publicidade
Política

Como Motta e Alcolumbre viraram 'parceiros' de Lula

Essa articulação garantiu vitórias ao Planalto, ampliou concessões políticas e redesenhou o papel do Legislativo em 2025

Lula (PT), entre Hugo Motta (PP) e Davi Alcolumbre (União Brasil): negociações pela manutenção do poder | Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
Lula (PT), entre Hugo Motta (PP) e Davi Alcolumbre (União Brasil): negociações pela manutenção do poder | Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

A teoria dos freios e contrapesos nunca esteve tão distante da prática. Em 2025, Câmara e Senado atuaram de forma coordenada para garantir vitórias sucessivas ao governo Lula, enquanto temas sensíveis à população ficaram em segundo plano.

Em reportagem publicada na Edição 302 da Revista Oeste, o leitor acompanha como o Legislativo se transformou em peça-chave da engrenagem governista: aprovando aumentos de arrecadação, assegurando um volume recorde de emendas parlamentares e blindando o Executivo de desgastes institucionais. Tudo isso enquanto pautas como a anistia do 8 de janeiro, o fim do foro privilegiado, o homeschooling e a limitação do poder do STF foram empurradas para a gaveta.

Receba nossas atualizações

A relação entre Lula, Motta e Alcolumbre

O texto revela os bastidores do acordão que garantiu mais de R$ 60 bilhões em emendas, a atuação coordenada de Hugo Motta e Davi Alcolumbre, o papel do Congresso como escudo político do Planalto e a nova lógica que passou a reger a relação entre os Poderes.

Com apuração minuciosa, dados oficiais e análise política, a reportagem mostra como o Parlamento abriu mão de sua função fiscalizadora para operar como aliado estratégico do Executivo.

📖 A reportagem completa está disponível para assinantes da Revista Oeste.
👉 Assine e leia o conteúdo integral.

2 comentários
  1. FLAVIO AUGUSTO ROSSI
    FLAVIO AUGUSTO ROSSI

    DAVA PRA ESCREVER ATÉ UM CONTO… O BURRO FALANTE E AS DUAS CAPIVARAS…
    DESCOBRIR QUEM É O MAIS PODRE ALI É REALMENTE MUITO DIFÍCIL….

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade