Em editorial publicado nesta quarta-feira, 27, o jornal O Estado de S. Paulo criticou a conduta da ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, pelo episódio do último domingo, 24.
A ministra usou jato da Força Aérea Brasileira (FAB) para comparecer à final da Copa do Brasil entre São Paulo e Flamengo, no Estádio do Morumbi.
O objetivo oficial da viagem era assinar um protocolo de ações entre o governo federal e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para combater o racismo no esporte.
Leia também: “Polícia Federal deflagra 17ª fase da Operação Lesa Pátria”
No entanto, em publicações nas redes sociais, a ministra e suas assessoras adotaram uma conduta descontraída, incompatível com sua função.
O Estadão ironizou a situação: “Depois de tão penosa missão, e como afinal ninguém é de ferro, a ministra, flamenguista declarada, aproveitou para torcer confortavelmente para seu time do coração a expensas dos contribuintes.”
De acordo com o editorial, é lamentável constatar, a partir desses acontecimentos, que faltam à ministra bom senso, responsabilidade e humildade.
Saiba mais: “PGR quer pronunciamento de Toffoli sobre localização tardia de acordo da Odebrecht”
A falta de bom senso
Para o jornal, Anielle pecou pela falta de bom senso ao requisitar um jato da FAB para se deslocar de Brasília para a capital paulista.
A escolha é contraposta à de seus colegas Silvio Almeida, ministro dos Direitos Humanos, e André Fufuca, ministro dos Esportes.
Esteja atualizado: “TSE exclui Forças Armadas de fiscalização das urnas eletrônicas”
Almeida recorreu a um voo comercial para estar presente no mesmo evento. Já André Fufuca precisou utilizar o avião da FAB por contingências incontornáveis.
O seu voo comercial atrasou e não havia opção que garantisse sua chegada a tempo para assinar o protocolo com a CBF.
A irresponsabilidade
A irresponsabilidade fica patente por Anielle ter agido como torcedora, não como membro do primeiro escalão do governo federal em viagem de trabalho.
O mau exemplo, segundo o Estadão, estimulou suas assessoras a se comportarem como “brucutus das torcidas organizadas, inclusive fazendo gestos obscenos para a torcida adversária”.
Fique por dentro: “Conheça a irmã de Kim Jong-un, a número dois da Coreia do Norte”
Anielle viajou acompanhada de Marcelle Decothé e Luna Costa, respectivamente chefe da Assessoria Especial de Assuntos Estratégicos da pasta e assessora especial de Comunicação Estratégica.
Decothé publicou um vídeo em que insulta a torcida do São Paulo, chamando-a de “branca, que não canta, descendente de europeu safade (sic)”.
“Diante dessa atitude indefensável, a exoneração, ocorrida no fim da tarde de ontem, era a medida justa e necessária. Ganha o serviço público.”
Informe-se: “Conselho Nacional de Justiça inclui gênero como critério para promoção de juízes”
A falta de humildade
Ao ser questionada pela conduta inapropriada, Anielle rebateu que precisou abrir mão de estar com suas filhas para cumprir com agenda oficial.
” A sra. Anielle Franco ainda teve a audácia de recorrer à maternidade, um ponto sagrado para a sociedade brasileira, para justificar seu erro.”
O jornal prossegue: “Jogou na mesa a carta da mulher que abre mão de tudo, inclusive da família, para trabalhar pela “causa” em pleno domingo. É muita desfaçatez.”
Leia ainda: “O apelo da OAB a Moraes”
Para o Estadão, ao se aborrecer, a ministra mostrou despreparo para lidar com escrutínio público.
No fim do documento, o periódico afirma que, se a ministra não está preparada para que sua agenda pública seja escrutinada pelos cidadãos, deve colocar seu cargo à disposição do presidente Lula da Silva.
E conclui:
“Se a ministra é tão ciosa da missão de combater o racismo, a misoginia e a violência de gênero, de resto uma pauta incontornável para qualquer país civilizado, não deveria desmoralizá-la, servindo-se dela como espécie de manto moral para encobrir seus deslizes”.
A íntegra do editorial está disponível no site do Estadão.
Mantenha-se informado: “Lula confirma mais uma viagem internacional”
Desrepeito é uma elementa dessa, forjada no banditismo, sem eira e nem beira, ser ministra, isso sim é um tremendo desrespeito!!
Concordo 100% com você Walter Gomes. Fizeram campanha 24 h/dia para eleger um político muito bem conhecido de todos, portanto tenham a coerência de acolher os seus digníssimos indicados para os milhares de cargos. Espero que os esforços tenham ao menos lhes rendido o bônus esperado.
Ora, ora estadão/estadinho, vocês tinham exatíssima noção de que coisas assim, e, muito, muito piores aconteceriam e acontecerão.
Vão contar esta prosa aí. Só na redação mesmo!
O que devemos esperar de competência, no país do faz de contas que é sério, governado por um incompetente, que foi imposto por um sistema demoníaco? Absolutamente nada, basta verificar o histórico dos escolhidos para ministros!
Quanto à ministra, nenhuma novidade. A esquerda sempre se comportou assim: deslumbramento com o poder e auto-locupletação enquanto discursam fingindo preocupação com os pobres que sustentam essas farras com seus impostos. E quanto ao Estadão, antes tarde do que muito tarde.
Mas, peraí, será que já não é muito tarde?
TOO LITTLE TOO LATE!! Estadinho VTNC
Ex-assinante deste jornal durante 26 anos parece-me agora que mesmo timidamente começa a reconhecer o erro histórico de apoio ao que chamavam ” demiurgo”.
Sem preferências obrigatorias politicas temos o dever de repensarmos e esta Revista nod oferece esta oportunidade SUCESSO E UNIDOS
Estadinho fica na sua, como sempre esteve.
Aplaude e faz o L !!!
O que agora vocês acham, pouco importa !!!
Está muito claro que ela e a sua equipe não têm nível algum para os cargos que ocupam. E segundo porque essa turma somente está aí porque o Estadão apoio abertamente a eleição do bandido e corrupto mor que é o seu chefe e que a indicou para o cargo somente por ser irmã da Marielle. Enfim, de pseudo lacração em pseudo lacração expõem se todos, inclusive o Estadão.
Esse jornal ajudou a aleger toda essa corja e agora fica querendo tirar o corpo fora. Será que cortaram a mesada?
Esse ser abjeto é só mais uma canalha e parasita desse desgoverno do 9 dedos. Esse desgoverno está virado em uma pocilga, onde os porcos chafurdam a vontade na lama. Merecem ser abatidos.
Isso que dá montar um governo com picaretas que não tem noção nem do cargo que ocupa e nem o que é um governo. Como todo petista é só chegar lá e deitar e rolar na farra com o dinheiro dos nossos impostos.
Estadinho tentando conter a queda vertiginosa de assinantes!
É só isso!
Tanto o Estadão quanto esta ministra de araque e suas assessoras se merecem.
Vieram da mesma fétida pocilga.
Faísca lenta, este ex-Estadão. Não lhe ocorreu que a nomeação para um ministério (que seja o do descondenado) só porque se trata da irmã de uma vereadora assassinada e usada para as mais sórdidas urdinaças políticas. A senhora se exibiu fortuitamente a bordo do Jato da FAB, de cabelos molhados como quem acabara de sair daquela banheira usada por Rosemary Noronha. No Morumbi, onde foi para “combater o racismo no esporte” se instalou num cercadinho ao lado de sua assessora e do ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, sob a proteção de um batalhão de seguranças, naturalmente. E quem dançou, claro foi a assessora da ministra, que teria se irritado com os branquelos do São Paulo.
Jornal fazueli, passa por esses momentos constrangedores de críticas em “pílulas” sobre um ” sistema” podre montado pelo lulopetismo.
Aonde essa e outros ministros(as), tem condições de exercer o cargo que ocupam ?
Só nessa república da banânia montada pelo sistema cleptocrata que temos.
Pessoas comuns, despreparadas, alçadas a cargos estratégicos especializados, com nítido apelo popular ou convenientes para o sistema são a tônica deste desgoverno, e esse pífio meio de comunicação, teoricamente importante player pra contrapeso de atitudes governamentais nocivas ao povo, vem querer me enganar que faz seu papel vigilante.
É pra rir ou pra chorar ???
Falta de educação e vergonha,chamar os paulistas de paulistes é desrespeito ao estado que mais paga impostos para sustentar um governo corrupto. Aliás Anielle, qual é seu currículo?ser irmã da Marielle ou andar de moto em garupa de ladrão dentro de favela sem usar capacete?
Esse desgoverno esta recheado de pessoas incompetentes, deslumbradas, ignorantes, más, odiosas, gananciosas, e que em nada agregam ao desenvolvimento do país! Triste termos que PAGAR para esses desqualificados!
Ordinárias!
Essa mulher sapatão é uma ativista dos desgenerados bizarros, possue um âmago cretino, uma personalidade perturbada por sua doênça mental que a faz ser beligerante. Impossível de qualquer diálogo normal.
Quando uma pessoa normal percebe este tipo de atitude, o mais correto é manter a distâcia deste tipo sub-humano.
Essa porcaria de jornal se cansou de fazer o L . Se cansou de publicar artigos e reportagens tendenciosas e agora quer criticar! Quero apenas que se explodam e darei muitas risadas no dia em que fecharem as portas
Meu amigo, a opinião desse jornaleco agora não interessa ao povo do Bem! Abração ! Foram um dos responsáveis pelo maior L de ladroagem que se viu no Brasil, para mim, só a falência desse GRUPOLIXO importa!