O secretário municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Daniel Soranz, disse que a covid-19 já pode ser considerada uma endemia e que é improvável pensar que ela será erradicada.
A cidade aboliu praticamente todas as medidas restritivas de prevenção à doença, inclusive o uso de máscaras em locais fechados, e mantém apenas a exigência de passaporte vacinal para o acesso a ambientes fechados.
Relacionadas
“A gente já pode considerar a pandemia de covid-19 como uma endemia, uma doença que vai estar presente ao longo do tempo”, disse Soranz, em entrevista à Agência Brasil e à Rádio Nacional.
“Se não aparecer nenhuma nova variante, como aconteceu com a variante Ômicron, a gente vai ter um cenário de muito mais normalidade nos próximos dias”, continuou.
A pandemia foi declarada pela Organização Mundial da Saúde há dois anos, em 11 março de 2020, e especialistas dizem que, apesar de governos locais poderem retirar as medidas restritivas, somente a organização pode declarar o fim da pandemia.
Dose de reforço
Apesar da expectativa positiva em relação ao cenário epidemiológico, o secretário fez um apelo para que os 670 mil cariocas que estão com a dose de reforço atrasada busquem os postos para completar o esquema vacinal.
Soranz afirmou, ainda, que o Rio chegou a uma taxa de positividade de apenas 1,4% nos testes de covid-19, o que significa que há uma média de menos de dois testes positivos em cada 100 realizados.
Além disso, a cidade está com uma taxa de transmissão de 0,31, o que indica que 100 casos de covid-19 transmitem a doença para apenas 31, causando uma redução no número de infectados.
Mesmo assim, a preocupação da prefeitura é com as pessoas que não completaram o esquema vacinal ou não se vacinaram. A exigência do passaporte vacinal só deve ser suspensa quando a cidade atingir 70% da população adulta com a dose de reforço. Atualmente, o porcentual está em 55%.
Aglomerações no carnaval
Como o cenário de queda nos casos se manteve mesmo com as aglomerações registradas no carnaval, o secretário de Saúde espera que os desfiles na Marquês de Sapucaí, marcados para abril, aconteçam sem problemas.
“O carnaval não foi um problema na data original, mesmo com as aglomerações, e a gente espera que o carnaval na Sapucaí aconteça normalmente, que as pessoas possam voltar a ser felizes, estar juntas e voltar um pouco o jeito carioca de ser.”
Começam neste sábado os ensaios técnicos para o carnaval na Sapucaí de 2022 na Marquês de Sapucaí. Os ensaios se estendem nos finais de semana até 10 de abril. Já os desfiles acontecem no Feriado de Tiradentes, a partir de 20 de abril.
Apesar de praticamente todas as medidas restritivas terem sido suspensas na cidade, Daniel Soranz pondera que elas podem voltar caso alguma nova variante mude o cenário epidemiológico.
Com informações da Agência Brasil
Os números de novos casos despencam, assim como o número de mortos, mas os números da vacina que não impede a contaminação tem de aumentar.
É muita çiênscia…