Dias Toffoli é eleito presidente da 1ª Turma do STF

Ministro conduzirá os trabalhos da equipe em 2021
-Publicidade-
O ministro Dias Toffoli: nova função no Supremo em 2021 | Foto: Nelson Júnior/STF
O ministro Dias Toffoli: nova função no Supremo em 2021 | Foto: Nelson Júnior/STF | dias toffoli - presidente eleito da primeira turma do stf

Ministro conduzirá os trabalhos da equipe em 2021

dias toffoli - presidente eleito da primeira turma do stf
O ministro Dias Toffoli: nova função no Supremo em 2021 | Foto: Nelson Júnior/STF

O ministro Dias Toffoli foi eleito na tarde desta terça-feira, 1º, presidente da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF). Apesar de a eleição ter sido definida agora, ele assumirá a função somente no início de 2021. Até lá, o cargo segue sob responsabilidade de Rosa Weber.

-Publicidade-

Leia mais: “STF quer mandar até no perfil de Bolsonaro no Twitter”

A eleição de Toffoli teve caráter protocolar. Isso porque o regimento interno do STF prevê o rodízio na  presidência das Turmas, com mandato de um ano, sendo a função assumida pelo ministro mais antigo da Corte e que ainda não tenha assumido o cargo — ou o mais antigo de Supremo que esteja por mais tempo longe da função.

Além de Toffoli e Rosa Weber, a Primeira Turma do STF é formada pelos ministros Alexandre de Moraes, Luís Roberto Barroso e Marco Aurélio.

“É uma honra voltar a presidir essa Primeira Turma ainda tendo em sua composição o ministro Marco Aurélio, com quem aprendi muito e ainda aprendo”, declarou o futuro presidente da Turma durante sessão nesta terça-feira. Assim, elogiou publicamente o ministro que em outubro concedeu habeas corpus em favor de André do Rap, traficante da facção criminosa PCC.

Par de Gilmar Mendes

A partir do ano que vem, Dias Toffoli será par de Gilmar Mendes, que é desde junho o presidente da Segunda Turma. Além dele, a equipe conta com Cármen Lúcia, Edson Fachin, Nunes Marques e Ricardo Lewandowski.

Presidente do STF, Luiz Fux é o único ministro da Corte a não integrar nenhuma das duas Turmas.

Telegram
-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

1 comentário

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site