Embaixador no Brasil exige que o deputado se retrate
A declaração do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) culpando a China pela pandemia de coronavírus gerou uma reação dura do governo chinês.
Pelo Twitter, a Embaixada da China no Brasil disse que o filho do presidente Jair Bolsonaro “contraiu vírus mental” em Miami:
“As suas palavras são extremamente irresponsáveis e nos soam familiares. Não deixam de ser uma imitação dos seus queridos amigos. Ao voltar de Miami, contraiu, infelizmente, vírus mental, que está infectando a amizades entre os nossos povos.”
A página oficial ainda completou:
“Lamentavelmente, você é uma pessoa sem visão internacional nem senso comum, sem conhecer a China nem o mundo. Aconselhamos que não corra para ser o porta-voz dos EUA no Brasil, sob a pena de tropeçar feio.”
O embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, também subiu o tom contra Eduardo Bolsonaro, dizendo:
@BolsonaroSP As suas palavras são um insulto maléfico contra a China e o povo chinês. Tal atitude flagrante anti-China não condiz com o seu estatuto como deputado federal, nem a sua qualidade como uma figura pública especial. @ernestofaraujo @RodrigoMaia @camaradeputados @
— 楊萬明Yang Wanming (@WanmingYang) March 19, 2020
A parte chinesa repudia veementemente as suas palavras, e exige que as retire imediatamente e peça uma desculpa ao povo chinês. Vou protestar e manifestar a nossa indignação junto ao Itamaraty e a @camaradeputados. @BolsonaroSP @ernestofaraujo @RodrigoMaia
— 楊萬明Yang Wanming (@WanmingYang) March 19, 2020
A China é o principal parceiro comercial do Brasil, segundo o Itamaraty.