Deputados federais comentaram a medida desproporcional da Procuradoria-Geral da República (PGR), de denunciar o senador Sergio Moro (União-PR) por crime de calúnia, pedir a prisão dele e a perda do cargo. Para os políticos, o pedido é “surreal” e não tem fundamento jurídico, poque se trata de uma piada, feita durante uma festa junina há pouco mais de um ano, no Paraná.
Além disso, lembram que condutas muito mais ofensivas e, de fato, criminosas continuam impunes.
Marcel van Hattem (Novo-RS) também comentou a desproporcionalidade da medida e comparou a situação atual a uma “ditadura”. “Na boa, a PGR Lindôra [Araújo] pedindo prisão de Sergio Moro por suposta calúnia contra Gilmar Mendes, enquanto Lula está solto e no Planalto. MST invadindo e PGR/STF calados. Acham realmente que o povo ficará calado? Não nasci para viver numa ditadura, não me curvarei jamais à injustiça!”
Carlos Jordy (PL-RJ) também lembrou que o pedido se refere a uma piada. “A PGR pede a prisão do senador Moro por ele dizer que Gilmar Mendes vende HC. Um vídeo, uma piada, sequer difamação ocorreu. Pelo visto, fazer piada ou criticar membros do STF tornou-se crime inafiançável. A ditadura do Judiciário tem a participação de quem deveria ser o fiscal da lei”, escreveu.
O deputado Deltan Dallagnol (Podemos-PR) enfatizou que o vídeo no qual Moro aparece fazendo a piada foi editado e postou uma versão estendida da gravação. Segundo ele, a denúncia da PGR é infundada, porque brincadeiras, de acordo com o entendimento da Justiça, não se configuram como crime de calúnia.
Ele também comentou a “tremenda eficiência” da PGR, que em três dias ajuizou a denúncia contra Moro, já que o vídeo teria viralizado em 14 de abril e a manifestação da subprocuradora-geral foi no dia 17. “Eu queria uma PGR rápida assim na Lava Jato”, alfinetou. Além disso, lembrou que a posição do órgão do Ministério Público Federal também traz uma “incoerência tremenda da PGR, com dois pesos, 13 medidas”.
“O Gilmar Mendes caluniou e injuriou os procuradores da Lava Jato várias vezes. O PGR também vai denunciar em três dias?”, questionou. “Ele [Gilmar] chamou de esquadrão da morte os procuradores, de organização criminosa, de cretinos, de gângsteres, de espúrios, crápulas e apontou ‘corrupção’”, declarou Dallagnol, num vídeo publicado no Twitter.
O deputado Gustavo Gayer (PL-GO) considerou surreal a decisão da PGR, feita em razão de uma piada e compartilhou o vídeo no qual Moro faz o comentário, em tom de brincadeira. Gayer também compara a fala de Moro com a do senador Jorge Kajuru (PSB-GO), que acusou seriamente o ministro de vender sentenças.
Concordo com todos as palavras do Deputado Dalanhol.
Ainda vivemos em uma democracia? Não! Com certeza, não. Porque não confiamos na justiça e o Parlamento tem muitos ratos.
Como o povo pode se manifestar pacificamente, como sempre foi, se o povo têm medo?
Deus nos ajude!
O real gabinete do ódio trabalhando e vasculhando no baú situações para criminalizar pessoas, que não seguem o espectro politico deles.
Ditadura é isso aí!
Por que acontece essa perseguição ao senador Sérgio Moro? Eu o conheço como um homem muito honesto e inteligente.
Pra quem não entendeu? É o seguinte, o pedido de prisão foi apenas uma ameaça da PGR ao poder legislativo, que já não tem moral nenhuma pra anda, vide o caso Daniel Silveira, ok? Ok! Agora, o raciocínio pode ser, e eu apenas deduzo, que o STF posse ter encomendado esse pedido de prisão do Moro para a PGR, Especificamente, da procuradora Lindôra Araújo, vista que esta (Lindôra) tem laços fortes com membros do STF, EU SEMPRE VENHO PENSANDO QUE TALVEZ O DESEJO DESSA MULHER POSSE SER UMA CADEIRA NO supremo.
Vergonha isso…Não duvidem que façam isso!!Estamos refens desses bandidos!!!
Enquanto soltam bandidos, de verdade, nosso Senador Moro, vira réu, pelo quê? É sério….que pais é esse.
Tudo palhaçada, esses arbitrários não tem peito para prender o Senador Sergio Moro, tá blefando e tentando desviar a atenção da CPMI. Primeiro têm que prenderem o Sergio Cabral, o Lula e 80% do seu ministério, o Pezão, nem dá para fazer uma relação aqui, porque o espaço é pequeno.
“CRIME DE CALÚNIA” 🤣🤣 A quem a PGR quer enganar?? Essa prática é clara e notória dentro do $i$tema!
E por acaso Moro mentiu? Basta ver a quantidade de HC´s dados por Gilmar Mendes e prá quem! Lembrando que: “Art. 53. Os Deputados e Senadores são invioláveis, civil e penalmente, por quaisquer de suas opiniões, palavras e votos. (Redação da EC 35/2001) § 1º Os Deputados e Senadores, desde a expedição do diploma, serão submetidos a julgamento perante o Supremo Tribunal Federal. (Redação da EC 35/2001)”. Ou será que a PGR também já “rasgou a nossa CF” como fez o Supremo!
A exposição que será dada ao senado Moro será a mesma que foi dada ao presidente Bolsonaro. Ninguém que está no poder hoje tolera as pessoas honestas. Porém, muita culpa Sergio Moro têm nesse imbróglio todo. Se o mesmo tivesse continuado como ministro da justiça no governo Bolsonaro duvido muito que o STF, generais fragilizados, etc iriam fazer o que fizeram, se iriam realizar todas as transgressões ditatoriais e inconstitucionais que produziram. Então, senador Sergio Moro, você também têm culpa nesse processo todo, e muita culpa. Provavelmente será acuado pelas hienas do próprio judiciário do qual fez parte durante tanto tempo. Acho bom começar a mostrar seus dentes ou será dilacerado pelas feras politicas muito rapidamente.
Dois que nunca deveriam ter saído de Curitiba:
1. O Juíz Sergio Moro e;
2. O criminoso condenado em 4 instâncias, Lula!
Esse pessoal ligado ao judiciário, ao que parece, perderam a vergonha na cara, ao dizer tamanha estupides dessas em público. Ou então é incompetência mesmo. E olhe que nem advogado eu sou.
Tem alguns erros graves de redação neste texto mas é porque não consigo enxergar de maneira satisfatória com esse tom de cor que adotaram para os caracteres. Quem tem alguma deficiência visual fica prejudicado com isso. Ao tentarem melhorar, só fazem é piorar mais ainda.
Concordo com você