Ao menos dois deputados anunciaram nesta segunda-feira, 13, que pretendem convocar o ministro Flávio Dino para explicar as reuniões entre seus assessores e Luciane Barbosa Farias, mulher do líder do Comando Vermelho no Amazonas. Ela própria foi denunciada pelo Ministério Público como integrante da facção criminosa por crimes como por lavagem de dinheiro, associação para o tráfico e organização criminosa. Luciane foi condenada e recorre em liberdade.
De acordo com o jornal o Estado de S. Paulo, Luciane participou de quatro reuniões com assessores de Dino em 19 de abril e 2 de maio. O nome dela não consta da agenda do Ministério da Justiça, mas a pasta confirmou a presença dela nas reuniões.
Além dos assessores de Flávio Dino, Luciane se reuniu com outros aliados do governo Lula em Brasília, conforme mostrou Oeste nesta segunda-feira, 13.
Os deputados federais Kim Kataguiri (União-SP) e Filipe Barros (PL-PR) anunciaram por meio das redes sociais que vão convocar Dino para explicar a presença da integrante do Comando Vermelho em agendas oficiais do Ministério da Justiça.
“Estou convocando o ministro Flávio Dino para que ele explique publicamente os diálogos cabulosos dos seus secretários com a primeira-dama do Comando Vermelho”, afirmou Barros.
Kataguiri falou até mesmo em pedir o impeachment de Dino. “Vamos convocar o ministro Flávio Dino para se explicar na Câmara dos Deputados, exigir explicações formais e pedir o impeachment de Dino”, escreveu no Twitter/X.
+ Dino explica o que foi fazer na Maré
O senador Sergio Moro (União-PR) considerou “muito estranho que pessoas ligadas a organizações criminosas se sintam tão confortáveis em visitar o atual Ministério da Justiça e Segurança Pública”.
Luciane é casada com traficante conhecido como Tio Patinhas, líder do Comando Vermelho
De acordo com o Estadão, Luciane se encontrou com autoridades do Ministério da Justiça como presidente de uma ONG que defende presos do Amazonas. Investigação sob sigilo afirma que essa organização atua com recursos do Comando Vermelho.
Luciane é casada há 11 anos com Clemilson dos Santos Farias, o Tio Patinhas, criminoso que chegou a figurar no topo da lista dos mais procurados da polícia do Amazonas. Ele foi preso em dezembro de 2022 e cumpre 31 anos no presídio de Tefé (AM).
Em nota, o Ministério da Justiça disse que as reuniões das quais Luciane participou foram solicitadas pela Associação Nacional da Advocacia Criminal (Anacrim), com a presença de várias advogadas e que Luciane, mulher do líder do Comando Vermelho, “não foi a requerente da audiência, e sim uma entidade de advogados”.
Comunista, cínico, debochado e mentiroso tinha q ser preso por td q já aprontou. Mas quem é o cabeça do governo é igual ou pior. Cadê moral?
Esse Dino pelo visto é igual pau de galinheiro.
Vai ver que é por isso mesmo que está no governo.
Tem que ser demitido e preso..
Judiciário Brasileiro. O maior problema do país………………..