A pedido do Chile e da Colômbia, a Organização dos Estados Americanos (OEA), com sede em Washington, discutiu nesta quarta-feira, 11, a situação brasileira depois da invasão dos prédios da Praça dos Três Poderes, em Brasília, no domingo 8. O embaixador do Brasil na OEA, Otavio Brandelli, em uma mensagem coordenada pelo Itamaraty, afirmou que a democracia brasileira não está em risco e que os responsáveis pelos atos serão rigorosamente punidos.
“A democracia brasileira acabou de dar uma demonstração de solidez e eficácia de seus mecanismos de proteção, graças à atuação firme e coesa dos Três Poderes”, disse Brandelli. “O Brasil tem um compromisso inabalável com a democracia e rechaça qualquer forma de extremismo antidemocrático e violência política.”
O embaixador repetiu no discurso na OEA o que aliados do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) têm afirmado internamente: não haverá anistia aos envolvidos nas manifestações que tomaram conta do país desde o segundo turno das eleições e especialmente a quem estava em Brasília no domingo.
Os responsáveis serão “identificados e tratados com o rigor da lei, dentro do devido processo legal”, declarou Brandelli, acrescentando que o “Estado dará respostas à altura da gravidade dos atos cometidos”. “Sob a égide dos preceitos da Constituição de 1988, o Brasil registra o mais longo período de convivência democrática em sua história republicana”.
Na reunião, líderes latino-americanos manifestaram preocupação de que os “atos antidemocráticos” se espalhem pelo continente, governado praticamente por políticos de esquerda.
O secretário-geral da OEA, Luis Almagro, ex-ministro das Relações Exteriores do governo de esquerda de José Mujica, no Uruguai, disse que o que ocorre no Brasil “não é um fato isolado” e quer que a Justiça investigue os financiadores das manifestações brasileiras.
Nesse mesmo sentido se manifestaram os representantes dos governos esquerdistas da Colômbia, e Honduras, por exemplo, deixou claro que a crise não era só do Brasil. “Não sabemos onde vai ser replicado, na próxima semana ou no próximo ano. Está virando um costume ruim”, disse o representante hondurenho.
Relacionadas
E o desespero dos caudilhos bananeiros da América com a possibilidade de um dia perderem as suas galinhas-de-ovos-de-ouro, não vale nada?
A democracia no Brasil está uma beleza
Ailton lira foi pego com dinheiro na cueca é o presidente da câmara
2- lula roubou tudocque deu conta é presidente do Brasil
3-Renan Calheiros está com uns trese Processos é senador
E por aí vai essa democracia e de dar inveja a qualquer país do mundo
4-
processos é senador