Em maio, a deputada norte-americana María Elvira Salazar chamou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva de “condenado por corrupção” e classificou o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), como “operador totalitário” da Justiça brasileira.
À ocasião, a parlamentar participava de uma audiência da Câmara dos Estados Unidos sobre a liberdade de expressão no Brasil. Agora, ela volta a criticar a Corte e diz para Lula ter “cuidado”.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Em entrevista à Gazeta do Povo, a María Salazar falou sobre qual deverá ser a postura do presidente reeleito dos EUA, Donald Trump, com relação aos regimes autoritários da América Latina, a exemplo de Cuba, Venezuela e Nicarágua.
“Os regimes opressores ao redor do mundo saberão que há um novo xerife na cidade”, disse a deputada. “Não haverá mais tolerância para seus aparatos repressivos, e estou confiante de que a administração Trump tomará as medidas necessárias para mantê-los na linha”, completou.
María afirmou ainda que esses regimes “opressores” agora terão de lidar também com Marco Rubio (secretário de Estado dos EUA) e Mike Waltz (conselheiro de Segurança Nacional). Ela os chama de “amigos declarados da liberdade na América Latina”.
Parlamentar fala sobre posturas de Lula, Petro e Moraes
Recentemente, Lula se referiu a Trump como “nazista”. Já o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, acusou Elon Musk, que fará parte do novo governo, de “tendências nazistas”.
Sobre o comportamento dos dois chefes de Estado, a deputada afirmou que ambos devem ter “muito cuidado” antes de seguir “o mesmo caminho de outros socialistas”, como o ditador Nicolás Maduro, da Venezuela, ou Daniel Ortega, da Nicarágua.
“Os Estados Unidos, sob o comando do presidente Trump, terão tolerância zero para novas tentativas de repressão”, declarou María.
Questionada sobre sua promessa de retirar o visto norte-americano de Alexandre de Moraes e de outras autoridades brasileiras que estariam “limitando a liberdade de expressão”, a parlamentar afirmou à Gazeta:
“Trump cercou-se de pessoas como Elon Musk, que têm plena consciência das violações de liberdade de expressão perpetradas pelo ministro Moraes contra seu próprio povo”.
Segundo a deputada republicana, “o governo dos EUA não deve mais continuar recompensando governos na América Latina que violam o direito de liberdade de expressão de seus cidadãos”.
Leia também: “Site com críticas ao STF foi congelado por ‘decisão humana’, relata jornalista”
Neste vídeo, María Salazar faz críticas a autoridades brasileiras e diz a Moraes: “Não pense que é Deus”.
É nossa esperança. Pois eles vão lá passear e desfrutar as maravilhas da Democracia, levando seus reais convertidos em dólares.
Perdeu Mané, Missão dada, Cala Boca já Morreu, use a criatividade não foram meras palavras.
Parabéns!!!
A jiripoca vai piar agora
Aguardando ansioso
Tomara que esses ditadores sejam penalizados. Corja que está destruindo o país.
Ótimo, luz no fim do túnel