Desembarque do MDB e do DEM do Centrão complica candidatura de Arthur Lira à presidência da Câmara
No xadrez, xeque é um termo usado para indicar uma ameaça ao adversário. No “xadrez político”, essa é a condição em que se encontra o deputado Arthur Lira (PP-AL). Líder do Centrão, ele vê ameaçado não apenas seu poder como articulador informal do governo, mas também sua candidatura à presidência da Câmara.
Alguns vão até além e dizem que a saída do DEM e do MDB do Centrão impõe a Lira, desde agora, o xeque-mate, jogada do xadrez que representa o final da partida. Aliados do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), avaliam que, com o racha do Centrão, o pepista não tem mais força para vencer as eleições, em fevereiro de 2021.
É cedo ainda, contudo, para afirmar se Lira está fora do jogo. Até porque, como já mostrou Oeste, o poder de Lira advém majoritariamente de parlamentares do baixo e médio clero. O alto clero — e aí se incluem parlamentares em ascensão desde 2019 — sempre foi mais fiel ao presidente da Câmara.
Mobilização
De toda forma, dentro do DEM e, também, no MDB, comenta-se que Lira não conseguirá se eleger. “Está fora do jogo. Esse movimento [do desembarque das duas legendas] foi praticamente xeque-mate no Arthur. Enterrou ele e colocou o Baleia [Rossi, presidente emedebista] lá em cima”, destaca uma liderança na Câmara.
O líder do Centrão terá, agora, a tarefa de mobilizar toda sua base, contar e recontar os votos que tem para a presidência. Afinal, a decisão de DEM e MDB pode ser acompanhada por outras legendas nos próximos dias.
É cedo ainda para essas afirmações tão definitivas. O jogo está só no começo.
O DEM e MDB não vão largar o osso facilmente. Essa turma adora o poder.
Como somos enganados!!!Só as RUAS os assusta. Pergunte a Renan Calheiros quem será o próximo vagabundo a ocupar a mesa, tbm do senado. Quem está comprometido em não pautar o FIM do Foro privilegiado e a instalação e a PRISÃO em SEGUNDA instância. Trabalhamos firmes p ñ terem esses vagabundos muitas prefeituras e vereanças. A mudança radical é o PLANO.
Quem paga mais?????
Sinceramente, querem trocar 6 por meia dúzia?? Não sei qual o pior, se Botafogo ou Arthur Lira. Dúvida cruel!