A previsão de chuva para o Brasil até 20 de dezembro terá altos volumes de chuva e também muito tempo seco. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) concluiu a previsão do tempo para as próximas duas semanas na última segunda-feira, 4.
A previsão do tempo no Brasil até 11 de dezembro
Até 11 de dezembro, são previstas pancadas de chuva na região Norte, com valores maiores que 60 mm no Amazonas, Acre, Rondônia, Pará, sul de Roraima e norte do Amapá. As chuvas podem chegar acompanhadas por raios, rajadas de ventos e trovoadas. Menores acumulados são previstos no Tocantins.
No mesmo período, o Nordeste terá tempo seco e sem chuva, com baixos valores de umidade relativa. Mas o Ceará, Maranhão, Piauí e oeste da Bahia devem ter pancadas de chuva devido ao calor e alta umidade.
O Centro-Oeste e o Sudeste terão chuvas intensas. Elas serão mais localizadas no Sudeste, em áreas de São Paulo, Rio de Janeiro e sul mineiro. As chuvas podem superar 60 mm e vir acompanhadas de raios, rajadas de ventos e trovoadas. A partir de 7 de novembro, haverá redução de chuvas no Espírito Santo, leste de Goiás e centro-norte de Minas Gerais.
No Sul, os temporais continuam no decorrer da semana por causa de uma massa de ar quente e úmida, que pode chegar acompanhada de raios, rajadas de ventos e possíveis quedas de granizo. O centro-oeste da Região Sul terá acumulados de chuva que podem ultrapassar os 70 mm.
A previsão do tempo no Brasil até 20 de dezembro
Entre 12 e 20 de dezembro, a Região Norte tem previsão de chuvas com acumulados maiores que 50 mm no Amazonas, Acre, Rondônia, Tocantins e sul do Pará. Na parte norte da região, a previsão é de pouca chuva, com acumulados menores que 20 mm.
O Nordeste deve ter tempo seco e sem chuva, especialmente na costa norte e leste. Mas o Maranhão, o Piauí e a Bahia terão pancadas de chuva. O Sul terá acumulados de chuvas maiores que 30 mm no Rio Grande do Sul e Paraná. Santa Catarina tem previsão de pouca chuva.
Já o Centro-Oeste e o Sudeste terão pancadas de chuvas que devem ultrapassar 70 mm em Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo.
+ Leia mais notícias sobre o Brasil em Oeste