Ex-vice-presidente da República, o senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) comentou, nesta segunda-feira, 26, o ato em prol da democracia, convocado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, que aconteceu na tarde do domingo 25, na Avenida Paulista, em São Paulo. Mourão não foi ao ato.
“Desde a campanha das ‘diretas já’, não se viam atos democráticos como os de ontem”, escreveu Mourão no X/Twitter. “A manifestação, ordeira e pacífica, ocorrida em São Paulo, mostrou ao Brasil e ao mundo que a direita conservadora tem voz ativa, excepcional capacidade de mobilização e está organizada para trabalhar suas pautas e seus candidatos para os pleitos de 2024 e 2026.”
+ Bolsonaro visita apoiadora que caiu de árvore em ato pela democracia em São Paulo
Conforme o senador, Bolsonaro “deu voz e voto para a direita”. “Aliás, colocar 800.000 pessoas na Avenida Paulista não é para qualquer um”, concluiu. Segundo o secretário de Segurança Pública de SP, Guilherme Derrite, o público que foi à manifestação somou 750 mil pessoas.
Bolsonaro convocou ato pela democracia na Avenida Paulista
Como mostrou Oeste, a manifestação começou às 15h do domingo, na altura do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp), na Avenida Paulista, em São Paulo.
O ato, que começou com uma oração feita pela ex-primeira-dama, é organizado por aliados, como o pastor evangélico Silas Malafaia. Malafaia custeou o valor de dois trios elétricos em que Bolsonaro e autoridades ficarão. O valor foi de R$ 100 mil e, segundo o pastor, foi pago com os recursos pessoais dele.
+ Vídeo: movimentação se intensifica a caminho da Avenida Paulista
Os governadores Romeu Zema (Minas Gerais), Tarcísio de Freitas (São Paulo), Ronaldo Caiado (Goiás) e Jorginho Mello (Santa Catarina) foram à manifestação. O prefeito da cidade de SP, Ricardo Nunes (MDB), também confirmou presença. O evento contou ainda com a presença de 11 senadores e de 92 deputados federais.
A segurança do ato ficou a cargo da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP). Além de Bolsonaro e Michelle, Malafaia, Tarcísio, o senador Magno Malta (PL-ES) e os deputados federais Nikolas Ferreira (PL-MG) e Gustavo Gayer (PL-GO) discursaram na manifestação.
+ Apoiadores de Lula vaiam jornalista que interpelou presidente sobre manifestação pela democracia
O movimento pró-democracia, organizado pela direita brasileira, deixou bem claro àqueles que estão atropelando a constituição Federal, que a democracia não pode ser relativa; que deve alcançar a todos: independente de nível social, cultural e ou cargos que ocupem na política, justiça e demais cargos. A minha sugestão é que movimentos como o o da AV Paulista aconteçam em outras capitais.
Por que motivo não compareceu ao ato ????
Sim, por quê?
Mourão comentando ato pró Democracia é a mesma coisa que um indivíduo, em mandarim, discursar para surdos.
Não funciona, não é compatível, não tem sentido prático para qualquer um, a não ser para o próprio Mourão que nos entregou, de livre e espontânea vontade, definitivamente ao crime organizado!
Por isso, eu fiquei escondido, debaixo da cama.
Ele foi um ” VISHI presidente ” e não é perseguido pela esquerda.
Não agregou nada na presidência ?
Virou apenas uma paisagem falante ?
Democracia pujante ?
Vai ficar quieto sobre os desvios de função da polícia federal ?
A conferir !
Eu votei em Mourão, mas não voto nunca mais.
Povo conservador de direita pode ter voz ativa mas com congresso de ouvidos moucos