A ministra do Esporte, Ana Moser, foi criticada, depois de anunciar que os eSports, jogos eletrônicos disputados de forma coletiva em todo o mundo, não serão considerados esporte no governo Lula.
Atletas e pessoas ligadas aos jogos eletrônicos criticaram a declaração. O fundador da Furia, atualmente a maior organização brasileira de eSports, que entrou para a elite mundial e disputa os principais torneios globais, comentou a declaração da ministra:
Triste a Ministra do Esporte emitir opiniões tão rasas sobre esports sem conhecimento de como a nossa indústria transforma a sociedade com emprego, alcance, audiência e impacto social.
Espero de verdade que tenha maturidade para evoluir seu entendimento obsoleto sobre o assunto.
— jaimepadua (@jaimepadua) January 10, 2023
Na terça-feira 10, em entrevista ao site UOL, a ministra do Esporte anunciou ainda que não planeja investir em eSports e comparou a categoria à música.
“A meu ver, o esporte eletrônico é uma indústria de entretenimento, não é esporte”, disse. “Então, você se diverte jogando videogame, você se divertiu. Mas o pessoal treina para fazer. Treina, assim como o artista. Eu falei esses dias, assim como a Ivete Sangalo também treina para dar show, e ela não é atleta da música.”
Ana Moser contou, ainda, que, em 2022, quando ainda estava a frente da ONG Atletas pelo Brasil, fez uma ação muito forte junto ao Poder Legislativo, para que o texto da Lei Geral do Esporte, que tramita no Senado, não ficasse aberto ao ponto de ser possível encaixar os esportes eletrônicos.
A declaração da ministra não me causa nenhuma estranheza, basta ver o nível dos ministros escolhidos!!
Nenhuma surpresa. O retrocesso é geral nessa palhaçada que nos enfiaram goela abaixo.
Santa ignorância. Essa esquerda é retrograda e o sistema tá falido.
A piada já veio pronta mesmo kkkkk aí depois que todos os times migrarem para o campeonato NA e o país perder milhões que esses campeonatos movimentam, os empregos gerados pelas organizações e patrocinadores dos campeonatos, ai sim vai vir o arrependimento. É a nova era, agora faz o L.
Sub macho competindo com fêmeas, aí pode nê?
Não é ministra do Lula por acaso.
Cada ministro…esse sapato grande é uma piada.
Pensei que fosse alguma entrevistada da cracolandia. Olha, tem gente mais bonita, arrumada, e menos assustadora la… mas a mente certeza que é similar ou pior que crackeiro..
Esta mulher está sempre dando entrevistas imediatamente depois de acordar de um sono muito profundo ou é só impressão minha?
Boa tarde a todos! Deparo-me com absurdos e mais absurdos: as lentes de contato do Ministro Barroso que vê sinceridade, resignação e a “alma limpa” do Terrorista italiano, A Santa honestidade de João de Deus, já devia ter trocado as lentes por outra de melhor qualidade. Moraes, o tirano, não se cansa de ver atos antidemocráticos com sua luneta dada pelo 9 dedos e condenado a três instâncias onde só clama por Liberdade. Fachim, parece que sempre trabalhou nos correios, PHD em CEP! Rosa Weber , cheira a rosa de banheiro da Central do Brasil, omissa. Cármen Lúcia, vê cores celestiais quando o PT, PSOL e O MST jogaram tinta vermelha em sua casa. Toffili, amigo do amigo de meu pai e irmão de invasor de lugar protegido, parece no país das maravilhas. Gilmar Mendes, amigão de Barata, compadre, diz que não tem parentesco com esse inseto que acabou com o transporte público do Rio de Janeiro. Lewandowski , filho da vizinha, deve favor e agradece de joelhos ate hoje, aos 9 dedos, pois ele o transformou em ministro. Fux que nada sabe, quer a escuridão do esquecimento. Flavio Dino, processos em abundância proporcional ao seu volume é Ministro da Justiça, piada do tamanho de seu comunismo. José Dirceu e filho: bandidos, Hélder Barbalho e filho: bandidos ², Renan Calheiros e filho: marginais ³, e por aí vai, lista infinita, roubos infinitos, desqualificados aos montes! Chico, Gil, Caetano e muitos outros que só venderam discos na “tal ditadura” e agora se venderam fácil ao “diabo” e querem falar que foram maltratados. Essas minorias, feitas como massa de manobra se não acordaram, vão acordar. Estou enojado de ver tanta sacanagem e inversão de valores!
A única função dela será estragar os esportes legitimamente femininos com a inclusão da salada de letrinhas.
Será que a geração Y que fez o L já está arrependida? Calma… dias piores virão.
QUE DECEPÇÃO, COM ESSA MOÇA!!!!
Avisa a ministra ue homem não é mulher, seja ele trans ou não.
Tudo bem. Meus jogos de arcade não são esporte, são diversão. Mas xadrez online é esporte, sim.
Vamos lá. Essa turma canhoteira tem a mente toda invertida. É mesmo uma deformação fisiológica dos que se entregam a esse movimento idiotizante de histeria coletiva. São ligados no superficial, na semântica e numa falsa estética. Pura fachada com fins de sinalização de virtude. Veja essa senhora. Não tá nem aí se responde a um ex-detento, ou se vai prejudicar toda uma categoria em ascensão no Brasil. Diz que e-sports não é categoria esportiva e ponto final. Por essa linha de raciocínio essa senhora que não cuida nem de sua aparência pessoal, qualquer hora dessas via querer por Decreto retirar o Xadrez da categoria de esporte.
Não duvido ela dizer que xadrez também não é esporte, porque já tem muitos torneios via Internet.
…a que calça 42 além de feia…é burra pra dedeu. Mal sabe esse traste esculhambado que, a indústria ligada ao jogo eletrônico…atualmente é uma das maiores fontes de receitas de qualquer país. Só a mula feia…parceira do jegue ilegitimamente eleito, não vê isso…