As joias que o ex-presidente Jair Bolsonaro ganhou de autoridades árabes foram entregues na manhã desta sexta-feira, 24, em Brasília, pelo advogado Paulo Cunha Bueno.
Por determinação do Tribunal de Contas da União (TCU), as joias estão em uma agência da Caixa Econômica. A defesa de Bolsonaro aguarda a liberação de documento do Exército Brasileiro para devolução das armas que o ex-presidente também recebeu.
Na quarta-feira 22, o TCU decidiu, por unanimidade, que a defesa de Bolsonaro deveria entregar as joias à Caixa e as armas à diretoria de Polícia Administrativa da Polícia Federal, no edifício-sede da corporação, na capital federal. A defesa de Bolsonaro havia protocolado uma petição para entregar as peças ao TCU até que a destinação final fosse definida.
As joias, avaliadas em R$ 500 mil, incluem relógio, caneta, anel, abotoaduras e masbaha (um tipo de rosário). Elas foram trazidas ao Brasil por uma comitiva do Ministério de Minas e Energia, que representou o governo brasileiro em um evento na Arábia Saudita, em outubro de 2021.
Diferentemente das joias, o fuzil e a pistola recebidos por Bolsonaro, em 2019, durante viagem aos Emirados Árabes Unidos, foram comunicados à Receita e ao Exército, para que fossem registrados. Contudo, Bolsonaro também vai ter de devolver as armas.
VAMOS AO QUE INTERESSA:
– PEC DO VOTO AUDITÁVEL
– PEC DA PRISÃO EM SEGUNDA INSTÂNCIA, INDEPENDENTEMENTE DO CEP.
– REDUÇÃO DE MANDATO NO SUPREMO FEDERAL MENOR OU IGUAL DE PRESIDENTE DA REPÚBLICA, PRÁ VALORIZAR E SER COERENTE COM UMA DEMOCRACIA, CUJA RAZÃO É O POVO, O SEU VOTO.
Já pediram para o Luladrão devolver aquele relógio Piaget de R$80k que ele disse que ganhou?
Esses Esquerdistas e sua desmemoria….
Em 2016, o TCU determinou que a Presidência, então ocupada pelo ex-presidente Michel Temer (MDB), identificasse com quem e onde estariam 568 presentes dados a Lula e 144 recebidos por Dilma, de modo que fossem incorporados ao patrimônio público da União.
No mesmo ano, 132 presentes dados a Lula foram encontrados pela Polícia Federal num cofre do Banco do Brasil no centro de São Paulo; 21 de maior valor foram depois confiscados pela Presidência. Em 2019, no final da auditoria, o TCU registrou que 360 presentes recebidos por Lula foram localizados no Galpão do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, e foram transportados de volta para Brasília. Outros 74 não foram localizados.
Já os presentes recebidos por Dilma foram encontrados num Galpão da Cooperativa dos Trabalhadores Assentados na Região de Porto Alegre, em Eldorado do Sul (RS). No local, no entanto, não foram localizados 6 dos 117 presentes identificados – segundo representantes da ex-presidente, eles teriam ficado nas dependências da Presidência.
O relatório não detalhou o que eram esses presentes, mas alguns itens – esculturas, maquetes, espadas e uma coroa – foram incorporados à União após uma decisão judicial. Lula até hoje tenta reaver esses bens.
Nada que Bolsonaro fez valeu. Até o Silveira tá preso.
E a Caixa Econômica? O Pedro bateu boca com a atual presidente, que decidiu se indenizar.
EITA FARRA!
Parece que o senado vai fazer uma regulamentação sobre o assunto. As armas o tcu aprovou que o presidente ficasse com elas, as joias que era para Michele está na receita, parece que ela nem sabia, agora relógio, botoaduras, são coisas tão pessoais que deveria permanecer com a pessoa que recebeu. Espero que o congresso, faça algum regulamento que deixe claro o que pode e o não pode ser presente pessoal. Bolsonaro ainda agiu de acordo o que se tinha no momento, o tcu decidindo. Agora o Lula e a Dilma levou tudo, e me parece que brigam na justiça pra reaver os presentes que foram tomados. Esta é a diferença entre o Bolsonaro e o pt!
Agora o Lula já pode enfiar isso no c.. ops… no bolso também e levar pra casa na próxima mudança, assim que o Alckmin assumir.
Mas para a sua tristeza em breve, caixão não tem gavetas.
Canalhas intrigueiros também pagarão pelo ‘falso testemunho’.