COP26: ‘Brasil mostrou em Glasgow que é parte da solução’, diz Itamaraty

Ministério das Relações Exteriores fez um balanço da Conferência Mundial do Clima da ONU
-Publicidade-
Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima | Foto: Reprodução/UNclimatechange
Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima | Foto: Reprodução/UNclimatechange

Após o fim da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP26), o Ministério das Relações Exteriores divulgou uma nota neste domingo, 14, fazendo um balanço do encontro e destacando que o Brasil “contribuiu construtivamente para os resultados alcançados”.

O Itamaraty afirmou que “o Brasil mostrou em Glasgow que é parte da solução para os problemas causados pela mudança do clima” e cobrou “engajamento de todos para implementar as decisões tomadas, tendo presente as responsabilidades comuns, porém diferenciadas, e respectivas capacidades das partes, assim como suas circunstâncias nacionais”.

-Publicidade-

A equipe brasileira na COP26 conseguiu incluir no acordo final a proposta que determina a criação de um órgão supervisor na ONU com a competência de intermediar a compra e a venda de créditos de carbono. Ao comentar o modelo, o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, afirmou que o Brasil “vai receber” para proteger áreas com floresta nativa.

“O governo brasileiro acolhe positivamente os entendimentos envolvendo mercados globais de redução de emissões, transparência de ações e de apoio, marcos temporais comuns, adaptação e financiamento climático”, destacou o Itamaraty.

Compromissos

O Ministério das Relações Exteriores aproveitou para destacar que o Brasil reitera seu compromisso com a implementação de todos os compromissos previstos na COP26, no Protocolo de Kyoto e no Acordo de Paris.

“As soluções para o problema climático passam pelo desenvolvimento sustentável, pela busca da neutralidade de emissões no conjunto das atividades econômicas, pelo aumento na capacidade de adaptação, pela redução de riscos e pelo abandono de padrões insustentáveis de produção e consumo”, afirmou.

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.