A eleição municipal na cidade de São Paulo, que vai acontecer em outubro deste ano, tem dividido aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em palanques de Guilherme Boulos (Psol), Tabata Amaral (PSB-SP) e Ricardo Nunes (MDB).
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
O quadro tem causado preocupação, tanto entre os pré-candidatos e suas equipes quanto no governo federal. A situação ainda deve dividir Lula e o vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB).
Leia também: “Haddad diz que candidatura de Lula à reeleição é ‘consenso’ no PT”
A preocupação do governo é que a disputa local entre apoiadores de Lula não prejudique as articulações políticas do governo no Congresso Nacional.
Boulos recebe apoio de Lula
O pré-candidato pelo Partido Socialismo e Liberdade (Psol), Guilherme Boulos, já tem apoio garantido. O psolista também deve contar com o suporte dos ministros Fernando Haddad (Fazenda), Alexandre Padilha (Relações Internacionais) e Marina Silva (Meio Ambiente).
Tabata recebe apoio de Alckmin
Em contrapartida, o vice-presidente, Geraldo Alckmin, se posicionou em defesa da deputada federal Tabata Amaral. Em outubro, durante discurso em um encontro do Partido Socialista Brasileiro (PSB), o ex-governador de São Paulo disse que Tábata era “a novidade, a mudança, a verdadeira mudança”.
Leia também: “Eleições de 2024: fundão vai ser de R$ 4,9 bilhões”
A pré-candidata também conta com o apoio do ministro Márcio França (Empreendedorismo e Microempresa). Ele atuou em articulações que resultaram na filiação do apresentador José Luiz Datena, cotado para ser vice-prefeito de Tabata.
Ricardo Nunes pode receber apoio de Simone Tebet
Em campo oposto, o atual prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, pode receber apoio da ministra Simone Tebet (Planejamento). No entanto, o engajamento da ministra na campanha de Nunes ainda gera dúvidas. Uma eventual adesão de Jair Bolsonaro (PL) ao emedebista pode impedir a aproximação de Tebet.
O prefeito, no entanto, conta com o apoio dos ministros de seu partido. Jader Filho (Cidades) e Renan Filho (Transportes) podem ser peças-chave em sua campanha.
Leia mais: “TSE vai pedir ‘sugestões’ à população, sobre as eleições de 2024”
“Os ministros do MDB evidentemente vão me apoiar”, disse Nunes à Folha de S.Paulo. “Não tem nenhuma forma de não acontecer isso. A eleição da capital é a mais importante do MDB.”
Governo em saia justa
Na última reunião ministerial do ano, Lula apelou para que os partidos aliados evitem ao máximo enfrentamentos nas cidades. Quando se referiu à questão com Alckmin, o petista disse que era necessário evitar problemas. Na ocasião, o PSB se apressou em reiterar apoio aos planos de Tábata.
Leia também: “Tabata Amaral recebe R$ 1,3 milhão de empresários; veja doadores”