Internautas criticam a cobertura dos veículos tradicionais sobre a denúncia contra o presidente do STF
A semana passada foi agitada para a Lava Jato e o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli. Isso porque o ministro determinou, na quinta-feira 9, o compartilhamento de dados da operação com a Procuradoria-Geral da República (PGR).
Em síntese, as forças-tarefa de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná têm de entregar, a partir de agora, ao procurador-geral, Augusto Aras, toda a base de dados de investigações. Vale lembrar que o pedido foi feito pelo próprio Ministério Público.
Monitoramento Oeste
Naquela quinta-feira, o interesse por Toffoli cresceu no Google. Numa escala de 0 a 100, que a plataforma utiliza para mensurar o interesse dos internautas, o ministro obteve 31 pontos em comparação com os míseros cinco registrados no início da semana.
Contudo, a escala alcançou o ápice na sexta-feira 10 (o segundo maior em 12 meses quando o assunto é o presidente do STF) em razão da denúncia segundo a qual Toffoli recebeu propina da Odebrecht quando era advogado-geral da União, no governo Lula.
Leia também: “Jefferson sobre denúncia contra Toffoli: ‘Vai ficar por isso mesmo?'”
A plataforma mostra que as buscas pelo nome do ministro somado a “Lava Jato” cresceram mais de 1.800%. Pesquisas relacionadas, a exemplo de “marcelo odebrecht” e “toffoli odebrecht”, também apresentaram aumento repentino nas buscas.
Além do Distrito Federal, Estados mostraram curiosidade pelo presidente do STF (na sequência): Tocantins, Piauí e Maranhão. Porém, poucos veículos, como Oeste, noticiaram a denúncia, inicialmente publicada pelo site Vortex. Internautas reclamaram:
E a delação do Marcelo Odebrech sobre o Dias Toffoli já virou Tabu para imprensa … a imprensa Brasileira só tem pressa para denunciar o executivo e o legislativo .. quando chega no STF parece uma coisa religiosa submissão total
— Alexandre Farias (@Alexand04357857) July 13, 2020
FALANDO EM STF…. E O DIAS TOFFOLI? A IMPRENSA ESTÁ CALADA! POR QUE?
— A BASE DA DEMOCRACIA CHAMA-SE CONSTITUIÇÃO. (@GilGilaudioart) July 13, 2020
Essa imprensa brasileira é podre.
Se o PR @jairbolsonaro têm dificuldade em posicionar a máscara no rosto (Gastam horas criticando).Mas um assunto tão relevante como os casos envolvendo José Serra e agora essa envolvendo Dias Toffoli muito pouco, quase nada.
Estamos sós. https://t.co/itkPgrfjAD
— Agenor Botelho (@BotelhoAgenor) July 13, 2020
Como assim "Fake News" Dias Toffoli, não foi a imprensa ou rede social, foi o DELATOR.
Ai não né TOTO!😏 https://t.co/QtK6ja7h8S— Luiz Henrique (@2Luiz_Henrique) July 11, 2020
Apesar do interesse das pessoas pelo assunto que envolve a denúncia, nos veículos da chamada grande imprensa o foco se manteve nos desdobramentos da decisão de Toffoli de enviar os dados da Lava Jato à PGR. Dessa forma, o possível futuro incerto da operação.
Em blogs de esquerda que noticiaram a denúncia da Odebrecht, o enquadramento das matérias foi de “vingança da Lava Jato”, ao supostamente vazar informações da delação de Marcelo para prejudicar Toffoli. Assim sendo, expor uma “seletividade” da operação.
Uma delação grave como está que envolve o presidente do supremo seria pauta de semanas caso a postura ideológico não degradada e mais ainda a mídia tradicional agora imagine se fosse essa denúncia sobre alguém.ligado ao governo? Seriam meses na pauta principal. Quem não lembra da escadinha de Queiroz quando a escadinha do deputado de pt era dez vezes mais elevada que o do Queiroz? Toffolli foi citado pelo principal delator da laca jato e um dos empresarios maus emblemáticos do pais e a imprensa acha que não merece citar ou pautar o fato gravíssimo. Resta as redes sociais então repercutir
Silêncio da grande mídia sobre assunto que deveria estar destacado por toda a imprensa somente demonstra o que todos os medianamente esclarecidos já sabem: há um complô gigantesco das cúpulas do Congresso, do Judiciário, da OAB, da Igreja Progressista, da ABI e outros, e, óbvio, de meios de comunicação, tudo para por de joelhos o estado de direito.
A imprensa decadente (leia-se Folha, Globo e Estadão) se colocou em uma sinuca de bico, ao optar por tomar partido ao invés de fazer jornalismo: perdeu credibilidade e público e agora não tem mais discurso para se mover.
Os blogueiros que escrevem nesses veículos cavaram o buraco em que estão metidos.
Que paguem o preço de sua arrogância e incompetência.
Senhores da REVISTA OESTE, bom dia. Recorro a esse canal pela falta de respostas e providencias em mensagens no “Fale Conosco” ou no seu canal no “messenger” do Facebook. Faz 1 semana que assinei a revista PORQUE TENHO ADMIRACAO PELO PRODUTO DE VOCES, porem, ate o momento os conteudos continuam sem acesso para mim. Por que? E’ normal? Algo errado com meu cadastro? O pagamento nao entrou? Nao tenho resposta para essas questoes porque voces nao se dignaram sequer a responder ao assinante. Estou desde entao mendigando ajuda para me ajudar a ter aquilo pelo qual optei em fazer, ou seja, a assinatura da revista. Estou aborrecido com o servico agregado ao produto que, francamente, nao esperava ser tao ruim. Nao gostaria de ter chegado a esse ponto mas o pior nao e’ nao receber por aquilo que assinei mas sim o total descaso como venho sendo tratado nesse caso. Peco a gentileza e o profissionalismo de providencias.
Quando adestramos algum animal, geralmente cachorro, existe o termo “reforço positivo”, ou seja, faça o que estou pedindo e receberá uma recompensa. A grande mídia e outros veículos oportunistas veem sendo adestrados com esse método há muito tempo.
Inteligente e real construção, Flávio. Parabéns ! Somos todos OESTE ! Deus permita que a linha editorial desse veículo assim permaneça ad eternum. É refrigério para mentes e corações de leitores do bem indignados com o marronsismo da extrema imprensa tupiniquim.
Caro José, obrigado pela leitura, pelo comentário e pelo elogio. A força que nossos leitores dão é o combustível que move o trabalho de Oeste. Abração
Excelente analogia, Flávio. Abração
A imprensa mainstrean brasileira já morreu à algum tempo e não foi enterrada. São zumbis midiáticos. Não perco mais meu tempo assistindo jornal na tv, lendo revistas ou folheando jornais. Só lixo e manipulação mal disfarçada. Uma pena, mas isto tudo aconteceu a por causa da infiltração tucano-petista. Agora merecem ser cremados por sua insensatez e perfídia, já que morreram mas não perceberam.
Já houve denúncia clara sobre o tal Instituto Brasiliense de Direito,cujo dono é o senhor Gilmar Mendes recebendo doações da JBS. Já houve contra esse mesmo senhor Juiz a denuncia de recebimento de patrocínio para o Instituto feito por indicado por ele para Eletrobras. Já houve questionamento sem resposta dos seminários feitos em Portugal sem esclarecimento convincente de quem bancou e quanto custou de fato o evento.Já houve denúncia de uma suposta reforma da mansão do senhor Presidente do STF por uma empreiteira. Já houve denúncia de uma suposta”mesada” recebida por ele por intermédio de sua esposa, uma coisinha de 100 mil reais.Já houve questionamento sobre supostos serviços dela à empresas julgadas pelo STF.Então OESTE, é hora de revolver esse balaio de gatos e ressuscitar as investigações anteriores para relembrar à Justiça(?) essas situações que se atingissem alguns de nós pobres mortais já estaríamos presos.
Pedro, obrigado pela sugestão de pauta, amigo. Abração
Sou eu quem agradece. Estou feliz por ter assinado esta Revista.
A revista Oeste passou a ser a minha fonte primária de informação, chega de ser manipulada pela grande imprensa e alguns sites.
Cris, obrigado pela leitura e pelo comentário. Espero que continue conosco. Grande abraço
O único caminho seguro para reconquistarmos a NAÇÃO, sem perseguição à direita ou esquerda, sem dúvidas sobre o Tofolli ou Gilmar, Aécio ou Lula, Orlando Silva ou Ze Dirceu, e tantos atores que nos representam e nos fazem concluir que somos: analfabetos, isentoes, desunidos, impatrioticos é:
A PRESTAÇÃO DE CONTAS c o CONGRESSO que trai os nossos votos assombrosamente, pelo FIM do Foro privilegiado e a PRISÃO em SEGUNDA instância. À partir daí tudo vai se encaixando, preservaremos os homens de bem, afastaremos o jornalismo hipócrita. E chega de casuismos como CPI de lavatoga para angariar votos num Teatro Mamulento. Aqui em MG já mapeamos os senadores Rodrigo Pacheco e Anastasia, de pouca memória e que ñ se lembram de nossas pautas alinhadas na praça da LIBERDADE.
José, obrigado pelo comentário. Forte abraço
Anastasia e Rodrigo Pacheco. Não esqueceremos!