O deputado federal Capitão Derrite (PP-SP) disse nesta segunda-feira, 30, que o Congresso Nacional é culpado pelo megaassalto ocorrido em Araçatuba, cidade localizada no interior de São Paulo.
De acordo com o parlamentar, o Projeto de Lei (PL) 149/2019 tipificaria crime de terrorismo ações similares às praticadas na madrugada de hoje. No entanto, a matéria ainda tramita na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados.
O Congresso tem culpa na ocorrência de Araçatuba. Aprovamos, na Comissão de Segurança Pública, na semana passada, o PL 149, que tipifica crime de terrorismo ações como essa. O PL vai para a CCJ e plenário. Temos que pressionar os deputados para que aprovem o PL, que é de 2003.
— Guilherme Derrite (@DerriteSP) August 30, 2021
O deputado ainda publicou no Twitter um vídeo que mostra a ação dos criminosos. Conforme noticiou Oeste, três pessoas morreram durante o assalto em Araçatuba, sendo dois moradores e um bandido. A Polícia Civil conseguiu prender dois suspeitos de integrar a quadrilha.
URGENTE – MADRUGADA DE TERROR EM ARAÇATUBA
Quadrilha ataca agência bancária e faz moradores de reféns. Pelo menos uma pessoa morreu. Um policial do BAEP foi alvejado. PM orienta que moradores não saiam de casa, pois explosivos estão espalhados pela cidade. pic.twitter.com/mcctKsUzf8— Guilherme Derrite (@DerriteSP) August 30, 2021
O ataque
Bandidos fortemente armados atacaram uma agência da Caixa Econômica Federal. Durante o assalto, fizeram pedestres e motoristas de reféns. Vídeos que circulam nas mídias sociais mostram as vítimas sendo usadas como escudo humano.
Só no aguardo dos “especialistas” em segurança pública, que acordaram há pouco, dando entrevistas para dizer quais medidas os policiais – que passaram a madrugada trocando tiros – deveriam ter tomado em Araçatuba. Àqueles que nunca sentaram numa viatura: respeitem nossos heróis.
— Guilherme Derrite (@DerriteSP) August 30, 2021
Leia também: “Araçatuba (SP): bandidos assaltam banco e fazem moradores reféns”
LEIS BRANDAS, FEITAS SOB MEDIDA PARA AÇÃO DE ADVOGADOS CRIMINALISTAS E UMA JUSTIÇA LERDA E INEFICIENTE…INGRADIENTES PARA O AUMENTO DO NOVO CANGAÇO
Impunidade. Enquanto houver, haverão crimes.