarecimentos sobre operações realizadas com o Master.

O depoimento está previsto para a próxima terça-feira, 2, no âmbito do grupo de trabalho criado pela comissão para acompanhar os desdobramentos financeiros e institucionais do caso.

Receba nossas atualizações

O presidente da CAE, Renan Calheiros (MDB-AL), anunciou a decisão nesta terça-feira, 26. Segundo o senador, a comissão já havia aprovado anteriormente um convite ao dirigente do BRB, mas decidiu endurecer a medida depois de ser informada de que o executivo aguardaria a publicação do balanço financeiro de 2025 do banco para comparecer ao Senado.

Saiba mais:

“O atual presidente do Banco de Brasília, em contato com esta comissão, falou que só viria depois da publicação do balanço”, afirmou Renan. “Ora, desde janeiro que o BRB não publica balanço. Nessa lógica, ele não vem nunca depor na comissão. Então eu vou transformar o requerimento de convite em convocação.”

Calheiros Master
O senador Renan Calheiros (MSB-AL) acusou o centrão e dirigentes da Câmara de atuarem em favor do Banco Master I Foto: Saulo Cruz/Agência Senado

Comissão do Senado quer apurar impactos financeiros

A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) apresentou o requerimento que pede esclarecimentos sobre as operações entre o BRB e o Master. O documento cita a necessidade de apurar impactos financeiros, riscos institucionais e desdobramentos ligados às investigações conduzidas pelo grupo de trabalho da comissão.

Segundo a justificativa do requerimento, a CAE pretende avaliar aspectos relacionados à governança, gestão de riscos, transparência de informações e mecanismos de supervisão e controle envolvidos nas operações analisadas.

O texto também destaca a importância de obter informações atualizadas sobre medidas adotadas pela atual gestão do BRB.

A CAE criou o grupo de trabalho para acompanhar as investigações sobre as fraudes relacionadas ao Banco Master. De acordo com o presidente do colegiado, a comissão é responsável por requisitar documentos, inclusive sigilosos, além de promover audiências públicas com autoridades ligadas ao caso.

+ Entenda o que é Política em Oeste

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade