Mesmo com aval para investigar a aplicação de recursos federais por Estados e municípios, a questão dos respiradores comprados pelo Consórcio Nordeste, e que nunca foram entregues, tem ficado de fora dos olhares da CPI da Covid. Reportagem da revista Veja publicada nesta sexta-feira, 23, mostra detalhes da compra que resultou em prejuízo de R$ 48 milhões aos cofres públicos.
No centro da negociação de 300 respiradores está a Hempcare Pharma que, apesar de ter apenas dois funcionários registrados, firmou o contrato milionário. O inquérito que apura a compra dos equipamentos, inicialmente conduzido pela polícia baiana, apresentou a empresa de Cristiana Prestes Taddeo como ponta de uma rede criminosa.
Leia mais: “Juízes de Alagoas dobram o próprio auxílio-alimentação: ‘Ganhamos pouco’”
“O negócio, desde o início, foi planejado para dar errado. Vasculhando o contrato, os investigadores detectaram uma série de ilegalidades para facilitar e agilizar ao máximo a negociação. Só para citar um exemplo: o acordo original previa a contratação de um seguro internacional para garantir a entrega da mercadoria, uma cláusula que visa exatamente a proteger o comprador. No meio do processo, o contrato foi modificado. O seguro passou a valer apenas a partir do momento em que os respiradores deixassem a China, de onde teoricamente seriam importados. Como esse embarque nunca aconteceu e o pagamento foi antecipado, R$ 48 milhões foram para o ralo, numa trama, segundo os policiais, que ultrapassou ‘os limites da vilania'”, afirma a reportagem.
Por envolver o governador da Bahia, Rui Costa (PT), apontado pela Polícia Federal como “potencial investigado”, o inquérito foi remetido para o Superior Tribunal de Justiça, em Brasília. O petista presidia o Consórcio Nordeste à época dos fatos. Ouvido pela Polícia Federal, Costa se eximiu de qualquer responsabilidade pela fraude. Segundo ele, não fazia parte das atribuições de um governador observar detalhes de licitação ou de contratos.
“Girão quer apurar caso do Consórcio Nordeste que envolve dois ex-ministros petistas; assista”
Prender um? Prender todos es envolvidos; congelar e tomar seus recursos advindos deste contrato e cadeia com presos comuns. Quantas quadrilhas deste tipo temos, no Brasil? Uma em cada cidade! Os cofres públicos são os únicos realimentados, eternamente, por nós, tolos, contribuintes, que elegemos nossos próprios ladrões…
Rui Costa tem que ser preso urgente. A dona da Hemp Cate esteve com o governador encontro fora da agenda e isso já é um fato comprovado que ele é o maior Responsável pela compra superfaturafas e nunca ressarcida. Rui Costa corrupto lavadraz.
A Polícia Federal deveria incluir em suas investigações, Issac dono do resort em Itacaré, Bruno Dauster ex secretário da casa Civil e Carlos Eduardo Gabas e Rui Costa os mentores principais desde assalto.
Esses que são os verdadeiros genocidas!!!
Pois é… deixaram de pagar o seguro no que se refere ao fornecedor chinês e foi aí que se lascaram. Bancaram os espertinhos, pagando apenas a parcela do seguro referente ao frete aeronáutico que deve ser bem pequeno devido ao pouco risco e se esqueceram dos reais bandidos que são os exportadores chineses, bando de mafiosos. Se ferraram e bem feito! Eu, pelo menos não mexo com essas importadoras XingLing da vida (Ali Baba etc…) pelo menos me livro de duas coisas: produtos de qualidade duvidosa, levar um calote, etc…
pelo jeito não entendestes a trama…
Que falta faz à Democracia uma Justiça neutra, imparcial e eficiente, a começas pelo Superior Tribunal Federal!
Continuem votando errado…
As pessoas precisam,em primeiro lugar,se informarem sobre tudo que falam ou escrevem.Quando nossas declarações são imparciais, temos mais sanches de acerto.Eu não sou filiado ou eleitor de nenhum sigla política.Mas não dá para afirmar entre PMDB,PSDB,PP e PT,qual é mais corrupto.Em um questionário entre estes,eu indicaria o PSDB como o mais corrupto.
Petralha querendo pagar de isentão.🙄🙄
A corrupção do PT vai ficar gravado na história da humanidade.
Que falta faz a prisão perpétua nesse país de ladrões impunes.
Isso é uma verdadeira máfia ! e o chefe dessa máfia foi solto pelo STF, a esquerda brinca com o povo e fazem jogo político na CPI para se disfarçarem e ninguém perceber esses esquemas criminosos
Enquanto se apura desvio de 48 milhões de reais dos cofres públicos, aprova-se um aumento do fundo eleitoral em em 3,7 BILHÕES DE REAIS, dinheiro este que sairá do Tesouro, que é o cofre dos cidadãos brasileiros.
Uma facção de ladrões