Um grupo de cinco deputados protocolou na Câmara Federal um requerimento para obter informações sobre as razões do sigilo imposto pelo governo Lula ao registro de visitas no Palácio do Alvorada, a partir de 1º de janeiro.
Durante a campanha, Lula foi um crítico do sigilo a esse tipo de restrição e, quando assumiu, uma das primeiras medidas foi divulgar todas as visitas recebidas por Jair Bolsonaro e sua família na residência oficial da Presidência.
Agora, porém, decretou sigilo sobre todas as visitas que recebeu ou receberá no Alvorada. Colocar sigilo no atual governo “é um exemplo notório do mau uso da Lei de Acesso à Informação, “tão criticado pelo presidente Lula enquanto este estava em campanha”, escreveram no requerimento Adriana Ventura (Novo-SP), Mauricio Marcon (Pode-RS), Marcel van Hattem (Novo-RS), Luiz Lima (PL-RJ) e Deltan Dallagnol (Pode-PR).
O requerimento é direcionado ao ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Marco Edson Gonçalves Dias, e um dos questionamentos é sobre o sigilo irrestrito a todas as visitas, inclusive às agendas oficiais, e não apenas às de caráter íntimo e privado.
Segundo a Controladoria-Geral da União (CGU) “os registros de entrada e saída de pessoas em residências oficiais do presidente e do vice-presidente da República são informações que devem ser protegidas, por revelarem aspectos da intimidade e da vida privada das autoridades públicas e de seus familiares, salvo se tais registros disserem respeito a agendas oficiais, as quais têm como regra a publicidade, ou se referirem a agentes privados que estejam representando interesses junto à Administração Pública”.
Os parlamentares também pedem acesso ao registro das agendas oficiais realizadas por Lula no Alvorada desde 1º de janeiro. Eles querem uma lista com as datas das reuniões, os assuntos tratados e o nome das pessoas que se encontraram com o presidente nessas agendas oficiais. “Não é crível que o presidente Lula, desde 1º de janeiro de 2023, não tenha realizado agendas oficiais ou atendido representantes de interesses no Palácio do Planalto”, afirmam.
Relacionadas
Por que será que tudo nesse desgoverno é obscuro e nebuloso ??
Não fazem nada com transparência !!
É evidente que a coisa pública tem de ser escancarada, aberta e sem restrições. Isso é sim um indício de malfeitos!
Sem restrição a nada e nem ninguém!
Porquê será né?????? A quadrilha recebendo visitas dos quadrilheiros.
E as nossas FFAA, nada a comentar ou agir?
Alexandre de Moraes exigiu explicações de Lula e deu 10 anos de prazo.
Molusco sendo o mesmo de sempre: hipócrita e mentiroso.
Ele colocou sigilo, porque, as visitas e as conversas são “Cabulosas…”
.. será que o bonitões da JBS pintarão por lá nas madrugadas como faziam no Jaburu para serenatear com o amigo? duvidem não.
Lógico. Aquilo virou uma Casa da Luz Vermelha em fins de semana e Terreiro de Macumba nas sextas-feiras.
Vá ver.prás elas não entrarem no cio.
.. prá Emas falei acima.
A agenda de um Presidente da República em “trabalho”(sic) oficial na sede do governo (Palácio do Planalto) NÃO PODE SER SIGILOSA, isto é, não pode ser “SECRETA”.
Isso é ilegal, isso é imoral, isso é inconstitucional.
A maior autoridade do país tem OBRIGATORIAMENTE de agir com transparência, tem de PRESTAR CONTAS de maneira ampla à população brasileira, aos pagadores de impostos, aos verdadeiros proprietários do país.
O STF tem que dar ao pcupante do p Alvorada 48 ha pra explicar o porque disso
quem paga a banda, escolhe a música – quem paga o salário do PR quer saber com quem ele anda conversando.
A turma do PCC é do CV deve visitá-lo por isso o sigilo de não saber nada das visitas dos companheiros.
esse é o presidente nomeado do Brasil
Acha que querem expor os parças, rsrs
Imaginem se fosse no governo Bolsonaro, já teriam várias ações no stf e como sempre o mesmo mandaria divulgar
Porque ali só vão pessoas para conversas cabulosas
Tô começando a gostar da oposição. Pau nos comunistas!
Nada mais “conservador” que um ‘liberal’ no Poder.
Nunca um ditado do Império foi tão sensato e correto…
Governo Mula é pura hipocrisia.