Ficou para a próxima terça-feira, 27 de abril, o início dos trabalhos da CPI da Covid. A convocação foi feita pelo senador Otto Alencar (PSD-BA), o mais velho do colegiado e que tem a prerrogativa de conduzir a eleição da Mesa. Havia a expectativa de que a comissão fosse instalada na quinta-feira 22, logo após o feriado de Tiradentes.
No encontro, os 11 titulares vão escolher o presidente e o vice-presidente. A maior parte dos integrantes já fechou um acordo para que a presidência fique com Omar Aziz (PSD-AM), a vice-presidência, com Randolfe Rodrigues (Rede-AP), e a relatoria, com Renan Calheiros (MDB-AL).
Leia mais: “CPI é sinônimo de farsa de terceira categoria”, artigo de J. R. Guzzo
Contrário às tratativas, o senador Eduardo Girão (Podemos-CE) anunciou que também é candidato ao comando do colegiado. Ele classificou o combinado como “acordão” e disse que a CPI tem de ser técnica: “O povo não quer palanque político-eleitoral para 2022”.
A CPI proposta por Randolfe Rodrigues avançou após ordem do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal. Ela vai “apurar as ações e omissões do governo federal no enfrentamento da pandemia da covid-19 no Brasil e, em especial, no agravamento da crise sanitária no Amazonas”. Também há o aval para fiscalizar a aplicação de recursos federais por Estados e municípios.
Medidas sanitárias
De acordo com ato do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), os integrantes da CPI poderão participar das discussões de forma virtual. Contudo, para a eleição do presidente e do vice, os senadores deverão comparecer presencialmente. Haverá urnas na modalidade “drive-thru“.
O acesso ao plenário da CPI será reservado a senadores e a poucos funcionários. Após a instalação, caberá ao presidente da CPI e seus integrantes definir como o colegiado funcionará.
Falar em acordão é falar de máfia, não é isso que queremos, basta desta porcaria
Curiosíssima para ver onde isso tudo vai desembocar!
Presidente – Omar Aziz.
Relator – Renan Calheiros.
Divulgador, selecionador, inventor e manipulador de notícias – Velha Imprensa.
Tudo combinado e ensaiado.
Só faltou dizer:
– Fui claro, STF ?!!!!
Errata.
Este comentário refere-se à fala do Gal. Braga Netto.
Isso é uma afronta ao país e às instituições !!!