A Polícia Federal (PF) concluiu a investigação sobre a confusão que envolveu o filho do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), no Aeroporto de Roma, na Itália, em julho de 2023. De acordo com a corporação, houve injúria.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
O relatório, enviado ao STF na última sexta-feira, 9, afirma que o empresário Roberto Mantovani cometeu o crime de injúria real. Segundo a PF, Mantovani se aproxima de Alexandre Barci, filho de Moraes e, “o atinge com a mão direita, e desloca seus óculos”.
“Tal conduta se amolda ao tipo penal da injúria real, previsto no art. 140, §22, do Código Penal'”, escreve a PF, no relatório. “São exemplos de injúria real, conforme ensinado pela doutrina, desferir um tapa, empurrar, puxar a roupa ou parte do corpo [puxões de orelha ou de cabelo], arremessar objetos, cuspir em alguém ou em sua direção.”
Até hoje, nem a PF e nem o STF divulgaram a íntegra das imagens do que ocorreu no Aeroporto de Roma, em 14 de julho de 2023. Depois do ocorrido, Moraes propagou a versão de que seu filho sofreu agressão física.
Um vídeo mostra Moraes chamando alguém de “bandido”. O filho dele chegou a dizer “serão processados”.
Vídeo INÉDITO mostra o ministro Alexandre de Moraes e o filho dele no aeroporto de Roma, em julho, após o que a PF classificou de “aparente agressão”.
— Túlio Amâncio (@tulio_amancio) October 5, 2023
A defesa dos acusados adicionou esse vídeo aos autos com a alegação de que Moraes os ameaçou. pic.twitter.com/Uf2Zx2miu6
PF afirma que as imagens do aeroporto no caso envolvendo Moraes não têm áudio
Ainda no relatório, a PF afirma que as imagens do Aeroporto de Roma não contam com áudio. Isso, de acordo com a corporação, compromete a apuração dos fatos.
A polícia ainda afirmou que as filmagens “não mostram qualquer manifestação de terceiros, no sentido de hostilizar, filmar ou constranger o ministro Alexandre de Moraes”. As movimentações vistas “correspondem a um fluxo ordinário de passageiros”.
Leia mais: “Família envolvida em confusão com Moraes pede devolução de celulares e computadores”
O relatório informa, por fim, que não haverá indiciamento de Mantovani, da mulher dele e nem do genro dele. De acordo com a corporação, a decisão ocorre por se tratar de crime de menor potencial ofensivo, cometido fora do país.
Quatro dias depois do ocorrido no aeroporto italiano, a PF cumpriu mandado de busca e apreensão na casa de Mantovani, em Santa Bárbara D’Oeste (SP).
Leia também: “Polícia italiana: acusado de agressão encostou ‘levemente’ nos óculos de filho de Alexandre de Moraes em Roma”
Não cabe processo contra Rosa Weber e Alexandre de Moraes de danos morais e outras penas por busca e apreensão indevida e criminosa? Evidentemente se as penas forem pagas por eles e não pela sociedade.
ou seja, não aconteceu nada do que foi dito, quem nem o plano de enforcá-lo. O cara mente descaradamente, movimenta todo aparato de sua polícia, gasta $ publico e fica por isso mesmo.
Se PACHECO FOSSE HONESTO …
De alguma forma protegem
Os bandidos
Mas se não houve crime grave, se a PF até descartou o indiciamento, a busca e apreensão (vexatória e exagerada) na casa, carros, dos Manrovani, sem inquérito, sem processo, não configura sério abuso de autoridade do Moraes? Afinal, qual era o motivo da busca e apreensão? Mais uma fishing expedition?
Essa turminha do ladrãozinho de nove dedos está indo ladeia abaixo! Jesus não dorme!
É muito cinismo.
A gravação continua sob sigilo.
Não mostram, porque, por que vai desmoralizar essa turminha.
Uma parte que a mídia teve acesso, mostra o “super homem”, chamado alguém de bandido, isso também é injúria….
Até quando vamos ficar sujeitos ao mando e desmando de psicopatas, medíocres, corruptos e ignorantes?
Não ocorreu abuso de poder? Ele usou o aparato estatal para impor uma mentira e perseguir o “agressor”, inclusive impondo busca e apreensão de equipamentos para pescar provas a seu favor!
Já tive muito orgulho da PF, hoje só vergonha!
A PF agora para mim: é POLÍCIA FÉTIDA!
Injúria real? Q nome bonito né! O fato das imagens terem sido sequestradas para ninguém ver já diz tudo. Ficaram 7 meses cozinhando essa batata em fogo brando para tentar encontrar a saída mais honrosa para o ministro. Deu nisso. Se fosse algo diretamente contra o Bolsonaro essas imagens do aeroporto de Roma já teriam vazado há muito tempo. A Blobo News as teria mostrado 200 mil vezes. É o Brasil q temos….
Ordinário cabeça de ovo
Espero que a família processe todos os envolvidos por uma justa reparação dos danos causados.
Aham…
Moraes tem que ser preso!
A outrora “gloriosa” PF, se transformou em uma Gestapo a serviço do PSTF. ????????????
Isso é uma vergonha esse SR. pensa que é um DEUS pinta e borda só prende não solta ninguém é um verdadeiro TIRANO.
Como um Ministro da Suprema Corte pode se expor tanto ao ridículo?
Mentiu q ocorreu agressão, o comparsa Toffoli proibi a divulgação das imagens. Inacreditável.
Fizeram a família Mantovani passar por situações constrangedora.
Demonstração de total abuso de poder, o que mais pratica o STF.
Kkkkkkkkkk,isso se chama colocar o rabinho entre as pernas e ó!!! Agora será avez dos Mantovani entrarem contra o vitimoso em uma ação de difamação, prejuízo a honra, constrangimento, interrupção de renda, assédio moral, e tudo o que puder vir das cabeças dos advogados. Que vergonha levaram farsa por sete meses. Imaginem o que esse vitimoso faz nas suas ações.
Gente, que orquestração ridícula! A gestapo entrou com a novidade do crime de injúria e nada mais (o país inteiro sabia que nunca passou disso) pra livrar a cara do 4tf que não vai liberar, óbvio, a imagem do crime que não existiu.
Vergonha alheia.
Ainda que esse seja a tipificação do ato, a reação foi totalmente descabida e desproporcional e ter se valido de seus pares no tribunal para promover uma perseguição arbitrária contra um cidadão e sua família. Espero que estejam bem representados e que seu patrono consiga reparação de muito dinheiro e que saía do bolso do esquizofrênico e não dá união. Cabe até mesmo abertura de processo no país de origem do fato.
Já devolveram os celulares e laptops apreendidos? Agora a familia deveria processar a PF por excessos, fishing expedition, abuso de autoridade e o. Careca por calunia, difamação e danos morais.
Após 7 meses alegando agressão sem provas, ou pior, ocultando provas que desmentem a alegação, o caso vira injúria. Ocupou por meses a PF para fazer valer o que se configura agora como abuso de autoridade e litigância de má-fé.
E os personagens não sentem um mínimo de constrangimento por tantas mentiras? E os que decretaram busca e apreensão e blindaram o colega, fica por isso mesmo? Se nem a PF, uma polícia obediente e submissa, chegou a tal conclusão e de nada adiantou procurar “pêlo em casca de ovo” é porque não havia nada a ser investigado e a suposta vítima usou do cargo público e gastou recursos sem necessidade apenas para satisfazer seu ego… mais uma vergonha!
Moraes cometeu abuso de poder?
O caso ainda está em gestação. Já tem sete meses, será que resolverá aos nove? Esse pessoal vence todo mundo apenas pelo cansaço. Vou fazer o seguinte: Toda e qualquer notícia relativa a isso, vou deletar, não confundir com delatar, isso é só com o Cid Traíra. Tá ok?
Como todo canalha, é também mentiroso.
Mostre um bolsonarista e encontrarei o crime. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Viraram ,reviraram, viraram outra vez e não conseguiram nada com as imagens , mas, o chefe queria algo mais.
Sorte que esse cara nao tem o perfil do Stalim, KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK