O senador Alessandro Vieira (MDB-SE) comentou, nesta quinta-feira, 23, as declarações do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), em relação à aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 8/2021, que limita decisões monocráticas, ou seja, individuais de tribunais superiores, como Supremo Tribunal Federal (STF) e o Superior Tribunal de Justiça.
“Diante da fala do notório Gilmar Mendes sobre a PEC, só me resta citar o hoje presidente da corte, em sessão de 2018: ‘Vossa excelência nos envergonha, vossa excelência é uma desonra para o tribunal’ Não tem ideia, não tem patriotismo, está sempre atrás de algum interesse que não o da Justiça”, escreveu o senador no X/Twitter.
Como mostrou Oeste, durante a sessão de hoje do STF, Gilmar Mendes teceu críticas aos apoiadores da PEC que restringe decisões monocráticas na Suprema Corte.
Sem citar nomes, Gilmar Mendes disse que os autores de uma “empreitada” começaram “travestidos de estadistas presuntivos e a encerraram melancolicamente como inequívocos pigmeus morais”.
“O STF, sempre atento às suas responsabilidades e ao contexto que o cerca, está preparado para enfrentar, mais uma vez e caso necessário, as investidas desmedidas e inconstitucionais, agora provenientes do Poder Legislativo”, disse Gilmar Mendes.
A PEC foi aprovada por 52 votos contra 18, na noite da quarta-feira 22. O líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), votou a favor da matéria e levou consigo mais dois votos.
O PT orientou voto contrário a proposta e o Palácio do Planalto não se posicionou oficialmente sobre o tema. Devido ao seu voto, Jaques foi alvo de críticas de ministros do STF e de senadores petistas.
Senador Alessandro Vieira. Respaldo sua opiniao em genero, numero e grau. Esse virulento ministro nao nos representa e ao contrario do que diz a constituicao exerce o poder contra nos. Trata-se de um ditador de toga.
Os comentários do Gilmar Mendes, só comprovam a necessidade urgente só Legislativo se impor perante a Ditadura da Toga, como sempre disse o” anti-democrata” Jair Messias Bolsonaro, todos tem que jogar dentro das 4 linhas da Constituição, Legislativo LEGISLA(para os analfabetos funcionais) Faz as Leis, o Judiciário as faz CUMPRIR(não faz Leis), obedece a Constituição e quem aprovou as Leis, Executivo executa as Leis e administra, o Brasil virou um País que não respeita as Leis. Hora da verdade ser retomada e as pessoas serem colocadas nos seus lugares
Parabéns senador, precisa colocar um freio nesse babaovo
Este coiso é manjado .
Faz críticas conforme o vento.
Não é merecedor de respeito, é só pesquisar…
Parabéns, senador
A PF precisa investigar de onde vem a fortuna de senhor, semana passada soltou aqui em Santa Barbara D.oeste um traficante que foi preso com 300 kgs de droga.
O ministro boca mole é mafioso. Todo cuidado é pouco
A fala de Gilmar Mendes sobre “pigmeus morais” teria sido um ato falho em relação ao seu colega Alexandre Morais?
Min gilmar pelo menos fala com clareza ( sem redundâncoa)
Caro Editor:
Faça o título da matéria ser entendido pelo leitor que a fala de 2.018 foi do atual presidente do stf (sempre com minúsculas) barroso.
Continuo apreciando a Revista Oeste.
Simples lembrete…
Bingo. O Bençola é o capo e fica atiçando os lacaios cabeça de ovo, tofili e aquelas duas que nem vale a pena comentar… quando a lava jato pegou a turminha dele e começou a feder pro lado dele… mudou logo de lado
O termo “pigmeus morais” usado por Gilmar Mendes não poderia ser considerado racista?
Aproveitando, o jornalista José Maria da Jovem Pan, um “mineirinho típico”: foi um dos poucos que sobrou do “cerol” nos demais jornalistas.
Novo corte de cabelo, masca mesma cara de sonso.
Traíra, sem vergonha.
Gilmar é cara sem moral, sem ética, sem princípios. Arrogante, pretencioso, falastrão. Ameaçar o Legislativo, por si só justificaria seu impeachment.