A disputa eleitoral pela Prefeitura de Goiânia vai para o segundo turno entre Sandro Mabel (União Brasil) e Fred Rodrigues (PL). Os eleitores devem ir às urnas novamente no último domingo de outubro, dia 27.
Sandro Mabel, candidato do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), ficou com 27,66% dos votos válidos — 190.105 — em Goiânia. Já Fred Rodrigues (PL), apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, ficou com 31,14%, o equivalente a 214.053 votos.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
A candidata petista, Adriana Arccorsi, que já foi secretária de Segurança Pública do Estado, não entrou na disputa no segundo turno. Alcançou 167.962 dos votos validos, ou seja 24,44%.
Perfil dos candidatos ao segundo turno em Goiânia
Aos 65 anos, Sandro Mabel acumula uma trajetória marcada pela diversificação e liderança em diversos setores. Formado em Administração de Empresas, ele assumiu, aos 23 anos, a presidência da Mabel, uma das principais marcas de biscoitos do Brasil. Sob seu comando, a empresa se consolidou como referência no mercado alimentício.
Além de empresário no setor de alimentos, Mabel expandiu sua atuação para outras áreas, tornando-se também pecuarista, carcinicultor e investidor no mercado imobiliário. Sua versatilidade no mundo dos negócios o levou a se destacar em diferentes frentes.
Na política, Sandro Mabel foi deputado estadual e, posteriormente, atuou como deputado federal. Em 2019, Mabel assumiu a presidência da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG) e, em 2020, presidiu o Conselho de Mineração da Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Frederico Gustavo Rodrigues da Cunha, conhecido como Fred Rodrigues, tem 39 anos é uma figura influente no cenário político conservador de Goiás. Empresário, analista e debatedor, ele ganhou notoriedade ao defender pautas conservadoras. Em 2022, foi eleito deputado estadual por Goiás, destacando-se como o candidato mais votado na capital, Goiânia, e com a campanha mais econômica entre os concorrentes.
O empresário começou sua carreira política como analista, escrevendo sobre o cenário brasileiro depois do impeachment de Dilma Rousseff e a ascensão de uma nova onda conservadora no país. Influenciado por pensadores como Olavo de Carvalho, Roger Scruton, Thomas Sowell e Ben Shapiro, seus textos e debates ganharam popularidade entre os adeptos do conservadorismo.
Em 2020, disputou as eleições para vereador em Goiânia, mas não foi eleito. Já sua candidatura para deputado estadual em 2022 ficou sob judice devido à falta de prestação de contas da eleição municipal anterior. Sua eleição foi inicialmente anulada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Goiás, mas a decisão foi revertida. Entretanto, em dezembro de 2023, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) julgou a questão e determinou a cassação definitiva do mandato de Fred Rodrigues.