Zoe Martínez ficou conhecida por seus vídeos críticos ao comunismo e à ditadura de Cuba. Nascida naquele país, mas hoje residente no Brasil, Zoe condena o totalitarismo e defende a democracia. A estudante cursa Direito em Brasília e continua na luta pela liberdade, sobretudo das pessoas que moram em Cuba. À Revista Oeste, Zoe comentou os protestos na ilha caribenha.
A seguir, os principais trechos da entrevista.
1 — Quais as mais recentes informações que você tem sobre o que está acontecendo em Cuba?
As manifestações continuam, com maior adesão popular em várias cidades do país. O “presidente” Díaz-Canel, nomeado por Raúl Castro, continua incitando os comunistas a ir às ruas e reprimir os manifestantes. Estão utilizando polícias e militares vestidos à paisana para agredir as pessoas. Alguns foram feridos à bala, outros estão presos ou desaparecidos. Um padre de Camagüey [cidade cubana] foi agredido e detido por defender um manifestante. O governo suspendeu a internet e a energia elétrica do país. Por isso, demora para recebermos novas informações. Mas, embora suspensa, a internet volta em alguns momentos e recebo informações pelas redes sociais e pelo telefone fixo. Circula entre os cubanos um aplicativo que se conecta por satélite. Não sei até que ponto funciona.
2 — Tivemos notícias de que as manifestações começaram no domingo. Em razão do fechamento da ilha, é possível que tenham se iniciado antes disso?
As manifestações começaram numa cidade chamada Santo Antônio dos Banhos, perto da capital Havana, e ocorreram de forma espontânea. A ela, foram se juntando outros municípios. O povo está no limite, sobretudo diante de uma crise de saúde sem precedentes, que veio para agudizar os problemas e a precariedade de um sistema socialista falido, tanto na saúde quanto na economia. Em Cuba, não há remédios, médicos nem vacinas suficientes, tampouco estrutura para enfrentar a pandemia de coronavírus. Além disto, as pessoas estão sem alimentos e sem água. Falta luz durante muito tempo. Os números de contágios e mortos pela covid-19 aumentam descontroladamente e a tudo isso se soma a falta de liberdade e de esperança em que vive o povo cubano.
“O país está vivendo uma verdadeira crise humanitária”
3 — Como está o sistema de saúde do país em meio à pandemia de coronavírus?
O sucateado sistema de saúde cubano está num momento crítico diante do avanço da covid-19. Cuba vem registrando números recordes de novos casos e mortes. Contudo, a cifra deve ser muito maior da que o governo declara. Faltam leitos, profissionais de saúde, medicamentos, falta tudo. Há pessoas denunciando a situação precária dos centros de isolamento, onde falta até água para beber. O país está vivendo uma verdadeira crise humanitária. A prova disso é que, pela primeira vez na história da Cuba revolucionária, o povo perdeu o medo e saiu para reivindicar seus direitos.
“Nos regimes totalitários, a palavra Democracia fica desprovida de sentido”
4 — O governo debita na conta dos Estados Unidos a rebelião popular. Quais os reais motivos?
A ditadura, historicamente, culpa os Estados Unidos por todos os problemas que acontecem em Cuba. Então, neste momento, não é de duvidar que aquela velha história do “bloqueio”, que não engana mais a ninguém, seja seu principal argumento. A realidade é que o povo cansou de escutar por 60 anos as mesmas mentiras. As pessoas cansaram de ver os líderes da cúpula do governo pedindo sacrifícios do alto de sua mesa farta e sua vida luxuosa, enquanto o povo vive em condições precárias, com fome, sem dignidade e, o pior, sem liberdade.
5 — Podemos dizer que Cuba está à beira de uma guerra civil?
Com certeza, pois o próprio “presidente” incitou a guerra civil, já que, como bom ditador e discípulo dos Castros, não aceita o legítimo direito do povo de se manifestar. Nos regimes totalitários, a palavra Democracia fica desprovida de sentido.
Todo esquerdista é parasita, vive do sangue e suor do trabalhador pagador de impostos, pesquise a vida deles que comprovará.
A Ditadura aqui já chegou. 33 pessoas dirigentes de partidos políticos embolsarão quase 6 bilhões de reais ( fundo eleitoral ) – dinheiro este pertencente a 210 Milhões de brasileiros. Se 2 bilhões de reais já não se justificavam, 6 Bilhões representam ABUSO DE PODER.
…mas como pode ter guerra civil com o povo totalmente desarmado?
1989 queda do muro de Berlim, 2021 ou 2022 Cuba livre, o último bastião da esquerda totalitária e sanguinária. Viva a liberdade!
Muitas vezes, a única saída imediata e certeira para se livrar dos parasitas ditatoriais socialistas é a guerra civil. Não existe debate, diálogo e negociação com quem apenas visa hegemonia total e a dominação.
O famigerado Programa Mais Médicos não fez nenhuma falta ao Brasil. Já para El Gobierno de Cuba fez uma grande diferença… acabou a mamata.
O comunismo, de maneira bem resumida e simplificada, pode ser entendido como uma espécie de monarquia às avessas, onde um poste é alçado ao status de “rei” (fidel, kin-jon-un, chaves, maduro, kadafi, etc), direcionando aos seus pares (mídia, puxa-sacos, vagabundos, amigos dos amigos, picaretas, cumpanhêrus, etc) tudo do bom e do melhor. E separando para o seu “reinado” toda a sorte de miséria e injustiça, mas claro, se vestindo da capa da democracia, sempre. E claro, quem paga tudo isso??? O reinado, é claro, e depois de um tempo vivendo assim, nem o direito de reclamar este reinado tem.
Não se empolguem, depois de tanto tempo domesticados, os cubanos não fazem a mínima ideia do que é liberdade e o que fazer com ela. Se conformaram em comer migalhas, desde que não desse muito trabalho. Hoje infelizmente o povo cubano é servil e manso sem um mínimo resquício de dignidade para sustentar uma luta. Logo, logo estarão de joelhos implorando perdão e uma migalha de pão. Quem fica 70 anos subjugado, não tem mais forças para a luta.
Olhem para o caso brasileiro onde a incidência do Bolsa Família é muito grande, principalmente no interior, as pessoas perdem o poder de reação, primeiro se acostumam com a falta, depois vem o medo de perder a migalha e se submetem a viver apassivadas, sem orgulho. A liberdade se conquista e mantém a custa de muito trabalho, muito suor onde a desistência não é uma opção. Infelizmente grande parte dos cubanos e boa parte dos brasileiros não compreendem mais o significado de trabalho,coragem e perseverança e terceirizaram a própria sobrevivência.
De fato. Basta observar a quantidade de brasileiros conformados com a corrupção, parasitismo estatal e as migalhas provenientes deste.
em termos.O povo do jeito que esta, não tem nada a perder
perder a vida??mas que vida??Esta porcaria de inferno cubano.Melhor a morte com a dignidade de ter lutado.
é a história do cachorro que você pode chutar e bater desde que de vez em quando dê um alimento pra ele. quando te ver vai correr balançando o rabo e feliz, isso é o povo desses tiranetes.
o pessoal festeiro do pt já foi pra lá ou não tem mortaNNNdela?
Vai lula!!!
Votem no Lula ou no Ciro para poderem sentir o que o povo cubano e venezuelano sentem.
acorda Brasileiros…se deixarem os supremosSatã e os Petralhas implantar o comunismo no Brasil, iremos sofrer males piores !!!!!!!!!!!!!!!
IMAGEM CLASSICA DO COMUNISMO: POVO NA MISERIA E OS MEMBROS DO PARTIDO NA ABUNDANCIA
Na esteira da convulsão em Cuba, esquerdistas burrinhos brasileiros, como Lula e seus asseclas, prestam $olidariedade ao corrupto, ditatorial, sanguinário, autoritário e carcomido governo implantado por Fidel Castro, com manifestantes da escumalha do PT, PCdoB, MST e delinquentes afins, vão à Embaixada de Cuba fazer loas ao sanguinário desgoverno. Aí, o G1, vejam bem, publica uma matéria de um outro aparelho esquerdista dizendo que a crise em Cuba, pode ter ajudado a população a emagrecer. Eles estão falando que passar fome, ter um sistema de saúde pública esfacelado – ao contrário do que dizem os esquerdopatas de que a saúde em Cuba é uma maravilha – isso sem contar a liberdade são itens eloquentes de uma farsa. Isso sem contar as milhares de vítimas do extermínio de pessoas contrárias ao regime Castrista. NO entender do Grupo Globo, passar fome por falta de gêneros alimentícios em uma economia falida governada por regime absolutista e sanguinário é uma virtude. É bom lembrar que a Forbes estima em 900 milhões de dólares a fortuna de Fidel Castro. O povo com fome, oprimido, assassinado, desprovido de liberdade e seu líder, um nababo no melhor estilo capitalista, com as burras cheias. A imprensa desmamada tardiamente quer isso no Brasil. Não vai rolar…
Quem está morrendo de fome perde o medo de enfrentar a tirania do regime. Visitei Cuba quinze anos atrás e prometi que jamais voltaria enquanto a ditadura não fosse derrubada. Não apenas pela tristeza de ver o sofrimento do povo, mas também para não contribuir para a manutenção de um desgoverno que após perder o suporte financeiro de outras ditaduras utiliza os dólares de turistas ingênuos para se sustentar.
Enquanto o povo cubano, sem liberdade e saúde, passa sede e fome, os “companheiros de lá ou ” camaradas”, como queiram, ou “chapas”, seja lá como for, estão muito bem, obrigado. Que vejamos isto, anotemos e reflitemos na hora das eleições – É isto que queremos para o Brasil ?
Após derrotar Fulgêncio Batista, Fidel Castro prometeu eleições livres e democráticas em Cuba, nunca ocorreu, caiu nos braços do regime comunista da União Soviética que durante décadas sustentou o regime cubano enviando milhões de dólares por ano, com a derrocada da URSS, começou o declínio cubano, respirou um pouco com ajuda de Hugo Chaves que drenou da Venezuela dólares e petróleo por um período porém como todo regime socialista ditatorial, a Venezuela entrou numa espiral descendente, então, a grande estadista Dilma Rousseff, desviou do pagador de impostos brasileiro através do BNDES e do disfarce Mais Médicos, alguns bilhões de reais para o regime dos Castros, há dois anos e meio, um genocida, homofóbico, racista, fascista, taxista e outros “istas”, fechou a torneira, pronto, aí está o retrato fiel do socialismo, só funciona enquanto dura o dinheiro dos outros, passaram-se 63 anos desde a ascensão dos Castros e vejam o que é Cuba hoje, e não venham culpar o bloqueio imposto pelos EEUU, pois Cuba recebeu farto apoio de outros regimes enquanto estes duraram.
Disse Tudo. Concordo e Acho que Cuba só será livre com uma guerra civil. O povo vai conseguir se armar e aplicará táticas de guerrilha. Cabe à ONU e os G7 impor sanções e forçar o Ditador cubano que ele solte as amarras para que Cuba se liberte deste pesadelo socialista. Esta porcaria NUNCA deu certo no Mundo. Nem na China que se vale do dinheiro capitalista para se financiar mas aí o caso é outro.
Não escreveria melhor… bem resumido…
Perfeito, não acrescento nada, disse tudo.
Faço minhas as suas palavras, analise perfeita, nem o Augusto Nunes faria melhor!