Deputados vão abrir uma comissão externa para avaliar as condições dos manifestantes presos na Academia da Polícia Federal em Brasília. A investigação sobre o processo que culminou na prisão de pelo menos 1,2 mil pessoas também será objeto de análise dos parlamentares.
Esse tipo de comissão tem caráter temporário. De acordo com as regras da Câmara, todos os partidos poderão indicar seus parlamentares para participar da discussão.
Segundo a deputada Bia Kicis (PL-DF), a quantidade de informações falsas sobre as investigações justificam a instalação da comissão externa. “Precisamos de transparência”, afirmou a parlamentar, ao lembrar de denúncias de óbito dentro do ginásio da Polícia Federal. Mais de 1,2 mil pessoas estiveram detidas até segunda-feira 9, em virtude da invasão do Congresso.
Relacionadas
O deputado Domingos Sávio (PL-MG) esteve no ginásio na manhã desta terça-feira, 10, e disse que o local não é capaz de suportar a quantidade de pessoas atualmente presas. “As instalações são reduzidas, e preciso reconhecer o esforço que a Polícia Federal está fazendo para cumprir seu papel”, ressaltou.
Conforme diz o deputado Marcelo Álvaro (PL-MG), as investigações devem preservar os inocentes. “Quem não cometeu nenhum crime não pode pagar pelos crimes cometidos por outros”, salientou. “Quem destruiu o patrimônio público e veio de forma premeditada tem de pagar pelo seu crime.”
Paloma Pediani, presidente do Conselho Distrital de Direitos Humanos, afirma que aqueles que estão presos no ginásio da PF devem passar por uma audiência de custódia no prazo de 24 horas. “A partir daí, saberemos quem serão os culpados pela invasão”, explicou, ao mencionar que 240 homens e 119 mulheres foram encaminhados para a Papuda e para a Colmeia.
Drama
Falta de informação sobre a tipificação dos crimes cometidos, prisões em flagrante, crianças no pátio, idosos com problemas de saúde, alimentação precária. É esse o cenário descrito por advogados que visitaram as milhares de pessoas presas no ginásio da Polícia Federal, em Brasília, depois das manifestações no fim de semana — que degeneraram em vandalismo. As prisões foram determinadas pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes. A reportagem de Oeste esteve no local nesta terça-feira, 10, e recolheu depoimentos.
O leitor pode acompanhar a reportagem completa ao clicar neste link.
Tudo isso seria muito bacana se ainda existisse lei e a Constituição em vigor fosse aquela da República e não a Emenda Xandão/Bonner.
Boa noite!!!
A casa caiu para estes criminosos….
Em breve o “minto” vai fazer companhia. Na CADEIA podem tentar continuar com seu mundo paralelo de terra plana, teorias da conspiração, misturar religião com política, negar o valor da Ciência, puxar o saco do Trump, amaldiçoar o socialismo e tantas outras idiotices que vocês adoram…😉
BEIJIN NO OMBRO!
Sinceramente, penso que defender um descondenado, rodeado de asseclas é no mínimo… nojento! Continue vociferando em sua aba, logo tudo acaba….
Atitude correta , mas as leis não são respeitadas no país, Moraes ja rasgou a Constituição há muito tempo, ainda tem coragem de falar a palavra “democracia “, quanta hipocrisia. Intimida, ameaça e debocha do povo se acha acima das leis. É um doente.
Infelizmente, neste país, quem leva a governança a sério é quem paga a destruição, o mal causado pelos seus antecessores, como querer culpar, punir injustamente, pessoas que menos têm culpa nisso tudo.
Nada de defender quem comete absurdos, como esses praticados em Brasília, mas só em pensar que essa esquerda maldita, que só engendra maldade, dos mais infindos e inimagináveis tipos, agora quer se aproveitar dessa instabilidade política para espargir ainda mais o seu ódio.
Essa gente deveria voltar um pouquinho no tempo para lembrar os danos que já fizeram ao Brasil.
Faz seu L, cumplice de ladrão !!!
De que Câmara falam? Esta cujo presidente se vendeu à quadrilha PeTralha de forma imoral e vergonhosa para continuar em um poder que o tornou indigno do povo a quem teoresenta mais legitimamente? Se o novo Congresso Nacional que assume em vinte dias não tomar atitude séria contra estes ditadores insanos o país entrará em grave convulsão social inevitável e fatal, cabeças podem rolar e temos de evitar isto a qualquer custo … juízo senhores !!!
Crime contra a humanidade. A PF na ânsia de cumprir ordem emanada por autoridade incompetente organizou um indigitado como de concentração. Vão ser cobrados por isso.