Em reportagem publicada na Edição 198 da Revista Oeste, Anderson Scardoelli mostra o tour que o casal formado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pela primeira-dama do país, Janja da Silva, fez em 2023. Foram 24 países visitados no decorrer dos últimos meses.
Enquanto o resultado em termos diplomáticos e comerciais foi praticamente nulo, com o petista protagonizando inúmeras gafes, não se pode dizer o mesmo em relação aos gastos. O combo de viagens internacionais pesou no bolso dos pagadores de impostos.
Na ida ao Reino Unido para prestigiar a coroação do rei Charles 3º, a comitiva liderada por Lula gastou R$ 1,3 milhão somente com diárias de 57 quartos do JW Marriott Grosvenor House London. Situação essa que pode ser proibida, ao menos do que depender de uma parlamentar da oposição.
Leia um trecho da matéria que aborda as viagens de Lula
“Custos esses que poderiam ser facilmente evitados, afirma a deputada federal Rosana Valle (PL-SP). Ela é autora do projeto de lei que propõe obrigar o presidente a se acomodar em embaixadas do Brasil espalhadas pelo mundo. Pela proposta, gastos com hotéis só seriam permitidos em localidades sem representação — e estrutura — diplomática.
‘É uma medida simples, com o objetivo de reduzir gastos do governo federal e garantir maior transparência na utilização de recursos públicos’, diz Rosana, que por 25 anos trabalhou na afiliada da Rede Globo em Santos (SP), o que a fez ter a oportunidade de viajar inúmeras vezes ao exterior. ‘Visitei, como jornalista, diversas embaixadas brasileiras no exterior. São, em sua maioria, locais bem estruturados, bem localizados e dotados da segurança necessária para receber o presidente do Brasil. O que não podemos é achar normal, para quem segue a trabalho, a ostentação de reservar um andar inteiro do hotel mais luxuoso e mais caro de Londres, na Inglaterra, para abrigar a comitiva brasileira.'”
Gostou? Dê uma olhada no conteúdo abaixo.
Revista Oeste
A Edição 198 da Revista Oeste vai além do texto de Anderson Scardoelli. A publicação digital conta com reportagens especiais e artigos de J. R. Guzzo, Cristyan Costa, Augusto Nunes, Marina Agostine, Rodrigo Constantino, Ana Paula Henkel, Alexandre Garcia, Guilherme Fiuza, Roberto Motta, Dagomir Marquezi, Jeffrey A. Tucker, Carlo Cauti, Ubiratan Jorge Iorio e Evaristo de Miranda.
Startup de jornalismo on-line, a Revista Oeste está no ar desde março de 2020. Sem aceitar anúncios de órgãos públicos, o projeto é financiado diretamente por seus assinantes. Para fazer parte da comunidade que apoia a publicação digital que defende a liberdade e o liberalismo econômico, basta clicar aqui, escolher o plano e seguir os passos indicados.
Desqualificado
Desclaficado vai mandar reformar as embaixadas, Talvez fique mais caro, Trágico, mas fato, se não fosse trágico seria irônico.
Bobagem. O ladrão-mor sempre foi gastador, incompetente, mentiroso, tirano e egocêntrico. Uma mistura típica de Stalin e Hitler em um jumento. Quer melhorar a situação, votem em medidas que diminuam os impostos e o tamanho e benefícios da máquina pública, a começar pelo próprio legislativo.
O Brasil tem embaixadas palacianas em quase todos os principais países do mundo. Itália, Argentina, Peru, EUA, Inglaterra e daí por diante.
E certamente possuem uma cozinheira que saiba fazer um Jábá com gerimum.
Agora o trabalhador brasileiro tem que custear a lua de mel de dois parasitas…. Era só o que faltava.
Como viaja para nada, sem, mordomia vai parar.
O Congresso precisa acabar com a farra desse Presidente irresponsável e uma primeira dama oportunista, sem noção .
Hospedagem nas Embaixadas ao invés de Hotéis de 5 estrelas custrado pelos impostos que pagamos. Viagens inúteis para falar asneiras e expor o país ao ridículo. Temos um BOÇAL na PR.