A Central Única dos Trabalhadores (CUT) planeja realizar manifestações em todas as cidades que têm uma representação do Banco Central (BC), a partir de 21 março — véspera da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom).
Os protestos foram confirmados pelo presidente da CUT, Sérgio Nobre, na sexta-feira 3, depois de uma reunião com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em São Paulo.
Os atos têm o objetivo de pressionar o BC a reduzir a taxa básica de juros (Selic), que atualmente é de 13,75%. O índice tem sido alvo de críticas constantes do presidente Lula, que culpa o presidente do BC, Roberto Campos Neto, pela alta da Selic.
“Queremos que o Copom nos ouça”, disse Sérgio Nobre, em uma entrevista coletiva. “É importante o BC ouvir os empresários e a Faria Lima, mas é preciso ouvir a classe trabalhadora também.”
Nobre disse também que entregou a Haddad estudos que podem “contribuir” para a retomada do crescimento econômico e a reforma tributária. Segundo ele, o ministro se comprometeu em organizar um grupo de trabalho para receber as reivindicações dos sindicalistas.
Os caras da cut vivem às custas e continuam enganando esses trabalhadores, e agora os manipulam para supostamente obter um efeito econômico que não tem nada a ver com a atuação dos sindicatos.
Vai começar a bagunça a céu aberto…
Esse “trem bala” tem tudo pra se tornar mais uma “carreta furacão”… Iniciativa privada para o PT só nos moldes do departamento de propinas da Odebrecht…
É um direito que a CUT tem. A direita também pode fazer manifestações onde tem representação do STF para pressionar a prisão em segunda instância, soltura de presos políticos e a cumprirem a constituição. Acho que todos tem direito senão é preferível a ditadura, seja de que lado for.
Só lembrando que está proibido o bloqueio de ruas e avenidas para realização de manifestações. Ou só vale para uma lado?
Boa Pergunta
Não se reduz a taxa de juros CELIC só porque a CUT quer. Se tivessem economistas competentes na Central, ou algum economista qualquer, eles pensariam, pelo menos, 02 (duas) vezes antes de opinar erroneamente sobre esse assunto. A política de juros do Banco Central está corretíssima. O presidente Roberto Campos Neto é competente mais do que o suficiente para não baixar a taxa de juros sem que a economia esteja crescendo, os gastos públicos em queda livre e os investimentos em plena ascensão. A economia tem leis próprias e não funciona por decreto. Quaisquer tentativa em sentido contrário gera inflação, recessão, desemprego e pobreza. Simples assim.
Ricardo você está certíssimo.
É só para fazer baderna no meio da rua. Reforçando a narrativa do Molusco.
Eles querem que a polícia intervenha só para reforçar que são coitadinhos.
Eles tem método para tentar convencer o povão, aliás, um “único” método… gritar!!
É só o que faltava esses cupinchas do lula CUT e MST querendo dar pitaco no BC como se entendessem de alguma coisa, esses mortadelas vendidas não passam de massa de manobra do ladrão e da mídia vendida hipócrita e esquerdopata. Praga de gafanhotos !
Concordo plenamente com vc.
O nível da incompetência ,o líder da CUT entregar um requerimento pra “ajudar” um ministro da economia a fazer alguma coisa ,pqp!
Senhor Deus ,por favor nos salve.
O BC deve estar tremendo de medo
Se existe alguém em quem o molusco e seus asseclas não podem mexer é no presidente do BC
Tai um Sérgio que não.merece o sobrenome que tem
Só faltava essa a turma de baderneiros ir a Rua p tentar interferferir no BC. Td orquestrado com esse desgoverno composto por uma quadrilha desqualificada q até agora não apresentou nada de positivo p economia. Fora PT o partido corrupto e incompetente.
cut, mst, mtst Vão plantar batatas, se é que sabem. Invasores de terra é igual cachorro correndo atrás de carros, quando o carro para, não sabem o que fazer.
As raposas fazendo festa no galinheiro…
É certo que tal movimento passou a ser totalmente político, e assim deve ser tratado, e sempre deve ser cobrado a respeitar as leis e a constituição, se querem se estabelecer como partido político que se credenciem dentro das leis e da constituição. Sendo um país democrático, capitalista, de direitos, dentre outros os de expressão e até mesmo que se candidatem de ser partido político, mas que sempre sejam respeitadores das leis e da constituição. Mas melhor que fazerem tais movimentos e pressões e ou invasões, porque não usam tais forças e ajudas que recebem dos políticos no poder para lhes sugerir coisa fundamentais para que o país tenha justa e correta redução de juros, por exemplo que o governante oportunize, priorize, para de tirar direitos dos colaboradores deixarem ficarem desrespeitados e desvalorizados no serviço público, para que partam para iniciativa privada e até serem empreendedores, do grande e querido, deixar de fazer gastos desnecessários e agir como bom e competente administrador de recursos públicos, pois ficar só caluniando e difamando, colocando a culpa em tudo a outros gestores não é ser bom administrador, que por sinal foi eleito para respeitar as leis e a constituição, se agir fora de tal condição se sujeita, da o direito aos votantes exigirem espécie de recall e ou de impedimento, justo, correto e legal, por estar subvertendo a constituição e as leis, isso independe de interpretações dos seus amigos postos na maior corte. Se quebrada a constituição é justificativa para medida extraordinária para a restabelecer, estão pedindo e querendo este tipo de ação.
Querem reduzir os juros? Simples: primeiro diminui o tamanho do Estado, reduzindo despesas federais. Dos atuais 37 ministérios, reduza-os pela metade. O brasileiro de bem agradece.
sim, Paulo, agradeço e não preciso estar de joelhos e braços ao alto; agradeço apenas com os pés juntos e mão no coração… a fé é tão imensa quanto…
ISSO SÓ SE COMBATE COM LÍNGUAS DE FOGO.
Isso só se combate com ARMAS de fogo
Pegar o ladrão cachaceiro e tacar-lhe fogo.