DEM articula ampliação da área de atuação da Codevasf

DEM articula de perto a aprovação de projeto que fortalece a Codevasf, estatal comandada por um indicado do deputado Elmar Nascimento (DEM-BA). O deputado General Girão (PSL-RN), aliado de Bolsonaro, também trabalha a favor da pauta
-Publicidade-
Deputado federal Elmar Nascimento (DEM-BA)
Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Deputado federal Elmar Nascimento (DEM-BA) Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados

DEM articula de perto a aprovação de projeto que fortalece a Codevasf, estatal comandada por um indicado do deputado Elmar Nascimento (DEM-BA). O deputado General Girão (PSL-RN), aliado de Bolsonaro, também trabalha a favor da pauta

O presidente da Codevasf, Marcelo Andrade Moreira Pinto, é um indicado do deputado federal Elmar Nascimento (DEM-BA)
Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados

O deputado Elmar Nascimento (DEM-BA), ex-líder do partido na Câmara em 2019, se articula nos bastidores da política para aprovar o Projeto de Lei (PL) 10.756/18. O texto propõe a ampliação da área de atuação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

-Publicidade-

A articulação tem a digital do DEM. Afinal, Nascimento é quem vocaliza as demandas do presidente nacional do partido, ACM Neto, prefeito de Salvador. E o interesse do parlamentar é justificado. O diretor-presidente da estatal, Marcelo Andrade Moreira Pinto, é indicado dele.

O ex-líder do DEM tem articulação significativa com líderes partidários e tem trabalhado com empenho pela aprovação do texto, uma das alternativas para entrar em pauta no lugar do Fundeb. Não à toa que ele busca elevar seu capital político para disputar a presidência da Câmara. “Por isso, não seria uma surpresa o PL 10.756 ser aprovado na calada da noite”, diz a Oeste um aliado do parlamentar.

Desenvolvimento

Mas a pauta articulada por Nascimento é positiva para o país. O texto propõe incluir a Paraíba e o Rio Grande do Norte na jurisdição da Codevasf. Tanto que outros parlamentares trabalham pela aprovação da matéria, como o próprio atual líder do DEM, Efraim Filho (PB), e o deputado General Girão (PSL-RN).

Integrante da base aliada do presidente Jair Bolsonaro, Girão articula pautas diretamente com técnicos da Codevasf. Presidente da Frente Parlamentar Mista em Prol do Semiárido, ele identifica na pauta a abertura o desenvolvimento econômico da região.

A matéria ajuda a ampliar os estágios de atuação do plano de desenvolvimento do semiárido, uma articulação de Girão. Com a inclusão do Rio Grande do Norte e da Paraíba na jurisdição da Codevasf, todos os estados estariam incluídos no escopo da estatal. Um plano para o semiárido ficaria esdrúxulo sem os estados.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.