O deputado federal Gustavo Gayer (PL/GO) publicou nesta quarta-feira, 18, uma mensagem no Twitter/X em que compara a postura do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Antonio Dias Toffoli a um meme de inteligência artificial.
Em sua mensagem, o parlamentar escreve: “Pelo amor de Deus! Alguém fala pra mim que isso aqui é um meme criado por IA. Parem tudo que eu preciso descer”.
A impressionante visão de Gil, diz Toffoli
No vídeo que o deputado postou em seu perfil aparece o ministro usando, durante a sessão, um par de óculos escuros, como medida de proteção a um processo pós-cirúrgico. Toffoli elogia como “impressionante a visão” do cantor e compositor Gilberto Gil por lançar, em 1997, a música Pela internet.
O ministro explica primeiramente que a canção do ex-ministro da Cultura de Lula da Silva era uma alusão a outra composição, chamada Pelo telefone, que foi o primeiro samba gravado no Brasil (6 de dezembro de 1916, conforme o Portal da Câmara dos Deputados”.
Em certo momento, Toffoli pede permissão para reproduzir o trecho da música de Gil. Ele é prontamente atendido pelo presidente do STF, Luís Roberto Barroso, que exclama: “Claro”, seguido do comentário: “Justiça também é poesia”.
Em seguida, entre alguns tropeços na fala, Toffoli canta parte da composição do artista baiano. O vídeo provocou muitas reações entre os consumidores da rede social que acompanham o deputado goiano.
Até a última atualização deste texto, havia mais de 4 mil curtidas na mensagem de Gayer, além de quase 700 compartilhamentos. Somente em comentários, foram mais de 300 interações, principalmente com ironias e críticas. Entre elas, textos como o de Raquel Costa: “Gente, que vergonha! Imaginem a credibilidade disso para o mundo todo”. “Eles não sentem nem mais vergonha de nada”, afirmou Nauria de Brito.
A aparente admiração dos ministros do STF por artistas militantes do governo Lula tem sido recorrente principalmente nos últimos meses. Neste domingo, 15, por exemplo, Alexandre de Moraes esteve no estádio do Palmeiras para acompanhar uma apresentação do cantor Caetano Veloso.
+ Leia mais notícias de Política na Oeste