O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, informou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre a denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros militares. Nesta terça-feira, a PGR os acusou, entre outros crimes, de tentativa de golpe de Estado.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
No momento em que soube, o petista estava em um jantar no Palácio do Planalto, em homenagem ao presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Souza. Segundo informações de bastidores do jornal O Estado de S. Paulo, Lula saboreava um peixe assado ao lado da primeira-dama Janja da Silva.
No total, o documento acusa 34 pessoas: entre eles, os ex-ministros Braga Netto e Augusto Heleno. Esse fato, conforme o próprio Múcio, gerou indignação e constrangimento nas Forças Armadas.

Ao tomar conhecimento da denúncia elaborada pelo procurador-geral Paulo Gonet, o presidente requisitou ao ministro a lista completa dos denunciados. “Estávamos todos esperando, mas o bom é que isso acabe logo”, disse Múcio. “Ninguém aguenta mais. Precisamos virar essa página. Claro que o que foi feito causa indignação, mas também constrangimento.”
Análise do STF e expectativas

A 1ª Turma do STF, composta dos ministros Cristiano Zanin, Alexandre de Moraes (presidente), Carmen Lúcia, Luiz Fux e Flávio Dino, ainda vai analisar a denúncia da PGR. Nos bastidores, a expectativa é de aceitação. O relator é o ministro Alexandre de Moraes.
O documento entregue pela PGR afirma que Bolsonaro teria a anuência de uma organização criminosa armada, que impediria a posse de Lula, em 2023, com a morte de alguns agentes políticos. A peça menciona crimes, como a tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e dano qualificado pela violência.
Leia também: “Defesa de Bolsonaro chama denúncia da PGR de ‘inepta'”
Lula saiu do Itamaraty sem comentar publicamente a acusação, seguindo a orientação do ministro da Secretaria de Comunicação Social, Sidônio Palmeira. Este ponderou que a questão deve ser tratada pela Justiça, não pelo governo.
A opinião de Múcio e de Lula sobre a anistia
No programa Roda Viva, da TV Cultura, exibido em 10 de fevereiro, Múcio sugeriu uma discussão sobre anistia para quem teve menor participação nos atos 8 de janeiro de 2023, visando a liberar “inocentes” e pacificar o país.
A opinião é divergente da base governista no Congresso, que faz jogo duro contra a votação do Projeto de Lei da Anistia. Em diversas entrevistas, o presidente Lula também se manifestou contrário à proposta.
Leia mais: “Em defesa do crime”, reportagem de Silvio Navarro publicada na Edição 256 da Revista Oeste
Povo de merda, covarde, traíras… povo ajudando a assassinar essa e gerações futuras, quem aceita corruptos, bandidos no poder aceita ser escravizado….
Como assim “como lula ficou sabendo”??? Foi ele que encomendou essa denúncia. Parem de contar mentiras.
O título desta reportagem, é ridículo e desonesto.
Lula, e todo o consórcio, do qual faz parte, já sabiam de há muito.
Estes ignóbeis seres, a continuarem agindo assim, vão levar o país a uma situação insustentável.
Torço para que esteja errado, nestas previsões…..
MENTIRA DESTE DESGRAÇADO, JÁ SABIA BEM ANTES POIS O MESMO QUE EXIGIU QUE ELE FOSSE PRESO , PARA SE VINGAR. CONVERSA FIADA DESSAS MÍDIAS ORDINÁRIAS.
Palhaçada do “GONORRÉIA” CABEÇA DE MERDA, BOCA AVELUDADES E a Corja negra do PT!
Essa denuncia chegou junto com o carnaval, vai desfilar no bloco do STF. Pobre da Justiça brasileira, virou circo 🎪 e, agora, um grande carnaval 🤡🥸🎉🎊
O sistema precisa tirar o principal ator de oposição de cena.
Aquele que move a massa, aquele que tem o apoio da maioria do povo e que servirá como exemplo para ninguém desafiar o poder do sistema, só que não é bem assim!
A direita formou muitos líderes que o povo reconhece e para tirar esses de ação, somente com um sistema eleitoral fraudavel e essa deve ser a grande pauta das manifestações.
Mas esse indiciamento foi combinado entre o Lula, o PGR e o STF. Tudo combinado, seguindo o script de perseguir, eliminar e aprisionar qualquer ameaça ao poder deles. Mas, mas… esqueceram de combinar com a sociedade brasileira.
Tudo para não concorrer em 2026.
Minha aposta ainda é a Janja ou José Dirceu como president eleiito em 2026.