Durante depoimento à CPI da Covid nesta terça-feira, 29, o deputado estadual do Amazonas Fausto Junior (MDB) subiu o tom contra o presidente da comissão, Omar Aziz, e chegou a dizer que o certo era ele ter sido indiciado pela CPI da Saúde da Assembleia Legislativa do Estado.
O deputado foi convocado para falar a pedido do senador Marcos Rogério (DEM-RO) porque foi o relator da CPI estadual que investigou problemas da Saúde do Amazonas de 2011 a 2020. Aziz foi governador do Estado de 2010 a abril de 2014 e também entrou na mira das apurações. “Todos os governadores investigados pela CPI mereciam ser indiciados”, pontuou Fausto Junior.
Leia mais: “Covaxin: senadores protocolam notícia-crime contra Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal”
“Certo era para ser indiciado, inclusive, o ex-governador Omar Aziz, pela gestão dele na saúde – inclusive, o ex-governador Omar Aziz –, e não somente o governador Wilson Lima; todos têm participação”, afirmou Fausto Junior ao ser pressionado a explicar porque o atual governador não foi indiciado pela comissão estadual.
A questão envolvendo Aziz é em relação ao pagamento de processos indenizatórios (veja tabela abaixo). Na sessão, o deputado explicou o que é: “um contrato onde a empresa é chamada pela Secretaria de Saúde para prestar determinado serviço. A empresa, primeiro, presta o serviço e depois vai levar a fatura para o governo do Estado pagar, sem qualquer tipo de licitação”.
O presidente da CPI afirmou que o deputado agiu com “má-fé em usar números, jogar números e dizer que porque se pagou processo indenizatório há corrupção”. Ao se defender, Omar Aziz argumentou que tudo foi aprovado pelo Tribunal de Contas do Estado, inclusive, pela mãe do deputado que, segundo o senador, é conselheira do tribunal.
Deputado diz que foi ameaçado
— Eu falo do seu governo, e vossa excelência me ameaça de prisão, senador? É isso que o senhor está dizendo para o Brasil todo? — disse o deputado, que continuou: — Vossa excelência acabou… ‘Vai sair daqui preso’. Foram essas as palavras que vossa excelência usou.
— Não, fique tranquilo, fique tranquilo. Você vai ficar aqui até o final — afirmou Omar Aziz.
CPI no Amazonas não investigou crise de oxigênio
A CPI da Assembleia Legislativa encerrou os trabalhos em setembro de 2020. Por isso, o deputado evitou se aprofundar sobre o colapso no sistema por falta de oxigênio, que ocorreu em janeiro deste ano.
Daniela Lima, uma picaretinha da CNN tentou esconder que o deputado cercou e encurralado o corrupto Aziz.
Realmente essa CPI é um verdadeiro deboche. O presidente da mesa, desmoralizado pelo depoente, que o acusa de mal uso de dinheiro público.
O maior responsável por esse circo da CPI é o Boca de Veludo. Deve estar se sentindo realizado com a sua criação.
Só há uma saída para o Brasil que presta. O Presidente Bolsonaro tem que invocar o Artigo 142 para que as FFAA atuem como poder moderador. A palvra do Prof. Gandra vale muito mais do que a de qualquer um dos CANALHAS que integram o “stf”.
Não vale a pena passar tanta raiva vendo esses vagabundos da CPI.
Omar Azis é comprovadamente corrupto e o que é pior, PEDÓFILO. Abusou de uma menor de 14 anos.
Rena Calheiros dispensa apresentações.
Humberto Costa é um monte de estrume e Randolfe Rodrigues representa o que há de pior na política brasileira.
Artigo 142 ou Desobediência Civil, JÁ.
Sr. Omar está se complicando. Sr. Calheiros é uma complicação. Sr. Rodrigues é uma negação. Sr. Drácula não diz coisa com coisa. Estão mais enrolados do que cego em tiroteio. Parece que estão mantendo conversações com um ex presidiário. É uma espécie de CPI paralela.
Essa CPI está acabando de desmoralizar o Senado.
Um bom colégio militar com aulas diárias de educação moral e cívica desde os primeiros
anos de alfabetização resolveria a cultura de nossas autoridades públicas, que em alguns casos são analfabetos, e produzem leis. Dá para entender?
Povo do meu Brasil!!! Vivem criticando os cidadãos do nor-nordeste por não saberem votar não é?
E Minas Gerais? Minas que fabrica Pimentel e Aécio? Minas que os surpreende apresentando um tal Rodrigo Pacheco?
Erramos e erramos muito!!! Mas tá muito difícil por aquí sabe? Tentaram de novo colocar a Anta e sobrou como opção o Rodrigo Pacheco. Até parece que foram eles mesmos, a esquerdopatia comunista, que inventou o acaso. Mais este.
O de bom por aquí é que o Pimentel safado foi trocado e eliminado de vez, e temos o ótimo Zema, homem correto, a tentar administrar MG.
Só falta a Assembléia de MInas deixá-lo trabalhar. Já arrancou da Vale, num acordo preferível, verba para termos aquí algumas obras, dentre elas o Rodanel que acabará com mortes diárias aquí no Bairro Betânia.
Mas estão travando tudo. Sabem porque? Travam a verba para que as obras sejam administradas por um tal Kalil, representante dos torcedores de time do galo. Vejam só a que ponto chegamos!!!
Resumo da ópera. Não sabemos mesmo votar, mas estamos aprendendo com os próprios candidatos, a sua maioria sem projetos, sem interesses com a coletividade. Bossais der primeira.
Paulista também não sabe votar, como os Cariocas.
Falta aula de OSPB.
Jose Angelo, tem certeza de estar comentando no tópico correto?? Tá meio sem pé nem cabeça essas suas acusaçoes a esmo…. Nao sao somente os paulistas ou cariocas que nao sabem votar. Vocês da Roça Grande tambem carecem de aprender bastante ainda.
Pelas aulas de OSPB ja meio que te entendo…. Eu hein!
José Angelo, durante muito tempo se ouvia que só vagabundo entrava pra política, e de fato isso aconteceu. Hoje com a tomada de consciência, aos poucos vai mudando. Neste ponto o Bolsonaro é agente transformador, provando que direita é viável e ser honesto é indispensável.
A quadrilha que chefia essa CPI tem que ser julgada e presa. Não é possivel o que o país está vivendo por causa dessa CPI sem fundamento por capricho dos seus corruptos fechado no G7. O senado está parado, nosso dinheiro sendo torrado sem trabalho. O que tá esperando o Rodrigo Pacheco, aquele sonso, pra dar um basta nesse circo de picaretas corruptos?
Omar Aziz, o presidente de CPI, mais humilhado de todos os tempos. Bob Jef manda avisar, sai daí Omar enquanto dá tempo.
É melhor a gangue dar por encerrada a CPI, já, já teremos um caso inédito, o presidente da CPI e o relator presos. Só mesmo no Brasil.
Exato – seria cômico se não fosse trágico. O “circo de Góringui” está definitivamente entre os momentos mais patéticos da história do Senado.
Circo do InfectoROlogista Goringui. Só fugindo desse país.