A Polícia Civil de São Paulo prendeu José Rainha e Luciano de Lima, líderes da Frente Nacional de Luta (FNL), sob suspeita de extorsão de proprietários de terras na região do Pontal do Paranapanema, no oeste do Estado. A prisão ocorreu no sábado 4, na cidade de Mirante do Paranapanema. De acordo com a Polícia Civil (PC), também foram apreendidas armas supostamente usadas em conflitos agrários.
A operação que resultou na prisão de Rainha e Lima começou na sexta-feira 3, a partir de mandados expedidos pela Justiça de São Paulo em inquérito que apurava a extorsão de pelo menos seis pessoas.
Outro inquérito foi instaurado para apurar a conduta de pessoas que teriam expulsado os invasores de áreas na região. Nessa investigação, foram apreendidos dois fuzis calibre 556, duas espingardas calibre 12 e uma calibre 357, informou a PC.
“As prisões preventivas têm como objetivo a interrupção do ciclo delitivo e promoção de prevenção geral e paz no campo”, declarou a corporação, em nota. Também disse que essas prisões não têm relação com “os atos decorrentes do Carnaval de 2023, quando um grupo invadiu nove propriedades rurais”. “Mas visa a apuração do ciclo de violência decorrentes de extorsões e dos disparos de arma de fogo, incluindo fuzil, o que colocou em risco número indeterminado de pessoas”, observou a PC.
O secretário de Segurança do Estado de São Paulo, Guilherme Derrite, confirmou as prisões e destacou o papel dos policiais envolvidos na operação.
José Rainha Júnior e Luciano de Lima, líderes da FNL, foram presos pela nossa Polícia Civil. Parabenizo os policiais envolvidos nessa missão, que contam também com o apoio da Polícia Militar para garantir a segurança em nosso Estado.
— Guilherme Derrite (@DerriteSP) March 4, 2023
A FNL negou que os dois líderes presos tenham praticado crimes e afirmou que as detenções têm “cunho político”. “Essa prisão de cunho político, tem nítida relação com a jornada de ocupações do Carnaval Vermelho, sendo um ato de retaliação aos lutadores do povo sem terra.” O grupo também pede a liberdade para os dois presos. “Exigimos a imediata liberdade e convocamos todos aqueles que lutam a se solidarizar, pois não podemos tolerar que o Estado haja (sic) de maneira arbitrária contra quem luta”, diz o comunicado da FNL.
Associação de produtores x sem terra
Na semana passada, a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) manifestou-se contra a invasão de fazendas promovida pela FNL. No sábado 16, mil famílias da FNL iniciaram o ato “Carnaval Vermelho”, atualmente concentrado nas cidades de Marabá Paulista, Sandovalina, Presidente Venceslau e Rosana, e atacaram produtores rurais.
O ajuntamento diz reivindicar a destinação das áreas para estabelecer assentamentos da reforma agrária para trabalhadores sem terra.
“Exigimos respeito com a classe dos produtores rurais e solicitamos que as instituições federais e estaduais envolvidas tratem o caso de acordo com o que a lei determina”, disse a ABCZ, em nota divulgada um dia depois das invasões. “Que o Judiciário cumpra o papel de assegurar o direito da propriedade privada, garantida na Constituição, tratando os fatos com agilidade.”
Esse bandido estava solto?
Prisão neles e pronto.
Vamos ver quem do STF vai soltá-lo.
Gilmar ou o cabeça de glande ?
Acho que não deveria ser preso, mas enforcado!
Lugar de bandido é na cadeia, bingo!
Não fica 2 horas preso. 11 comunistas no STF para liberta-lo. Um deles, o Ricardo, veste camisa, boné e é ativista do MST. As invasões e destruição de propriedades privadas irão continuar com a anuência do sistema comunista judiciário brasileiro.
Roda a roleta…hoje mesmo solto… quem dá mais? E vamos apostar.
Que tal e balas perdidas na cabeça destes bandidos?
Esses atos não são condenados pelo STF? Como são classificados os brasileiros no inquérito dos atos antidemocráticos nas ações do ministro Alexandre de Moraes?
Será que esse indivíduo e o seu bando de capangas, não são os verdadeiros TERRORISTAS que querem destruir bens privados, ao contrário dos inocentes que estão presos, acusados de destruir bens públicos ?
O próprio cachaceiro deve mandar soltar, pq ele não fez nada e as armas são legais, mas só para esquerdopatas
Esse gangster vagabundo contumaz já deveria estar atrás das grades há muitas décadas.
Esse delinquente só atrapalha quem trabalha e produz !!
Basta de tolerância com esses PeTralhas cangaceiros !!!
Esse Zé rainha e seu bando deviam ser extipados como as pragas das lavouras que eles são, deviam usar agrotóxicos contra essas pragas.
Praga você não alimenta, você elimina, é assim que funciona.
Carnaval Vermelho com o enredo: José, a Rainha do Biscate Armado.
Achei que todo esse armamento estava nas mãos dos manifestantes presos em Brasília.
Sinceramente pensei que o estrume, responsavel pelo assassinato de varias pessoas, ja estivesse em um cemiterio, mas vejo que voltou para espalhar o odio, terror e mortes.
Tem um cunho político sim, prenderam os chefe da frente nacional de larápios. Esses são PELEGOS, vivem de fazerem nada.
E VAI COMER CARNE NA CADEIA?
ARRUMA SETE PALMOS ABAIXO DA TERRA PARA PRAGA DO CAMPO.
Infelizmente estas invasões ocorrerá por estes tristes 4 anos, se o próprio traste apoia estes ditos movimentos sociais, agora para aqueles do Agro que votou no L, eu só lamento.🤔
Os gângsters faziam isso nos EUA (talvez ainda façam). Os comerciantes tinham que pagar para não ter os seus comércios incendiados ou depredados.
Esse criminoso José Rainha está fazendo exatamente o mesmo e parece que, sob o governo do 9 Dedos, vai ficar porisso mesmo.
Isso só cai parar quando resultar em tragédia, esses meliantes invasores tem a proteção do ladrão.
Estes são os verdadeiros terroristas. Diferentemente daqueles que estão presos em Brasilia
São os flagelados do PT
Toca tudo na cadeia esses vagabundos ….
Não demora muito e o STF liberta esses dois meliantes!
Este assassino no início da década 90, matou um fazendeiro e um Policial Militar durante uma invasão de terras no norte do estado do Espírito Santo, na cidade de Pedro Canário, preso na época, foi julgado e condenado na comarca do município onde o crime aconteceu, na época, governador do estado, o Sr. Vitor Buaiz do PT, agiu politicamente, anulou o julgamento, transferiu para a comarca da capital do estado onde novamente julgado foi absolvido, este verme não vale o ar que respira, cadeia para ele é pouco.
Lula e o PT sempre apoiaram as invasões. O discurso de Lula sobre o tal “exercito do Stédile” comprovam o estímulo aos bandidos
Prisão de cunho politico, desculpas pomposas para atos promovidos pela a esquerda, enquanto isso beirando mil pessoas presas em Brasília sem acusação formal de delito e os que saíram usam tornozeleiras eletrônica pelo perigo que eles representam a sociedade.
Que novidade!