O documentário The Fake Judge: The Story of a Nation in the Hands of a Psychopath (O Juiz Falso: A História de uma Nação nas Mãos de um Psicopata, em tradução livre) está previsto para estrear em 25 de maio de 2025. Dirigido pelo jornalista português Sérgio Tavares, a obra oferece uma crítica contundente ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Entre os participantes da obra, estão o ex-presidente Jair Bolsonaro, o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) e o pastor Silas Malafaia.
Tavares ganhou notoriedade no Brasil quando, em fevereiro de 2024, teve sua entrada barrada pela Polícia Federal (PF). Ele permaneceu no Aeroporto de Guarulhos por mais de 4 horas para prestar esclarecimentos por não possuir visto de trabalho. O episódio foi o ponto de partida que inspirou o jornalista, que integra o time de comentaristas do Jornal da Oeste, a produzir o documentário.
Uma visão crítica sobre o Brasil
![Bolsonaro e Nikolas Ferreira](https://medias.revistaoeste.com/wp-content/uploads/2024/11/Nikolas-Ferreira-Bolsonaro-Zema.jpg)
O jornalista português afirma que seu objetivo é fazer com que o mundo observe o Brasil de forma crítica, comparando-o à situação na Venezuela. Ele também quer provocar reações de órgãos internacionais, principalmente dos Estados Unidos, em relação a “prisões arbitrárias, tortura, crimes e violações da liberdade de expressão”, que, conforme denuncia, teriam ocorrido com aval do ministro do STF.
“A ideia que eu quero é que o mundo, quando veja a palavra Brasil, comente nos cafés, nas conversas entre amigos, que o Brasil tem uma ditadura à frente na sua gestão”, diz Tavares. “E que tem um Poder Judicial que engoliu o Poder Legislativo.”
O documentário será estruturado em quatro partes. Ele abordará a morte do ex-ministro do STF Teori Zavascki, a indicação de Moraes para o Supremo, a lisura das urnas eletrônicas nas eleições de 2022 e relatos de familiares de presos pelos atos do 8 de janeiro de 2023.
Leia mais: “O ano da toga”, artigo de Augusto Nunes publicado na Edição 249 da Revista Oeste
Também estão incluídos depoimentos de figuras como o deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO), o jornalista Allan dos Santos, o influenciador digital Monark, o jornalista Oswaldo Eustáquio, advogados do ex-deputado federal Daniel Silveira, a cabeleireira Débora Rodrigues, além de pessoas envolvidas no 8 de janeiro. Até agora, relatos foram colhidos em oito países, com visitas ainda pendentes à Alemanha e à Índia.
Produção e exibição da obra sobre Moraes
O projeto é uma produção independente da Media Truth Studios, de Sérgio Tavares, com um orçamento de € 50 mil (cerca de R$ 300 mil na cotação atual). De acordo com o jornalista, os custos se deram, principalmente, por passagens aéreas e hospedagem.
O financiamento vem de 12 patrocinadores das redes sociais de Tavares, que somam mais de 1 milhão de seguidores, além das contribuições de apoiadores. A exibição ocorrerá em seu canal do YouTube.
Leia também: “A anistia inevitável”, artigo de Augusto Nunes e Branca Nunes publicado na Edição 255 da Revista Oeste
Tavares não espera represálias do STF, mas, se ocorrerem, planeja buscar apoio de autoridades portuguesas e dos participantes do filme. Ele não entrou em contato com a Corte, pois, segundo ele, recebeu tratamento de criminoso e precisa de distanciamento por segurança.
OLA, SÉRGIO. POR FAVOR, CRIE UMA CHAVE PIX NO BRASIL. FALICITA A NOSSA CONTRIBUIÇÃO.
Concordo plenamente
Parabéns ao jornalista! Que mal pergunte: CADÊ O GLEEN???
Merece todo nosso respeito, com raras exceções como Oeste, JDCO, Gazeta do povo, Timeline, etc… nenhum jornalista da mídia tradicional se colocou ao lado da democracia do povo brasileiro, estão todos vendidos ou usando fraldas de medo do Capô.
Vamos ver a cores, ao vivo estamos vendo em preto e branco 🤔⚖️😳👁️📽️🎞️👹
O skinhead nazista togado é o herói favorito do Leo Saraiva.
O ditador é capaz de censurar . Aguardamos ansiosamente.
Aguardo ansiosamente
A PSICOPATIA HUMANA E AS GRAVES CONSEQUÊNCIAS DELA DECORRENTES SERÃO EXPOSTAS AOS OLHOS DO MUNDO.
será censurado?
Colocaram pó de Mico na cadeira do Cabeça de Ovo…Ele deve estar saracuteando para censurar o Youtube…
Um filme de terror ou, no mínimo, de suspense. Impróprio para menores, com certeza.