A Anvisa informou na noite de sexta-feira 26 que decidiu prorrogar o período de dispensa de apresentação da Declaração de Saúde do Viajante (DSV), exigida de quem chega ao país.
Inicialmente o documento voltaria a ser exigido a partir de amanhã, 27 de fevereiro, mas agora, até dois de março, continua dispensado.
Relacionadas
Segundo a agência, a medida ocorre “devido à necessidade técnica de migração do sistema que hospeda a declaração para um novo ambiente”. As companhias aéreas já foram comunicadas.
“Ressalta-se, contudo, que a dispensa excepcional e temporária da DSV não isenta os viajantes de cumprirem as demais normas sanitárias brasileiras vigentes para ingresso no país”, afirmou a agência.
A Anvisa também reforçou que está adotando as medidas necessárias visando ao pronto reestabelecimento do formulário, “apresentando desculpas pelos eventuais transtornos”.
A DSV passou a ser um documento obrigatório para o ingresso para embarque internacional de viajantes com destino ao Brasil desde de 20 de janeiro de 2022.
Autotestes
Também ontem, a Anvisa aprovou dois novos autotestes de covid-19, incluindo o primeiro autoteste que faz uso da saliva, ao invés do swab nasal.
Com isso já são quatro os autotestes autorizados no país. Para obter o registro, os produtos foram avaliados quanto à segurança, o desempenho e o atendimento aos requisitos legais exigidos aos autotestes.
Um dos principais pontos de atenção da Anvisa para análise dos autotestes é a usabilidade, que inclui as orientações de uso e as instruções em linguagem simples que permita a pessoa leiga fazer o uso correto do produto.
O autoteste é o produto que permite que a pessoa realize todas as etapas da testagem, desde a coleta da amostra até a interpretação do resultado, sem a necessidade de auxílio profissional. Para isso, deve seguir atentamente as informações das instruções de uso, que possuem linguagem simples e figuras ilustrativas do seu passo a passo.
Tudo que é temporário no Brasil, vira permanente.
Com esta ameaça de guerra, vamos usar máscara com capacete.