João Doria, ex-governador de São Paulo, está disposto a reconstruir sua relação com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Conforme o jornal O Globo, em reportagem publicada neste domingo, 3, o ex-tucano chegou a enviar uma carta escrita à mão ao chefe do Executivo, na qual pede desculpas pelos supostos erros que cometeu.
O jornal informou que o vice-presidente Geraldo Alckmin foi o escolhido para entregar a carta a Lula. Na mensagem, Doria admite ter cometido “exageros e equívocos” em sua relação com Alckmin e com Lula. “Queria ter a chance de dizer que errei”, afirmou, no texto, conforme relatado por pessoas próximas ao presidente.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
O presidente teria lido o texto na hora e reconhecido o gesto de Doria. De acordo com O Globo, o petista comentou que, depois de tantas experiências, já não guardava rancor do ex-adversário. Mas tornar-se amigo de Doria seria um passo excessivo, teria dito Lula.
Essa iniciativa é parte de um esforço de reconciliação que Doria havia começado meses antes. Ele reconstruiu sua relação com Alckmin, com quem tinha rompido, depois de uma longa conversa em sua residência. Além disso, o ex-tucano também buscou se reconciliar com outros ex-aliados, como Rodrigo Garcia, seu ex-vice, e Bruno Araújo, ex-presidente do PSDB.
“Agora, sou o João Conciliador”, declarou Doria ao Globo, em referência ao seu antigo bordão “João Trabalhador”, que o ajudou a se eleger prefeito em 2016. Segundo o ex-tucano, seu objetivo não é voltar à política, mas formar uma ampla frente em torno de suas atividades empresariais. Doria reassumiu o controle do grupo Lide e voltou a focalizar no setor privado.
Para se associar ao Lide, é necessário ter uma empresa com faturamento mínimo de R$ 200 milhões por ano. A página do Lide apresenta fotos de eventos que reúnem figuras como o ex-presidente Michel Temer e ministros do Supremo Tribunal Federal.
“Saí da política de vez”, disse o ex-tucano ao jornal, ao salientar que pretende manter contato indireto com o mundo político. “Pode escrever. Não guardo ressentimentos nem mágoas. Não volto mais.”
Doria também se aproxima de aliados de Lula
Depois de um hiato de seis anos, Doria voltou ao mundo dos negócios. No entanto, enfrentou resistência do governo. Muitos do alto escalão petista preferiam não se associar a alguém que havia sido adversário de Lula e que, em 2019, fez piadas sobre a prisão do petista. Doria pediu desculpas publicamente por suas declarações, mas a desconfiança em Brasília persistiu.
Em sua mansão no Jardim Europa, em São Paulo, Doria recebe discretamente ministros do governo. Nos últimos meses, o ex-tucano se encontrou com vários deles, incluindo Alexandre Padilha e Paulo Pimenta. Sua boa relação se estende a outros quadros do governo, como Marina Silva e Fernando Haddad.
Outra estratégia de Doria é se aproximar de governadores do PT, como Fátima Bezerra e Rafael Fonteles, que agora participam de eventos do Lide ao lado de figuras proeminentes da política.
Recentemente, Doria conseguiu garantir a presença do ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, em um evento do Lide. Embora alguns ministros ainda hesitem em participar, o ex-tucano segue em sua busca por reconciliação.
Doria admite que ainda não recebeu resposta de Lula à carta, mas se sente tranquilo. “A minha alma é conciliadora”, disse. “Não tenho ódio de ninguém e não pretendo reviver conflitos. Se Lula leu, ótimo. Estou em paz e espero que ele também esteja.”
Deveria pedir perdão por ter nascido.
Mas ele está indo atrás dessa quadrilha justo na hora que está desidratado???
Ridículo!
Esse cara não presta!
Que bundao, aproveitador, oportunista ….um bosta mesmo..
Alguém aí tem uma reserva de sacos, usados para “armazenar” lixo e vômitos!?….
O crápula covarde!
Também quer voltar a cena do crime! Toma vergonha seu pulha!
Mais um FDP que quer aparecer, estrumo, lixo.
O Calcinha tá tentando arrumar alguém pra trair novamente.
Pode desistir, uma vez pilantra, sempre pilantra, todo mundo sabe.
E tem quem confie num rato desses? Saiu do armário, esquerdista ordinário. Busca os que com quem mais se parece. Cego politicamente. Que não seja manobra da corte de urubus para lança-lo candidato deles.
Por que esse pilantra que convenceu este velhinho (79) ex tucano a apoia-lo nas previas para prefeito de SP, julgando ser honesto em princípios, se quer conciliar-se com oponentes, não pede desculpas a Bolsonaro pela traição que cometeu com quem o elegeu governador de SP?.
Vai procurar tua turma marqueteiro, talvez aquele teu seguidor o Marçal metido a Dória da direita.
A revista rebaixa-se é muito em dar espaço ao calcinha apertada e seus sórdidos destinatários desse panfleto manuscrito.
……rebaixa-se e muito…..
Acho que ele tá querendo uma boquinha de Ministro , se isso acontecer vai ser mais um Inútil nesse imenso ministério do Lula
Calcinha apertada, agora lhe cabe o termo que usava: VASSALO fazendo VASSALAGEM. Que sujeito repugnante e mal caráter. Não tem vergonha na cara. Nojo.
O maior cara de pau do Brasil… O anão ambicioso descontrolado. Devia estar afastado de qualquer business se o Brasil tivesse homens sérios. Estar do lado desse malandro é atestado de canalhice.
O sujeito quando é picareta sempre é pratica picaretagem. Deve estar precisando de dindim e viu no governo corrupto a chance de ganhar um troco. Só isso.
João Doria , outro fiasco produzido pelo falido PSDB.
Quer ganhar uma bufunfa.
Kkkkkk deve estar com problema sério precisando da caneta da presidência. Vai te Catar Doria.
Carta fora do baralho querendo ter ainda algum misero protagonismo.
Realmente a Canalhice na politica e no ser humano não tem limites! Tá certo que de humano elles não tem nada né????
Pensei que o nível de cafajeste tinha chegado ao fim mas me enganei .
Vagabundo fdp
Esse dória não merece fé 🤥🤑🤮
Minha cartinha ao Doria: “ladrão descarado, roubou os direitos PCD e até hoje estou em processo judicial para recuperar”
É o cúmulo da canalhice, bosta sem noção que só fez atrasar o país pôr sua atuação na pandemia agiu contra o governo, foi sabujo de instituições que já articulava o golpe contra o Bolsonaro e agora rasteja aos pés de um fracassado que esquenta a cadeira da presidência por concessão do judiciário.
Não existem palavras para qualificar esse verme.
Com certeza. Afinal não se qualifica o inqualificável.
Uma vez idiota sempre idiota. Baita pilantra aproveitador. Quando foi governador mostrou pro que veio.
Se vestiu de tucano , mas sempre foi esquerda caviar.
Quando vc pensa que o sujeito tinha chego no fundo do poço… Eis que ele busca a humilhação.
Meu vira lata pulguento tem mais vergonha na cara…. Coitado
Impossível não rir daquele que se achava melhor que todo mundo e ficou sozinho. Ele está arrependido porque não consegue fazer negócios com o governo. Piada.