O editorial do jornal O Estado de S. Paulo deste domingo, 13, criticou a viagem de seis ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) a Nova Iorque, onde farão uma palestra sobre liberdade e democracia entre 14 e 15 de novembro, a convite do grupo empresarial Lide, que pertence ao ex-governador João Doria.
“Há algo de muito equivocado quando mais da metade da Corte constitucional vai a um evento privado expor suas opiniões sobre o Brasil”, observou o Estadão. “Não é assim que funciona nos países civilizados. Não é esse o espírito da lei brasileira. Ministro do Supremo, assim como qualquer outro magistrado, não é personalidade a ser ouvida em evento empresarial.”
Em outro trecho, o texto afirma que o “comportamento dos magistrados pode e deve melhorar muito”, sem mencionar as mais recentes ações de juízes do STF, como as de censurar veículos de mídia e mandar prender apoiadores do presidente Jair Bolsonaro em inquéritos inconstitucionais.
Adiante, o editorial lembra que a “exemplaridade dos magistrados não é mera recomendação de prudência”. “É uma exigência legal”, constatou o jornal. “Entre os deveres dos juízes — por exemplo, ‘não exceder injustificadamente os prazos para sentenciar ou despachar’ –, o art. 35 da Lei Orgânica da Magistratura estabelece que os magistrados devem ‘manter conduta irrepreensível na vida pública e particular’. Aquele que, por força do cargo público, aplica a lei no caso concreto e diz a última palavra sobre o que é o Direito não pode dar margem a qualquer tipo de suspeita.”
O Estadão ressalta que magistrados só podem falar nos autos, visto que “nenhum juiz deve manifestar, por meios de comunicação, opinião sobre processo pendente de julgamento, seu ou de outrem, ou juízo depreciativo sobre despachos, votos ou sentenças, de órgãos judiciais, ressalvada a crítica nos autos e em obras técnicas ou no exercício do magistério”.
“Esse silêncio é especialmente necessário para os ministros do STF”, advertiu o Estadão. “Dada a enorme abrangência da competência da Corte, é muito difícil que algum tema não esteja relacionado a processo pendente de julgamento no STF.” Por fim, o artigo salienta que “as águas republicanas precisam voltar ao leito.”
Leia também: “A imprensa faz o papel de Ministério da Verdade”, reportagem publicada na Edição 138 da Revista Oeste
Palavras, palavras, palavras!!
Tudo FDP, esses MINISTROS DE MERDA!
UFA! ATÉ QUE ENFIM VOLTOU A SER O VERDADEIRO ESTADÃO QUE ASSINÁVAMOS.
DEPOIS QUE CONTRIBUÍRAM PARA PARIR UM MONSTRENGO, OS ELEMENTOS DO
ESTADÃO VÊM AGORA TECER CRÍTICAS AO SUPREMO? COM QUE CREDIBILIDADE?
ACASO ESTÃO FRUSTRADOS PORQUE NÃO SENTIRÃO SEQUER O CHEIRO DA PICANHA
OU DA CERVEJA? JORNAL LIXO, QUE SERVE APENAS PARA CATAR COCÔ DE PETS.
A deve melhorar muito mesmo…..talvez em vez de tomarem vinhos de R$ 30.000,00 passem a tomar de R$ 50.000,00. Devem comportar-se “maravilhosamente bem”agora que os patrões se elegeram.
stf e ste – estão entregues servem a facção criminosa – bem como os políticos, grande parte da imprensa, todos contra o Bem a Moral e contra o Povo Brasileiro
Quero que este Estadão vá a merda! Só agora perceberam os absurdos do STF?
HIPOCRITÁS
Enquanto os jornazistas do Estadão estavam tentando derrubar o presidente, eles calaram a boca e apoiaram todas as ilegalidades do supremo.
A credibilidade desse jornal é ZERO, só serve pra banheiro de animais e para os leitores otários que acreditaram nas desinformacoes que eles publicaram nos últimos anos.
HIPO
Quem está financiando esse evento? O Lide? De onde essa empresa ou seja lá o que for, arrecada recusrsos para sustentar toda essa gastança? Tem financiamento de algum governo estrangeiro? Mas isso não importa, não é?
Num país minimamente sério esta corte brasileira já teria sido desconstituida e muitos dos seus membros estariam presos.
No momento atual que encontramos nesse país de raquíticos morais, não o da cabeça careca, falo da moral/ética, torço para que de agora em diante os ministros não esmoreçam e continuem com o açoite diário a CF/88 e todas as leis “vigentes” desta nação, e que finalmente comece a chicotear o lombo desses palhaços esquerdistas travestidos de jornalistas da grande mídia, assim se darão conta do monstro que ajudaram alimentar!
Depois de tolerar e apoiar todo tipo de arbitrariedade e de ilegalidade no uso do cargo para atender as suas conveniências e convicções ideológicas, vem o ESTADÃO, muito humildemente, solicitar que os senhores Ministros do STF voltem “ao leito republicano” o quanto antes. Ora, quem descobriu que pode mandar e desmandar sem pejo haverá de deixar de fazê-lo pelo simples desejo de um republicanismo tardio feito pelos acovardados veículos de comunicação desse país? Não sabes de nada INOCENTE.
Ladroes, vendidos, biscateiros de sentenças jurídicas, articuladores do mal e perniciosos com o dinheiro público. O povo não os elegeu e não os quer lá
Por que o Estadão não falou isso nestes últimos 4 anos? Junto com os ministros que agora criticam, deram um golpe no país e agora fingem que é imprensa independente.
Ué? Estão sentindo a água bater na bunda?
O Estadão resolveu nos brindar com uma breve aula de Direito, elementar e prática. Mas quando diz que o comportamento de nossos juízes ainda pode melhorar e muito, sugere lembranças de tempos de Educação Básica, coisa que pelo menos para alguns, deve ter ficado lá uns 50 anos atrás. Reaprender é coisa chata e nem sempre tem sucesso. O que já estava viciado, viciado permanecerá.
A hipocrisia desse jornal está bem alinhada com os criminosos da ocrim que querem continuar mandando no Brasil
Essa nossa corte está mais para “Marias fofoqueiras” do que para um colegiado de juízes.
Estão totalmente fora dos trilhos, fora dos rumos e chegam ao ridículo de censurar tudo que não combina com o que pensam. A Constituição já não é mais a base de referência para eles. Agora vale o que ELES PENSAM.
É O FUNDO DO POÇO!!??
Estes Ministros irem falar sobre Liberdade, é muito estranho, é mais ou menos faça o que mando mas não faça o eu faço. O Exemplo tem que falar mais alto, e cade este exemplos desta Corte. Me desculpa mas é mais ou menos quem nunca foi casado, dar conselhos a casais. Estranho é pouco, ainda mais em um momento tão delicado como estamos vivendo, aí vemos que eles estão se lixando pelo povo Brasileiro.
Esses ministros deveriam, todos, estarem presos por descumprirem a constituição e por abuso de autoridade!
Agora o Estadão passou a enxergar isso? Canalhas.
Legal ! O STF e o consórcio imprensa dão um golpe de estado , Destituem um presidente
e colocam na marra um descondenado!
Agora vão ficar bonzinhos e tudo vai ficar bem???
Negativo!! Todos devem ir em cana !
Logo essa mídia vai sentir saudades do tempo em que o Presidente Bolsonaro defendia a LIBERDADE.
Eh, eh bem isso…mas eles estão com a venda nos olhos que tiraram da Themis e não conseguem sequer ler a constituição federal, seus egos estão muito grandes para os palácios que ocupam…
“as águas republicanas precisam voltar ao leito.” Agora ???? Agora águas republicanas precisam voltar ao leito ? Esse Estadão não vale nada… Então com Bolsonaro podia continuar as água fora do leito ?? Sem problemas ? Vagabundos… Vcs criaram um monstro agora faz o L. A hora de vcs vai chegar com a ditadura da Toga.
Pura verdade, Verusca.
Agora que acabaram com o País e conseguiram o que desejavam, estão ensaiando “trégua” para a imprensa e para o 9 dedos. Mudam rapidinho.
Esses caras não tem a menor credibilidade para dar qualquer tipo de palestra.
A não ser que vão ensinar a roubar e cercear o direito das pessoas de bem à se manifestar.
No mais, é o nosso dinheiro indo pro ralo.
Quanta inconveniência. Agripino inflamando o mundo contra nós, dos bastidores. Ele quer entregar o país aos chineses de qualquer jeito, por bem ou por mal. Acorda Bolsonaro !
Estou feliz por fazer parte dessa Revista OESTE, com as notícias de grande credibilidade 🇧🇷
a midia militante foi o principal financiador dos urubus de togas e todo esse horror que eles cometem, agora fingem que se importam com lisura … devem achar que o povo tem duas melancias no lugar dos olhos
HOSPEDADOS EM HOTEIA CARISSIMOS E COMENDO DO BOM EWLHOR AS CUSTAS DOS CONTRIBUITES
Mesmo a suposta crítica dos grandes meios de comunicação não consegue se desvencilhar de um matiz servil e bajulador.
Os servos do Dictator vitalício Alexandre de Moraes rastejam-se, docilmente.
O consórcio de mídia petista já corre acudir para que o feitiço não se vire contra o feiticeiro. Não se iludam. Essa crítica do Estadão não é republicana. É mera desconstrução moral do STF, para evitar que os ministros continuem governando o país, agora no lugar Lula.