publicidade
Política

Deputado cobra proteção a Tagliaferro

Ex-assessor de Moraes no Tribunal Superior Eleitoral tem recebido ameaças

Deputado federal Coronel Meira
Coronel Meira quer proteção nacional e internacional de Eduardo Tagliaferro | Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

O deputado federal Coronel Meira (PL-PE) protocolou um requerimento solicitando uma série de medidas de proteção ao perito Eduardo Tagliaferro, ex-assessor do ministro Alexandre de Moraes no Tribunal Superior Eleitoral. O documento foi protocolado nesta segunda-feira, 13.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Receba nossas atualizações

Meira apresentou o requerimento no âmbito da Subcomissão de Fiscalização e Direitos dos Presos do 8 de Janeiro. A comissão é vinculada à Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados.

O que diz o requerimento

O parlamentar elaborou o documento com base nas denúncias feitas por Tagliaferro sobre irregularidades processuais nas investigações dos atos de 8 de janeiro.

Entre as providências requeridas por Meira está a inclusão do perito no Programa Federal de Assistência à Vítimas e Testemunhas Ameaçadas. A ação é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. Segundo o deputado pernambucano, a medida garantiria a “integridade física, liberdade de expressão e de locomoção” de Tagliaferro.

Meira também solicitou ao Conselho Nacional de Justiça e ao Supremo Tribunal Federal que evitem medidas judiciais e administrativas contra Tagliaferro. O objetivo da medida é impedir represálias ou constrangimentos em razão das denúncias.

O parlamentar incluiu no texto uma solicitação à Procuradoria-Geral da República. Ele pede que o órgão avalie a abertura de um procedimento investigatório para apurar indícios de fraude processual e manipulação de documentos. De acordo com o deputado, as autoridades poderiam usar os documentos para embasar decisões judiciais, como mandados de busca e apreensão e prisões preventivas.

+ Justiça italiana revoga parte das restrições impostas a Tagliaferro

Além disso, Meira solicita que o Ministério das Relações Exteriores envie representação à Comissão Interamericana de Direitos Humanos e ao Alto Comissariado de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas. A representação busca garantir medidas cautelares de proteção internacional em favor de Tagliaferro, com base no risco de perseguição política e violação de direitos fundamentais.

Denúncias de Tagliaferro

Entre as denúncias feitas por Tagliaferro, incluem-se a produção retroativa de documentos, alteração de datas em relatórios da Polícia Federal e a decretação de prisões sem fundamentação prévia. Se confirmados, os fatos representariam violações a garantias constitucionais, como o devido processo legal, a ampla defesa e o contraditório, além de ferirem tratados internacionais dos quais o Brasil é signatário, como a Convenção Americana de Direitos Humanos.

Meira destaca ainda, como precedente internacional, o caso da juíza venezuelana Ralenis Jolissa Tovar Guillén, que buscou exílio no Canadá depois de denunciar pressões e ameaças no exercício da função.

“A proteção de denunciantes de atos ilícitos, reconhecida internacionalmente como essencial para a transparência e o combate a abusos de poder, é dever do Estado”, afirmou o deputado federal. “É um instrumento de fortalecimento da confiança da sociedade em suas instituições.”

Segundo Meira, a atuação institucional imediata é necessária para prevenir qualquer ato de perseguição ou assédio.

“A possibilidade de represálias contra o denunciante exige atuação institucional imediata”, declarou o parlamentar de Pernambuco. “É preciso garantir sua integridade física e psicológica, com vistas a evitar perseguição política ou assédio institucional.”

Leia também: “A CPMI que promete expor o rombo bilionário do INSS”, reportagem publicada na Edição 289 da Revista Oeste

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade