publicidade
Política

Defesa de Léo Índio aciona OEA contra Moraes

Primo dos filhos de Bolsonaro é acusado por participação nos atos de 8 de janeiro

Léo Índio
Léo Índio está na Argentina e teve a prisão preventiva decretada por Moraes | Foto: Reprodução/Instagram

Os advogados de Leonardo Rodrigues de Jesus, conhecido como Léo Índio, denunciaram o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes à Organização dos Estados Americanos (OEA). O órgão é vinculado à Comissão Interamericana de Direitos Humanos.

Léo Índio é primo dos filhos mais velhos do ex-presidente Jair Bolsonaro, o senador Flávio, o deputado federal Eduardo e o vereador do Rio de Janeiro Carlos, todos do PL. A defesa afirma que há perseguição e violações de prerrogativas.

Receba nossas atualizações

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

A advogada dele acusou ministros do STF e do Superior Tribunal de Justiça, além de desembargadores do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, de usar o sistema judicial para silenciá-la.

“(…) Agentes políticos, digam-se, Magistrados, entre eles, Vossa Excelência, Doutor Alexandre de Moraes, a Ministra do STJ, Doutora Fátima Nancy Andrighi e o Desembargador do TJDFT, Doutor Héctor Valverde Santanna, promoveram/promovem em desfavor da advogada, Doutora Clarice Pereira Pinto, OAB/DF 14.610, consoante os fatos narrados na DENÚNCIA e comprovados por meio de cópias integrais de processos judiciais, o uso abusivo do sistema jurídico para perseguir, silenciar e, sobretudo, deslegitimá-la”, escreveu a advogada.

Léo Índio vive na Argentina

Léo Índio está na Argentina e teve a prisão preventiva decretada por Moraes nas investigações sobre os atos de 8 de janeiro. A Polícia Federal apreendeu o passaporte dele em outubro de 2023, durante operação.

Depois. a Procuradoria-Geral da República o denunciou por participação nos atos de 8 de janeiro, em Brasília. Já em 28 de fevereiro de 2025, a Primeira Turma do STF aceitou, por unanimidade, a denúncia contra Léo Índio.

Ele se tornou réu por participação nos atos que depredaram as sedes dos Três Poderes, em Brasília, em 8 de janeiro de 2023. A Primeira Turma também formou maioria para confirmar a decisão e rejeitou recurso da defesa.

Leia também:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade