O secretário de Assuntos Econômicos Internacionais do Ministério da Economia, Erivaldo Alfredo Gomes, disse nesta quinta-feira, 14, que o Brasil não apoia a proposta da Rússia de constituir um sistema de pagamentos específico para o Brics, bloco composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
A sugestão foi apresentada há algumas semanas pelo ministro das Finanças russo, Anton Siluanov. Depois de invadir o território ucraniano, Moscou está praticamente isolada no sistema financeiro internacional, com destaque para o sistema bancário financeiro global Swift.
Relacionadas
O secretário destacou que o Brasil defende um sistema mais ágil que a plataforma Swift, usada há cerca de 40 anos, mas entende que um novo sistema deve ser discutida de forma global, sem ser restrita a um grupo de países. Ele informou que a sugestão apresentada pela Rússia não é consenso entre os países do grupo.
“Faz sentido a gente ter uma discussão sobre como estabelecer uma nova plataforma. O Brasil entende que isso deve ser em âmbito multilateral, global. Não uma solução específica de alguns países. Até para evitar a fragmentação”, afirmou, como regista a Agência Brasil.
De acordo com Gomes, a existência de vários sistemas de pagamentos simultâneos levaria à ineficiência em escala internacional. “Já imaginou fazer um Pix para a mãe e usar outro sistema de pagamentos para transferir dinheiro para o irmão? Essa fragmentação não é boa”, argumentou.
Erivaldo Alfredo Gomes defendeu que o novo sistema de pagamento que venha a ser criado seja gerido pelo Banco de Compensações Internacionais (BIS), instituição sediada na Suíça que reúne os bancos centrais do planeta.
Na avaliação do governo russo, o novo sistema traria mais independência financeira aos países emergentes, com a ampliação do uso de moedas nacionais. Para Siluanov, existe a necessidade de acelerar a integração de sistemas de pagamentos e de cartões e de criar um sistema próprio de intermediação entre os membros do Brics.
VOCÊS SABIAM??
Que apesar das amplas propagandas…AINDA NÃO ASFALTARAM A TRANSAMAZÔNICA…e outras estradas da Região norte… SABIAM que essas estradas SÃO BOICOTADAS desde a década de 60-70 pela Europa e EUA??
Aliais o boicote feito ao Governo militar foi feito SÓ PORQUE os militares começaram a tentar desenvolver a Região Centro Norte,
Vocês leem noticias e esquecem!!
Nestle, Volvo, Ford, e mais uma PENCA de multinacionais BOICOTARAM E AMEAÇARAM O BRASIL em 2019..
ESQUECERAM?!?
Das girafas pegando fogo na amazônia?
Do Leozinho Di Caprio?
Do Sting The police?
Isso que fizeram com a Russia..poderá ser feito ao Brasil.
Acordem!
As estradas na região AMAZÔNICA PARARAM NOVAMENTE!