Candidato à Prefeitura de São Paulo (SP), o apresentador José Luiz Datena (PSDB) mencionou, nesta sexta-feira, 23, uma suposta ligação entre o empresário Pablo Marçal (PRTB), também candidato ao posto, com o Primeiro Comando da Capital (PCC).
A ação do tucano ocorre horas depois de a deputada federal Tabata Amaral (PSB) publicar um vídeo em que elenca as supostas ligações entre o crime organizado e o coach. Tabata também está na disputa pela prefeitura.
+ Leia mais sobre Política em Oeste
“O senhor Pablo Marçal é bancado por um presidente de um partido que é um sujeito que se gaba por aí que soltou o André do Rap da cadeia, que tem ligação também com o Piauí, outro criminoso perigoso, importante na cadeia de comando do PCC, que foi solto de Catanduvas em progressão de pena”, disse Datena no vídeo publicado em suas redes sociais. “É irmão do Marquito, que tem até foto com o Marçal.”
Avalanche é o presidente do PRTB, que, segundo o jornal Folha de S.Paulo, foi gravado ao dizer que teria ligação com o PCC. Depois da reportagem, o dirigente partidário negou qualquer ligação com a facção.
+ No Brasil, 213 candidatos precisam de apenas 1 voto para se eleger prefeito
Na gravação, o apresentador disse ainda que não “contesta pesquisa”, em referência ao levantamento do Datafolha, que mostrou Marçal empatado tecnicamente com o deputado federal Guilherme Bouloes (Psol), candidato à prefeitura paulista, e com o prefeito de SP, Ricardo Nunes (MDB), candidato à reeleição.
Boulos aparece com 23% das intenções de voto, Marçal com 21% e Nunes com 19%. A margem de erro do levantamento é de 3 pontos porcentuais para mais ou menos.
Vídeo de Tabata vincula Marçal a membros do PCC
Além de relacionar o coach a membros do PCC, a parlamentar mencionou o influenciador Renato Cariani, réu por tráfico de drogas, dizendo que ele seria próximo a Marçal.
“Renato Cariani é muito amigo do Pablo Marçal”, diz a parlamentar no vídeo, enquanto mostra diversas fotos das pessoas que seriam ligadas ao candidato. “Ele é réu por tráfico de drogas, suspeito de abastecer o PCC.
+ Condenado por participação no Novo Cangaço integra partido de Pablo Marçal
São Paulo não vai cair na mão dessa gente. pic.twitter.com/Q2trAVrGY9
— Tabata Amaral (@tabataamaralsp) August 23, 2024
Ainda na gravação, Tabata cita André do Rap e Piauí, ambos líderes do PCC, facção que comanda o tráfico de drogas em SP. “Tem uma figura que liga todos esses elementos e tem uma coisa que todos eles fazem”, continuou a candidata, enquanto a imagem mostrava que as fotos montavam o “M”, jargão político usado por Marçal. “Não vou permitir que a nossa cidade caia nas mãos dessa gente”, finalizou.
Primeiro q esse sujeito não merece confiança de ninguém. Segundo, não sei o porque de tanto espanto tanto de Datena quanto de Tábata já que os dois apoiaram o ex-presidiário que foi condenado e preso e depois solto pela manobra do STF e virou presidente. Acho que deveriam repensar a estratégia,