Um grupo de deputados federais do Nordeste solicitou à Mesa Diretora da Câmara dos Deputados a criação de uma comissão temporária para fiscalizar a transposição do Rio São Francisco. Os parlamentares alegam que receberam denúncias de interrupção no fornecimento de água depois do retorno do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Planalto.
Integram o grupo os deputados André Fernandes (PL-CE), General Girão (PL-RN), Sargento Gonçalves (PL-RN), Cabo Gilberto Silva (PL-PB), Rodrigo Valadares (União-SE), Capitão Alden (PL-BA), Dr. Jaziel (PL-CE), Clarissa Tércio (PP-PE) e Coronel Meira (PL-PE).
No documento apresentado à Mesa Diretora, os parlamentares argumentam que, apesar de a conclusão do projeto de integração do São Francisco ter ocorrido em 2022, com a entrega dos eixos Norte e Leste da transposição, há relatos de que alguns trechos da obra foram interditados, impossibilitando a passagem da água e prejudicando milhares de famílias. Os deputados se baseiam em alguns vídeos compartilhados por sertanejos nas redes sociais.
De acordo com a deputada Clarissa Tércio, as informações recebidas pelos parlamentares suscitaram a necessidade de uma fiscalização dos equipamentos que integram os eixos de distribuição de água nos Estados contemplados com a transposição. “O governo Bolsonaro trouxe avanços incríveis para a transposição do Rio São Francisco, que beneficia 12 milhões de pessoas em Pernambuco, na Paraíba, no Ceará e no Rio Grande do Norte, contemplando 390 municípios com o acesso à água”, disse a parlamentar a Oeste. “Estamos falando de uma obra extremamente importante para os sertanejos.”
Clarissa foi informada sobre problemas de abastecimentos que teriam ocorrido sem nenhuma explicação. A parlamentar alega que há urgência em verificar in loco o status de funcionamento dos eixos que integram o projeto de irrigação do São Francisco. “As informações que recebemos de problemas nos abastecimentos são um sinal de alerta para todos nós”, afirmou. “Por isso, vamos fiscalizar a transposição de perto. O povo sertanejo não pode retroceder com problemas básicos e que já foram solucionados.”
Para o Coronel Meira, os Estados que enfrentam a pior crise de abastecimento de água são Ceará e Pernambuco. Ele disse que há informações de sabotagem nos canais de irrigação nos municípios contemplados com a transposição. Ainda segundo o deputado, a comissão terá o papel de apurar os indícios de interrupção do abastecimento dos canais de irrigação. Meira afirma que vai pressionar os ministros do governo federal, para que apurem os problemas no fornecimento de água aos sertanejos.
“Vamos buscar com o presidente Arthur Lira a criação formal dessa comissão, que também vai contar com uma equipe técnica nessas visitas”, contou o parlamentar a Oeste. “Iremos apurar as irregularidades, documentar os indícios de sabotagem e solicitar investigação da Polícia Federal, visto que essa obra foi viabilizada com recursos do governo federal.”
Recebi um vídeo pelo WhatsApp e fiquei chocada…. Detritos no canal impedindo a passagem da água. A pessoa que postou enviou à uma rádio e o radialista pediu que o ministério público investigasse a denúncia. Aliás, onde está este ministério público tão ativo no governo BOLSONARO?????
Para que água?! Está chegando muita cerveja e picanha, tudo voltou ao normal, sentiram falta dos cabrestos!
“Estaria” sendo sabotada, NÃO.
ESTÁ sendo sabotada.
” Nível do Rio São Francisco sobe – 18/01/2023 06h29 ” – mesmo com água, muita água, os cafajestes conseguem ser mais ainda cafajestes. Façam o L , pois os seus escolhidos….
Atualmente a transposição tem um custo operacional da ordem de 300 milhões ao ano, custo que seria assumido pelos estados beneficiados, mas que durante o governo Bolsonaro os governadores petistas não quiseram pagar, fazendo com que o governo iniciasse estudos para a privatização da operação da transposição.
Vai ver que agora ninguém quer pagar nada mas os deputados querem que a obra funcione mesmo assim, ou então somente querendo aparecer para seus eleitores.
Deixem pra lá; eles merecem ficar sem água
Na grande maioria fizeram o L
Decisão tardia!
O Nordeste é terra dos coronelatos, onde a miséria é a praxe para a manutenção de seu povo refém aos covardes e corruptos “donos”.
Não é por acaso que lá o socialismo prevalece, prevalecendo todo tipo de absurdos, arbítrios e maldades para com a população mantida com informações distorcidas e/ou mentirosas.
Prato cheio para GloboLixo e demais sabotadoras do povo Nordestino que, infelizmente, nas últimas eleições, conseguiu prejudicar a todos nós.
O caminho seria uma instrução minimamente de qualidade (português, matemática, física, química e ciências naturais), mas isso os coronéis não permitem.
O próximo seriam as FA, mas essas resolveram tirar férias, se ausentaram de suas responsabilidades institucionais.
Restou o quê?
A água iria libertar o nordestino da miséria, mas eles preferiram colocar o Lula de volta no poder, apesar de todo o bem que o Bolsonaro fez para a região. Fizeram o L, agora peguem baldes e garrafões e vão buscar água no caminhão. Quando cansarem no trajeto, parem, sentem no chão e façam o L.
O Nordeste foi aprisionado por um esquema político que manteve o povo no cabresto durante décadas. A miséria e a seca sempre foram um bom negócio para a esquerda radical que hoje domina o país. A água libertou o povo, que começou a cultivar no quintal, favoreceu pequenos empreendimentos do povo local. É conveniente para a esquerda utilizar os caminhões pipa para distribuir água, como um favor do prefeito ou do “coronel” no pedaço. Água na torneira não interessa à esquerda porque liberta o sertanejo dos “favores”. Fica claro que a esquerda está sabotando o sistema da transposição. Os caminhões pipa vão voltar.
Um governo ilegítimo, legitimado somente por 9 de um STF corrupto. Corrupto porque invalidou decisões judiciais de 2ª instância para O CONDENADO Lula (invalidou a Lava Jato!). Corrupto porque, continuando um projeto próprio de privação da liberdade individual, após libertar um bandido, pavimenta seu caminho até sua vitória, uma vitória fraudada. Esse bandido e seus ministros têm de serem destituídos. Temos muitos bons e capacitados candidatos DEMOCRÁTICOS que defenderão a liberdade individual, de imprensa, econômica e de propriedade.
Os sabotadores da liberdade estão dentro da máquina política, como ratos de porão, mas já estão identificados e não serão reeleitos.
Nossa prioridade são as urnas auditáveis de 3ª geração.
A transposição do São Francisco foi feita por Bolsonaro e do ladrão só podemos aguardar por sabotagens e mentiras.
São 900 brasileiros ainda presos por portarem a bandeira brasileira e errarem por terem avançado adentro do congresso. Ato que o culpado é o governo. O governo provocou essa situação. O governo retirou a guarda que lá deveria estar e, vendo em tempo real o que acontecia, NADA FEZ. Depois quis fazer sua propaganda, que começou com a CPI da fake news, criada extamente pelo STF, culminando nos “atos anti democráticos” (que nada tinham de anti democrático), executando as prisões.
Prenderam os brasileiros, prenderam as águas do São Francisco… Prender, prender, prender.
A turma do Nordeste fez o “L” ,de ladrão agora não tem o q reclamar. O q esperar dessa turma do larápio ?
Tem que se fuder mesmo, votaram em ladrao tai
Fazer estas sabotagens é a cara do PT.
Sem tirar nem por. E, logo no Nordeste, terra do Molusco que tanto deu votos a ele e agora sofre.
Dizem que a interrupção do fluxo da água é por falta de necessidade devido às chuvas. Mas é bom que a oposição insista na narrativa de que é sabotagem (“Se non è vero, è ben trovato”). Observação; durante o governo Bolsonaro, mesmo no período das chuvas as águas do canal continuaram a fluir.