O deputado federal Marcel van Hattem (Novo-RS), responsável por conseguir as assinaturas necessárias para a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que visa a investigar as decisões dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), informou nesta sexta-feira, 25, que deve se encontrar com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), para conversar sobre o tema.
“Essa possibilidade é óbvia”, afirmou o parlamentar, ao explicar que o encontro deve ocorrer na terça-feira 29. “Falei com Lira, avisei que o requerimento está protocolado. Ele não está na presidência da Câmara. Qualquer ato da presidência só poderá ser levado à Mesa da Câmara a partir de terça-feira. Se os requisitos forem cumpridos, a instalação da CPI poderá ser feita imediatamente.”
Relacionadas
Até o momento, Van Hattem conquistou o apoio de 181 parlamentares. Eram necessários apenas 171. O documento foi apresentado na terça-feira. Apenas 48 horas depois, o parlamentar conseguiu o número de assinaturas necessárias para protocolar a CPI.
“Estamos reafirmando nosso compromisso com a democracia, com o Estado de Direito e com o Brasil”, declarou Van Hattem, durante coletiva de imprensa. “Não podemos tolerar o fato de que existem pessoas com seus perfis nas redes sociais censurados e que existam deputados com medo de se pronunciarem.”
Relacionadas
Entre os atos de censura elencados pelo deputado estão a busca e apreensão no endereço de oito empresários apoiadores de Bolsonaro; a determinação de bloqueio das contas bancárias de 43 pessoas e empresas “suspeitas” de financiarem “atos antidemocráticos”; o bloqueio do perfil no Twitter do economista Marcos Cintra; e a censura prévia do documentário Quem Mandou Matar Jair Bolsonaro?, da Brasil Paralelo.
Leia mais: “Democracia em risco”, artigo de J.R. Guzzo publicado na Edição 140 da Revista Oeste
Um certo cidadão brasileiro foi aceito como candidato à presidencia da república em óbvio desacordo a lei da inelegibilidade, a Lei complementar 64/90, que estabelece, de acordo com o art. 14, § 9º da Constituição Federal, casos de inelegibilidade, prazos de cessação, e determina outras providências.
Art. 1º São inelegíveis:
I – para qualquer cargo:
e) os que forem condenados, em decisão transitada em julgado ou proferida por órgão judicial colegiado, desde a condenação até o transcurso do prazo de 8 (oito) anos após o cumprimento da pena, pelos crimes:
1. contra a economia popular, a fé pública, a administração pública e o patrimônio público;
6. de lavagem ou ocultação de bens, direitos e valores;
10. praticados por organização criminosa, quadrilha ou bando;
A CPI da lava a toga pode começar a limpeza das inúmeras ilegalidades por esse fato.
O Brasil precisa dessa CPI. Quero saber se daqui a 4 anos o Arthur vai vir aqui na massagista pedir votos dos meus amigos e da minha família ou vai pedir votos do pessoal do Renan e da esquerda. Se ele não instalar os patriotas farão a maior campanha contra ele aqui em Alagoas. Ficará sem mandato. Aguarde.
Parabéns, um congressista sério, coisa rara.
Van Hatten – o povo esta te apoiando, precisamos de representante corajoso e que coloque o STF e TSE no seu devido lugar!
O lira não vai pautar e pronto. Vendido, FDP.
Parabéns, deputado Marcel Van Hattem, um dos mais valiosos deputados do congresso nacional. E parabéns também aos 180 deputados que estão solidários à criação dessa belíssima CPI e por serem brasileiros que amam a liberdade e à pátria 🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷
o problema que nao pode abrir cpi em final de legislacao.
tem mais de 60 CPIs na fila, mais de 20 pra impeachmeant de bolsonaro, teria que abrir todas CPIs antes dessa.
traduzindo, vamos ver muitas brigas entre gados e mortadelas ainda.
fiz as contas hoje, com total de eleitores, lula teve mais de 38 por cento dos votos, bolsonaro pouco menos de 38 por cento e cerca de 28 por cento nao votaram em ninguem, se abstendo, em branco ou nulo, ou seja, o brasil ainda tem esperanca, somos 28 por cento de pessoas decentes, sensatas e nao acreditamos que politicos sao deuses.
我不明白
Isentão gosta de ser dominado por gado ou jegue a cada quatro anos. É o preço da submissão de quem não tem bem coragem de ir votar.
Explique para seus eleitores e demais brasileiros caro Dep Van Hatten, porque só agora, pois sabes que não dará tempo de ser feita justiça nem corrigidos os abusos da eleição viciada. Se o Deputado estivesse realmente preocupado com os desmandos e arbítrios dos ministros do TSE e TSF, porque não agiu antes. Oportunismo para ganho de holofotes, quer esvaziar a manifestação em frente aos quartéis e quer o ladrão na presidência, está é minha maneira de ver uma atitude mais do que tardia. Seja feliz com seus holofotes e elogios de inocentes.
Marcel van Hatten é o único que está fazendo algo e este imbecil ainda reclama!
O Antônio Carlos Magalhães, o avô, está fazendo muita falta. A esquerda está se aproveitando muito do vácuo que esse homem bravo deixou. Com todo respeito ao Van Hattem, admiro demais ele, vai fazer história (já está fazendo), mas esse caso da CPI contra o STF é coisa pra um ACM, o Van Hattem é muito “bonzinho” para exercer essa função, ainda falta experiência (tempo de vida), falta mais convicção. Enfim,
‘
Parabéns Van Hatten. Enquanto os cães ladram a caravana passa.
Instaure a CPI e conte com o apoio dos manés. Somos a força do país.
Marcel é jovem e bonzinho? Sim. Ainda é um jovem inexperiente? Talvez sim. Mas até agora é o único abnegado no meio de tantos outros. O pontapé inicial foi dado, agora é se cercar de pessoas experientes para juntos combater as arbitrariedades do STF.
Inventaram esta CPI para fazer graça com a sociedade brasileira pois sabem que não vai dar em nada até porque muitos não foram reeleitos, todos os brasileiros já tem certeza que não precisam mais deste bando de corruptos, covardes e incompetentes tanto do senado como da câmara, são uns boçais.
Van Hatten assumiu a liderança do legsilativo contra o sistema STF-TSE, aproveitando o vácuo de poder na Câmara e no Senado.
Será um grande protagonista no segundo mandato do Bolsonaro.
Toc Toc Toc…..acorda mortadela…..Toc Toc Toc
Bolsonaro foi reeleito sim! O usurpador de poder, min. Moraes, precisa receber um impeachment.
sergio, você ta doido pra entrar debaixo dele, pelo comentário….
É candidata a menina?