Cunha anuncia filiação ao PTB e quer ser deputado por São Paulo

Ex-presidente da Câmara ainda precisa recuperar direitos políticos antes de ratificar candidatura
-Publicidade-
Eduardo Cunha ensaia retomada política depois de prisão na Lava Jato
Eduardo Cunha ensaia retomada política depois de prisão na Lava Jato | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha anunciou na noite de terça-feira, 29, que decidiu se filiar ao Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). O político ainda manifestou a intenção de concorrer a uma vaga como deputado por São Paulo nas eleições deste ano.

“Quero comunicar a todos que tomei a decisão de me filiar ao PTB em São Paulo, onde pretendo disputar uma cadeira na Câmara”, anunciou Eduardo Cunha, por meio das redes sociais.

Para viabilizar a candidatura, no entanto, Cunha terá de reverter a impugnação de seus direitos políticos na Lei da Ficha Limpa. O ex-deputado está inelegível até 2027, em razão da cassação na Câmara em 2016.

Cunha foi cassado depois de decisão do Conselho de Ética da Câmara, em razão de declarações falsas a respeito de contas no exterior. Também em 2016, o ex-deputado foi preso preventivamente em operação da Lava Jato, por supostas propinas na compra de navios-sonda pela Petrobras.

No ano passado, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região revogou a prisão. Já no começo deste ano, o TRF-4 rejeitou o pedido da defesa de Cunha para transferir a ação penal aberta contra o político na extinta Operação Lava Jato para a Justiça Eleitoral.

Ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha ganhou notoriedade por comandar a Casa durante o processo de impeachment contra Dilma Rousseff. Na época, exercia mandato pelo MDB, representando o Rio de Janeiro como parlamentar.

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.